Vida nova: quer mudar de estado ou de país? Considere essas dicas!

Saiba como se preparar para mudança de ares e adaptação ao novo lar

Redação, 21 de Julho , 2022

Seja para buscar mais qualidade de vida, ficar mais próximo do trabalho, ter mais contato com a natureza ou até mesmo para procurar novos desafios, encarar uma mudança de cidade ou país nunca é simples.


Isso porque, para além de juntar as coisas e partir rumo ao destino escolhido, é necessário avaliar questões importantes como custo de vida, opções de moradia, oportunidades de trabalho, alimentação e até mesmo cultura e costumes. 


Estar ciente de tudo que enfrentará, bem como estar preparado para superar os desafios, é fundamental para o processo de adaptação para quem visa encontrar sua felicidade em um novo endereço. 


Segundo dados do último censo realizado pelo IBGE em 2010, 35,4% da população não residia no município onde nasceu, realidade que se mostra cada vez mais comum entre os brasileiros. 


O mesmo vale para aqueles que deixam o país para viver em território estrangeiro, que segundo informações coletadas em 2020 pelo Ministério das Relações Exteriores, já chega ao número de 4,2 milhões de cidadãos morando fora do Brasil.


Se você está passando por este processo ou ainda deseja embarcar nessa nova jornada, separamos a seguir algumas dicas para te ajudar. Confira!

Importância do planejamento para essa vida nova
Como já é de se imaginar, o planejamento é fundamental para que sua mudança aconteça de forma mais segura e confortável possível. 


Embora a ideia de mudar os ares, conhecer novas pessoas e até mesmo melhorar de vida seja ótima, é preciso pisar no freio e não atropelar as etapas desse processo. 


O primeiro passo antes mesmo de começar a se planejar para fazer seu desejo dar certo é identificar se é o momento ideal para colocá-lo em prática. 


Isso porque, é importante avaliar suas condições financeiras e sua rotina antes de meter os pés pelas mãos, prezando sempre pela opção mais racional de acordo com a sua realidade. 


Estruturar todos os gastos envolvidos com a sua mudança, bem como avaliar sua atual situação financeira, contando sempre com os imprevistos, é claro - vai te ajudar a ter uma boa noção para saber o certo a se fazer. 

Quais perguntas você deve fazer para saber se está preparado para tal mudança?
Que mudar é uma decisão difícil, disso nós sabemos. No entanto, se você estiver preparado para os desafios que virão, a tendência é que as coisas sejam mais fáceis e descomplicadas para você. 


Para saber se está realmente preparado para viver em outra cidade ou outro país, é importante que considere as seguintes questões: 

Motivo da mudança
A principal questão a ser respondida é justamente o motivo pelo qual você está desejando mudar. A resposta para essa pergunta nem sempre vai ser óbvia, considerando que existem inúmeros motivos pelos quais alguém quer se mudar. 


Ter um objetivo a ser cumprido, seja ele qual for, vai te auxiliar a responder às demais questões, influenciando diretamente na decisão final.

Benefícios da mudança 
Identificar os benefícios associados ao seu novo lar também é fundamental para o processo de decisão. Para responder essa pergunta de forma mais clara, você pode elaborar uma lista com os prós e contras do destino em questão. 

Cultura e costumes 
Se você não conhece a região para onde pretende se mudar, é indispensável realizar uma pesquisa aprofundada para entender melhor como as coisas funcionam por lá. 


Conhecer costumes, culturas e hábitos da região te ajudará a saber se o destino escolhido é realmente o melhor lugar para você, considerando que, quanto mais próximos do que você já está habituado, mais fácil será sua adaptação.


Se possível, visite a cidade para qual pretende ir e passe um tempo por lá para conhecer o bairro, comércios locais e, quem sabe até mesmo a vizinhança.

Questões financeiras 
Por último e não menos importante, faça um balanço de todas as questões financeiras; desde os custos mais básicos, como transporte, até valores mais expressivos, como aluguel  e avalie minuciosamente. 


Compare os gastos com seu cenário atual e caso seja necessário, faça ajustes no orçamento até que consiga chegar em um valor bom para viver confortavelmente, sem precisar passar por dificuldades financeiras.

Decidi me mudar: e agora?
Se após considerar todas as questões listadas acima, você chegou a conclusão de que o momento é perfeito para encarar a mudança, chegou a hora de colocar a mão na massa e iniciar seu projeto. 


Com o planejamento financeiro estabelecido, você vai precisar encontrar um imóvel que atenda às suas necessidades. O ideal é considerar opções que ofereçam um conjunto maior de benefícios: boa localização, lazer, segurança, conforto e comodidade. 


Na internet, é possível encontrar sites para aluguel ou compra de imóveis (como a plataforma Quinto Andar, OLX, mercado livre entro outros), que te permitem agendar visitas e até mesmo fazer um tour online prévio para saber se está dentro do que você procura. 


Caso não seja possível visitar o imóvel,  no caso de mudança para outro país, por exemplo - o recomendado é procurar por recomendações de amigos ou familiares para não correr o risco de cair em uma cilada. 


Escolhendo o imóvel perfeito, é hora de fazer as malas e embarcar rumo à sua nova jornada. Não se esqueça de reunir todos os documentos que poderá precisar para viver em seu novo endereço!

E com relação aos meus bens que ficam?
Sabemos que na mudança nem sempre é possível levar todos os pertences, mas isso não significa que você precisa se desfazer deles, principalmente se a mudança for temporária. 


Nestes casos, optar por um guarda móveis para acomodar seus itens enquanto estiver fora é a decisão mais acertada a se tomar. 


Nestes espaços privativos, é possível acomodar móveis e outros itens pessoais pelo tempo que precisar, com toda segurança de que seus pertences estão ali caso queira pegá-los novamente. 


Essas soluções são ainda extremamente vantajosas para quem está mudando para um espaço menor, considerando que os itens que não couberem no seu novo lar, podem ficar armazenados enquanto decide o que fazer com eles.

O que você está buscando?