Dia da Tapioca: Benefícios, Mitos, para que serve e como usar

Hoje 15 de Julho é o Dia Nacional da Tapioca, a iguaria nordestina que conquistou o Brasil e o mundo.

Redação, 15 de Julho , 2022 - Atualizado em 15 de Julho, 2022
imagem ilustrativa 

Hoje é o Dia Nacional da Tapioca, a iguaria nordestina que conquistou o Brasil e o mundo. De origem indígena, a tapioca não pode faltar no cardápio dos cearenses, por exemplo. Tradicional ou reinventado, o prato é unanimidade por lá.

A tapioca é um amido extraído da raiz de mandioca, a Manihot esculenta. Nas regiões norte e nordeste do Brasil, a tapioca faz parte do café da manhã e do lanche de muitas pessoas, e traz diversos benefícios à saúde.

Mas quem poderia imaginar que a goma de mandioca, que tanta gente consome com manteiga, leite condensado, queijo coalho, entre outros recheios, faria sucesso no mundo saudável, como tem feito atualmente?

Isso acontece porque ela é riquíssima em amido, que é uma excelente fonte de carboidratos, a melhor fonte de energia para o seu corpo.

Então vamos então conhecer esse alimento tão badalado, e descobrir os seus benefícios, propriedades e receitas.

Mitos da tapioca
Antes de discutirmos os benefícios da tapioca, é importante esclarecer que existem alguns mitos com relação as propriedades nutricionais da tapioca.

Isso ocorre porque ela é feita a partir da mandioca, o que pode levar a uma certa confusão entre os dois alimentos.

Assim, podemos dizer que os maiores mitos do consumo de tapioca são:

Comer tapioca é melhor do que comer pão: Ambos os alimentos são compostos por carboidratos simples que, quando consumidos, são rapidamente absorvidos pelo organismo. A tapioca, inclusive, pode ter mais calorias que o pão, dependendo do seu tamanho.
Tapioca é um alimento rico em vitaminas: De acordo com informações da Embrapa, a tapioca é produzida a partir da fécula da mandioca. Por isso, ela tem um teor reduzido de fibras e de outros nutrientes que estão presentes na mandioca.
Então, é importante usar recheios saudáveis e nutritivos, para usufruir dos benefícios que a tapioca pode trazer.

Benefícios da tapioca
Abordaremos a seguir para que serve a tapioca em termos de saúde, trazendo uma lista das suas propriedades e benefícios.

1. Livre de glúten
Um dos maiores benefícios da tapioca é que ela é totalmente livre de glúten. Por isso ela pode ser consumida sem medo por pessoas com algum tipo de intolerância ao glúten.

2. Melhora a saúde dos ossos
A tapioca é fonte de cálcio, um nutriente que desempenha um papel importante na proteção e desenvolvimento dos ossos.

Mas é importante lembrar que a tapioca não pode ser a única fonte de cálcio da dieta. Ela deve fazer parte de uma alimentação saudável e equilibrada.

3. Aumenta a energia
Os carboidratos são a melhor e mais eficiente fonte de energia do corpo, e a tapioca tem uma grande quantidade de carboidratos, o que proporciona uma boa carga de energia para o dia. Além disso ela não possui colesterol e nem gorduras saturadas em sua composição.

4. Auxilia no controle da pressão arterial
Outro dos benefícios da tapioca vem de seu teor de potássio, um mineral essencial para o corpo.

No coração, o potássio exerce um papel importantíssimo: de acordo com um estudo publicado no periódico International journal of cardiology, ele ajuda a manter a elasticidade dos vasos sanguíneos, ajudando a controlar a pressão.

Atenção aos recheios
Dependendo dos acompanhamentos utilizados, a tapioca pode deixar de ser um alimento pouco calórico e se tornar uma verdadeira bomba.

Portanto, uma dica para diminuir o índice glicêmico da tapioca é aumentar o seu teor de fibras, e para isso você pode adicionar chia, linhaça ou aveia em flocos a ela. Além disso, o ideal é recheá-la com fontes de proteínas ou fibras, como carnes e vegetais.

Fonte: Mundoboaforma

O que você está buscando?