Executivos de finanças globais prevêem desaceleração iminente, de acordo com pesquisa da AlixPartners

Redação, 20 de Julho , 2022

A empresa de consultoria mundial AlixPartners anunciou hoje os resultados de sua 17ª Pesquisa anual de recuperação e transformação, que revela que mais de 600 dos principais profissionais de finanças do mundo com mais experiência em responder ao lado negativo da volatilidade econômica veem um período de angústia generalizada nos negócios se aproximando.

  • Pela primeira vez em 50 anos, a desaceleração será liderada pela inflação – com 97% prevendo que a inflação será um dos principais fatores de estresse econômico
  • 24% prevêem uma recessão antes do final deste ano civil, e
  • 70% vêem isso acontecendo nos próximos 12 meses
  • Mais da metade dos entrevistados globais (57%) acredita que a probabilidade de uma recessão nos EUA é de 50% ou mais nos próximos 12 meses.

Desafiando os mercados de financiamento e os esforços de conformidade ESG
À medida que os cintos se apertam, as chances de sobrevivência das empresas serão medidas pela quantidade de dinheiro em seus balanços. Mais de um terço dos entrevistados da pesquisa espera que a maioria das empresas em dificuldades que recorreram aos mercados de crédito para financiamento em 2021 precisarão de mais nos próximos três anos. Adicionando mais pressãoàsituação: os entrevistados dizem que a disponibilidade de capital diminuiu (44%) ou permaneceu estável (43%) e 52% dizem que os termos financeiros ficaram mais restritivos em comparação com 2021.

Compondo os já desafiadores mercados de financiamento estão os esforços para cumprir as diretrizes ESG. Mais de 84% dos entrevistados acreditam que a capacidade de uma empresa de cumprir as diretrizes ESG afetará seu desempenho financeiro e 69% concordam que o acesso ao financiamento depende da conformidade ESG.

Atividade de fusões e aquisições impulsionada pela recessão deve aumentar
Uma recessão conduzirá não apenas a reestruturações de empresas, mas levará a uma nova rodada de consolidação e reinvenção da indústria: 76% dos entrevistados acreditam que as transações de M&A envolvendo ativos em dificuldades aumentarão; 12% pensam que estes atingirão um novo máximo. Em um ambiente governado por disrupção e incerteza, as grandes corporações estão tentando estabilizar o valor da empresa e as empresas de patrimônio privado estão simplificando seus portfólios. Esse ambiente cria oportunidades para que empresas com estrutura de capital adequada capturem players mais fracos via M&A e construam maior competitividade no longo prazo, potencialmente a preços com desconto. Por outro lado, outros estão reavaliando áreas geográficas de desafio ou outras medidas de corte de custos e tomando ações estratégicas para reduzir portfólios e estruturas corporativas. Os possíveis compradores e vendedores estão enfrentando uma pressão renovada de investidores e conselhos para se concentrar em seus negócios principais para impulsionar o crescimento diante da disrupção. Resta saber onde estão os melhores negócios e quem mais se beneficiará, mas é claro que nossos entrevistados veem um mercado movimentado no horizonte.

Essas descobertas são baseadas em uma pesquisa realizada em maio de 2022 com mais de 600 especialistas seniores de bancos de investimento, credores, empresas de consultoria financeira, escritórios de advocacia e profissionais corporativos em 20 setores com sede nos EUA, Reino Unido, Europa, Oriente Médio e África e Ásia. O relatório completo, “Preparando-se para a Tempestade” pode ser visto em: alixpartners.com/storm.

Joff Mitchell, colíder global da prática de serviços de reviravolta e reestruturação da empresa, afirmou: "Os líderes empresariais devem se preparar para mais incertezas no campo da geopolítica, taxas de juros e inflação. O crescimento não pode mais ser alimentado por dinheiro barato, e os modelos de negócios precisam ser sustentados pelos lucros. Os vencedores serão as equipes de liderança que podem transformar seus negócios com ritmo, agilidade, previsão e um ponto de vista orientado para a ação para navegar nas águas agitadasàfrente. Se uma "mentalidade de reviravolta" provou ser um fator determinante no estabelecimento de uma vantagem competitiva durante o auge da pandemia, agora deve ser travada para enfrentar efetivamente uma nova e ainda maior onda de volatilidade do mercado".

Jim Mesterharm, colíder global da prática de serviços de reviravolta e reestruturação da empresa, afirmou: "Os especialistas em finanças que responderamànossa pesquisa confirmaram a dura realidade – que o dia da recessão está chegando. Embora ninguém possa escolher o momento exato, nossos entrevistados nos dizem que estamos caminhando para uma recessão global e outro período intenso de reestruturação. As empresas incapazes de refinanciar porque novos financiamentos não estão disponíveis ou porque são muito caros estarão na vanguarda disso. Se a sua passarela tem menos de um ano, então você está entrando no modo de pânico, supondo que ainda não esteja nele".

Sobre a AlixPartners
A AlixPartners é uma empresa de consultoria global orientada a resultados, especializada em ajudar as empresas a enfrentar com sucesso seus desafios mais complexos e críticos. Nossos clientes incluem empresas, conselhos corporativos, escritórios de advocacia, bancos de investimento, empresas de propriedade privada e outros. Fundada em 1981, a AlixPartners está sediada em Nova Iorque e possui escritórios em mais de 20 cidades ao redor do mundo. Para obter mais informações, visite www.alixpartners.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.


Contato:

Ed Canaday

+1.917.434.5075

scanaday@alixpartners.com


Fonte: BUSINESS WIRE

Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc