Projeto que reajusta o piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias é aprovado na Câmara de Itabaiana

O piso salarial passará a ser dois salários mínimos (R$: 2424,00)

Redação, 14 de Julho , 2022 - Atualizado em 14 de Julho, 2022

A Câmara Municipal de Itabaiana (CMI) aprovou em sessão extraordinária o Projeto de Lei Nº 50/2022 que dispõe sobre o piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, conforme a Emenda Constitucional Nº 120, promulgada no Congresso Nacional. O projeto é de autoria do poder executivo e foi aprovado por unanimidade dos vereadores.

Para Sérgio Luíz Andrade, presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Endemias de Itabaiana, esse reajuste dará mais dignidade aos profissionais. “Nós estamos lutando há 11 anos em Brasília por esse reajuste. O aumento vem dar dignidade aos profissionais que fazem um papel crucial no Sistema Único de Saúde (SUS), diminuindo os índices de mortalidade infantil, dengue, Covid-19, acompanhando diabéticos, hipertensos, gestantes, e trazendo mais qualidade de vida para a população”, disse Sérgio.

De acordo com o presidente da Câmara, Marcos Oliveira, o projeto deu entrada com caráter de urgência para que os profissionais sejam contemplados ainda este mês. O prefeito enviou para esta casa e nós fizemos questão de votar ainda hoje para que esse mês os agentes possam ter a garantia do recebimento desse reajuste. Não é a primeira vez que eu participo e tenho orgulho de estar sempre dando apoio a essa categoria de fundamental importância para o nosso povo”, disse Marcos Oliveira.

O prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa, acompanhou a votação e agradeceu aos parlamentares pela aprovação. “Quero agradecer ao poder legislativo pela compreensão e colaboração, e afirmo que todos nós ficamos muito felizes em corresponder com o piso nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Endemias”, disse o prefeito.

Sérgio acrescentou, ainda, os agradecimentos a todos que lutaram por essa conquista. “Deixo os meus sinceros agradecimentos a nossa Federação Nacional (Fenasce), ao nosso Sindicato (SINDACSEI), a todos que compõem a diretoria e principalmente aos nossos filiados. Todos foram cruciais para essa vitória”, finalizou o presidente do sindicato.

 

Por: ASCOM/CMI

 

 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc