Senadora Maria recebe médica Mirene Morais para tratar sobre Cannabis medicinal

Redação, 20 de Julho , 2022


Foto: André Alcântara

Esclarecimento e conscientização: foi essa a tônica da visita realizada pela médica Mirene Morais, certificada internacionalmente em uso médico da Cannabis, à senadora por Sergipe Maria do Carmo Alves (PP). Durante a conversa, que ocorreu na residência pessoal da parlamentar, ela detalhou os principais compostos e benefícios da planta, que tem eficácia comprovada cientificamente contra sintomas de uma série de doenças crônicas e neurológicas, a exemplo da esquizofrenia, mal de Parkinson, epilepsia, artrite, câncer, entre outras.

“É diante da construção de pontes através do diálogo e da compreensão que o preconceito perece. Fiquei profundamente honrada pela oportunidade de prestar esclarecimentos à senadora Maria, um nome de trajetória tão admirável na política nacional, que se mostrou extremamente aberta a ouvir sobre a Cannabis medicinal. Tivemos um excelente diálogo sobre o tema, essencial para avançarmos sobre a matéria no Brasil.  É preciso considerar que a planta é uma forte aliada na diminuição do sofrimento e dor de milhões de brasileiros”, explicou Mirene, que é pós-graduada em dor pelo Hospital Sírio-Libanês.

No encontro, Mirene expôs à parlamentar múltiplos aspectos da utilização médica da Cannabis. Entre eles, o papel de associações espalhadas pelo País que facilitam o acesso a medicamentos à base da planta, ainda muito inacessíveis no Brasil; promovem cursos e oficinas sobre a utilização para tratamentos de saúde, e mais. “Em geral, esses grupos são formados por pais e mães de crianças e adolescentes que sofrem com doenças crônicas e neurológicas, e que têm dificuldades para comprar as medicações. Esses remédios ainda são muito caros, pois, em geral, são importados. Por isso, chegam a poucos”, afirmou a médica.

Nesse contexto, Mirene ressaltou para Maria a necessidade de regulamentação da utilização da Cannabis medicinal no Brasil. A médica citou o Projeto de Lei (PL) 399/2015, de autoria do ex-deputado federal Fábio Mitidieri (PSD-SE), que regulamenta o plantio e o comércio da planta para fins médicos. “A proposição toca em um ponto importantíssimo, que é o Sistema Único de Saúde (SUS) sendo distribuidor de medicações à base de Cannabis, além de poder incluir a planta em suas Farmácias Vivas, que fornecem medicamentos fitoterápicos. O que está em jogo é a saúde e a qualidade de vida de uma parcela muito significativa da população”, disse ela. Aprovado em comissão especial em 2021, o PL está parado na Câmara.

A senadora Maria do Carmo Alves agradeceu a visita de Mirene, e se comprometeu a avaliar formas de fazer a pauta avançar no País. “Enquanto parlamentar, meu papel é ouvir o que a sociedade civil tem a dizer e entender quais são as suas necessidades. O que Mirene me explicou é de extrema valia, e me sinto grata por receber conhecimento tão valoroso. Analisaremos com mais profundidade a temática. Saúde é direito constitucional de todos os brasileiros, e devemos fazê-lo valer com todos os instrumentos possíveis”, destacou a senadora da República.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc