TONHO DE POMBINHO, DESCANSE EM PAZ.

JOSÉ DE ALMEIDA BISPO, 21 de Julho , 2022 - Atualizado em 21 de Julho, 2022

 


Falece nessa manhã um dos mais inteligentes políticos dos últimos 50 anos em Itabaiana.

Antônio Andrade da Costa, do fecundo Pé do Veado foi vereador e político integral, mesmo quando parou de concorrer.
Na egrégia e vetusta, tricentenária Câmara Municipal de Itabaiana foi voz atuante em seus seis mandatos de vereador com fidelidade aos seus princípios, especialmente à sua vertente política.

Em 1992, esperei ansiosamente pela manifestação positiva dos titãs da política local, relativamente à candidatura João Alves dos Santos (João de Zé de Dona) à Prefeitura Municipal, modéstia à parte, defendida por mim um ano antes que a confirmássemos em convenção. Tonho de Pombinho, com popularmente sempre o conhecemos foi que, sem dizer uma só palavra me deu segurança de que nosso núcleo inicial - eu, Moacir Santana e o saudoso amigo Josenildo Pereira de Souza – estava certo.

Entrou na política em 1970, concorrendo pelo PMDB que, ali elegeu dois dos sete vereadores – ele e Pedro Germano de Oliveira, (Pedro Langanho) – num período em que municípios com menos de 100 mil eleitores não remunerava seus vereadores, fruto da prepotência, arrogância e radicalização burocrática da Ditadura. Também enfrentou uma tremenda batalha, com uma administração honesta - nunca deixou de afirmar – uma vigilância ciclópica, especialmente porque o prefeito era do partido de oposição à Ditadura; e ao mesmo tempo uma pressão imensa na Câmara, tendo que satisfazer um eleitorado sempre carente, esquemas de aliados e oposição frontal dos naturalmente contrários. Esse período deu-lhe estofo, experiência, para o que viria depois, com mais 16 anos na oposição; ora total – Prefeitura e Governo do Estado – ora a mais importante, qual seja do município; teatro por excelência dos “juízes do Senado da Câmara”, como dito na era colonial. E Tonho se moveu nesse caldeirão durante os seis mandatos que desfrutou, e praticamente até ontem, já que saiu dos cargos; não da política, que o deixou hoje pela manhã, no último suspiro.

Fecha-se uma cortina dos grandes debatedores do período pós-Euclides Paes Mendonça. A bola agora completamente com os novos.

Vai em paz, meu amigo!
Antônio Andrade da Costa, Tonho de Pombinho, 13.08.1944 a 21.07.2021


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc