Danielle bem para o Senado e o risco da “carruagem” virar “abóbora”

Habacuque, 21 de Julho , 2022

A política muda com frequência e, em ano eleitoral, ela parece um “camaleão”, com tantas transformações. Há pouco mais de dois anos, havia quem desacreditasse do potencial político da delegada de Polícia Civil, Danielle Garcia (PODE). Até que ela aceitou o desafio de disputar um mandato eletivo e, mesmo com uma série de erros no início de sua campanha, findou levando a corrida pela Prefeitura de Aracaju, contra o atual e favorito prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), para o 2º turno. E, naquele momento, surpreendeu mais ainda, quando obteve quase 110 mil votos na capital.

Talvez, a partir daquela expressiva votação, Danielle tenha enxergado o que chamamos no meio de “viabilidade eleitoral” e passou a construir uma pré-candidatura ao Senado, mais sólida, dentro da mesma “formatação” de 2020, com muitos dos mesmos aliados, mas com novas adesões ajudando a esse projeto. É ilusão alguém imaginar, a essa altura, que a proposta da delegada é a mesma da eleição anterior; é evidente que ela buscou novos apoios, e não há nada de ilegal nisso. Mas, percebe-se, que há um tom mais “profissional” na coisa.

Diferente de 2020, Danielle não “partiu pra cima” de seus principais adversários; tem “corrido trecho” pelo Estado, tornando-se mais conhecida, construindo uma nova imagem, sendo mais receptiva. É evidente que, na prática, quando o “jogo começa”, nem sempre o “marketing” prevalece. Muitas vezes a “carruagem vira abóbora”! Talvez este seja o grande receio de quem acompanha a delegada. Hoje ela se posiciona e pontua bem, mas diante de uma eleição “cara” e completamente indefinida, qualquer erro na caminhada pode lhe custar a derrota.

Assim como o “camaleão”, hoje o cenário político mudou e Danielle, se “adaptou ao meio” e desponta como favorita ao Senado. Há quem diga que isso seja apenas o “recall” da eleição anterior. No sentido de que ela ainda está “cabeça de parte do eleitorado”. Mas isso é o reflexo de seus adversários! Para este colunista, por mais que seu adversário esteja bem avaliado, se existem “pontos frágeis” em sua candidatura, eles podem ser potencializados, a depender da situação. O problema é que os adversários da delegada têm um “passado” que pode ser usado contra boa parte deles...

Entre os postulantes, por exemplo, eis Valadares Filho (PSB), que há dois anos defendia Danielle como a melhor opção para comandar o segundo maior orçamento do Estado, a Prefeitura de Aracaju; Eduardo Amorim (PL), defensor do funcionalismo e do eficiente serviço público, é tão “ficha limpa” quanto a delegada de Polícia; é inegável, por sua vez, que os nomes de Laércio Oliveira (PP) e Jackson Barreto (MDB) são mais conhecidos e experientes, mas ambos enfrentam rejeição, com ou sem justiça, por parte de uma parcela significativa do eleitorado.

É nesse “vácuo” que Danielle Garcia vai trabalhando; aproveitando que nenhum de seus concorrentes tem demonstrado densidade e, principalmente, discurso para confrontá-la. Em dois anos, uma “simples” delegada conquistou uma boa votação na capital, independência política e, acima de tudo, o comando de uma legenda no Estado. Está indo bem no “treino” até agora, mas não deve jamais se descuidar do “relógio”; se repetir os erros de 2020, a meia-noite, talvez nem sua “fada madrinha” consiga impedir que a “carruagem se transforme e abóbora” mais uma vez...

 

Veja essa!

Por mais especulações que existam entre “A”, “B” ou “C”, na base governista sobre o pré-candidato ao Senado Federal, a verdade: não existe qualquer predileção neste momento. O governo quer vencer e vai escolher aquele nome que apresentar melhores condições na disputa.

 

E essa!

Diante do velho, mas sempre atual conceito de dizer a verdade ao povo: o governo tem consciência que, para o Senado, o cenário não é favorável no momento e que vai decidir no momento exato, e com o nome que o grupo entender ser o mais forte. O resto é especulação de “torcida organizada” e ou “bem remunerada”.

 

Exclusiva!

Este colunista vai repetir algo que já disse aqui: o cenário para o Senado continua muito aberto e tudo pode acontecer até o registro na Justiça Eleitoral, inclusive um nome, que talvez não esteja cotado no momento, pode surpreender no tempo certo. Ninguém vence sozinho...

 

Todo mundo conversa

E esta é para o leitor mais desavisado e até para o comunicador “mal intencionado” ou “direcionado”: a disputa política em Sergipe talvez nunca teve tanto diálogo como agora. O cenário é de profunda incerteza em algumas disputas e, diferente do que tem sido dito por aí, todo mundo está conversando com todo mundo...

 

Gustinho x Fábio Reis

Que ninguém se engane também: um dos embates que mais vai chamar a atenção para deputado federal será entre os lagartenses Gustinho Ribeiro (Republicanos) e Fábio Reis (PSD). Os dois saem bem votados da região Centro-Sul e estão construindo alianças em todo o Estado.

 

Carminha & Cristiano

Quem também tem “corrido trecho” e estão espalhados por todo o Estado são os pré-candidatos a deputado estadual Carminha (Republicanos) – mulher do prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo – e Christiano Cavalcante (UB), esposo da prefeita de Capela, Silvany Mamlak. Os dois estão cotados para figurarem entre os cinco mais votados este ano.

 

Alô Pedrinhas!

São fortes os indícios de supostas práticas ilegais por parte da atual gestão de Pedrinhas. Chega para a coluna a informação que alguns empresários estão horrorizados com o que dizem de “coragem e petulância” de assessores da administração municipal. Um dos denunciantes fala em “falta de escrúpulos” e “práticas irregulares sem dó e piedade”. A coluna está apurando e, em breve, trará mais informações...

 

Eco Feiras se destaca

A Eco Feiras Empreendimentos, Empresa especializada há mais de 20 anos em modernizar feiras livres, está fazendo o maior sucesso no Estado da Bahia. Depois de revitalizar as feiras dos municípios de Entre Rios e Rio Real, agora faz o mesmo na cidade do Conde, no litoral baiano. 

 

Projeto inovador

Um projeto inovador está sendo concluído na feira da Cidade do Conde e que tem servido de referência para outros municípios baianos. Um vídeo produzido pela Prefeitura local, mostra a nova realidade da feira que tem à frente o empreendedor Bertulino Menezes. 

 

Perseguição em SE

Vale lembrar que esta mesma empresa que hoje faz sucesso na Bahia é a mesma que foi duramente perseguida pela EMSURB, por ter sido considerada incapaz de desenvolver essa atividade nas feiras de Aracaju, mesmo já tendo, à época, mais de 22 anos de atividade na nossa capital. 

 

Falando nisso

Por uma questão de justiça, este colunista que tanto cobrou ações do Ministério Público Estadual sobre a situação das feiras livres de Aracaju, reconhece que reincidiu o contrato firmado com a empresa responsável pela manutenção e organização das feiras na capital. O descaso era absurdo e já sofriam feirantes e consumidores. Ao custo de R$ 50 pelo uso de uma simples banca.

 

Nova empresa

A Emsurb já acionou uma nova empresa para cuidar das feiras da capital, mas a antiga já anuncia que vai iniciar uma batalha judicial. Se a Prefeitura de Aracaju perder, teremos pela frente uma forte indenização para um grupo que “caiu de paraquedas” e, por questões políticas, passou a responder pelas feiras. A coluna vai continuar acompanhando se a nova empresa está ou não cumprindo com as exigências sanitárias. Já o MPE...

 

Estância, Estância...

Não chamem para a mesma mesa membros da atual administração e alguns licitantes que estão revoltados com o que chamam de “preciosismo”, que coincidentemente leva a contratação de uma mesma empresa e os critérios são diferentes quando outros concorrentes precisam que a lei e o bom senso prevaleçam. A coluna está monitorando a situação...

 

TCE & Santa Isabel I

Procurada pela direção do Hospital e Maternidade Santa Isabel, a conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), Susana Azevedo, recebeu uma equipe da tradicional entidade de saúde. Responsável pela jurisdição do município de Aracaju e da Saúde do Governo do Estado de Sergipe, a conselheira foi apresentada às dificuldades que a entidade privada, sem fins lucrativos, está enfrentando, uma situação explicitada pela presidente do HMSI, Débora Pimentel; pelo vice-presidente do HMSI, Rubens dos Anjos; e pela assessora jurídica, Laíra Andrade.  

 

TCE & Santa Isabel II

“O Hospital passa por dificuldades e nós procuramos o TCE para solicitar apoio e para que possamos estabelecer um diálogo franco com a gestão da capital sergipana e do estado, entes que nos contratam. Nós sabemos que desde o início da pandemia os preços de insumos hospitalares foram majorados, o que acarreta em contratempos na aquisição dos mesmos. Há também uma escassez de algumas especialidades médicas, como anestesistas e obstetras, e com isso, grande dificuldade de fecharmos a escala médica”, disse Débora.  

 

Susana Azevedo I

Após o encontro, a conselheira Susana Azevedo destacou que o Tribunal de Contas está sempre de portas abertas e pronto para somar esforços que resultem no pleno funcionamento dos serviços públicos. “O Hospital e Maternidade Santa Isabel possui mais de 100 anos de assistência às mulheres e crianças carentes do nosso estado, com centenas de atendimento mensais, o que demonstra sua importância”.

 

Susana Azevedo II

“Temos que estabelecer essa união com a Prefeitura de Aracaju e com a Secretaria Estadual e assim viabilizar o reajuste de repasses necessários e adequados para que o hospital seja administrado e funcione com dignidade. No primeiro momento, uma equipe técnica da Corte irá realizar uma visita às dependências do hospital. Após essa avaliação, nós iremos nos debruçar com os gestores para buscar uma solução, que pode vir até por meio da assinatura de um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) ”, concluiu a conselheira.​

 

MPC & Sintese

O procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), João Augusto dos Anjos Bandeira de Mello, recebeu em seu gabinete dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese). Em pauta, a avaliação de normas de controle dos recursos do Fundeb em Sergipe. Um dos temas debatidos diz respeito à atualização da Resolução 243/2007, do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), que trata da aplicação dos recursos destinados à Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE) e institui mecanismos de comprovação da aplicação dos recursos do Fundeb.

 

Bandeira de Mello

“É algo que já está em andamento no âmbito do Tribunal, por meio da sua Diretoria Técnica; vamos trabalhar para que esta Resolução seja atualizada em função da nova legislação do Fundeb e até ouvir o próprio Sindicato em relação a contribuições que possam ser trazidas”, comentou Bandeira de Mello. 

 

Roberto Silva

De acordo com o presidente do Sintese, professor Roberto Silva dos Santos, esse tipo de norma favorece ainda o controle social dos gastos públicos. “Na nossa avaliação, essa questão do controle social dos recursos da educação do estado e dos municípios é muito importante tanto para a valorização dos profissionais da educação quanto para investimento na qualidade do ensino”, destacou. 

 

Legislação estadual

Também durante a reunião, o professor solicitou análise sobre a legislação estadual alusiva ao repasse de recursos aos municípios. “Vamos estudar esta reivindicação e ver a providência controladora mais pertinente e cabível para este caso”, afirmou o procurador-geral. ​

 

Maria do Carmo I

“Sinto-me profundamente honrada em ser a representante de Sergipe em uma comissão de tanta relevância para o Brasil. Mesmo em recesso, o Congresso Nacional mantém seus deveres constitucionais, atuando em prol do povo brasileiro e fiscalizando o Poder Executivo, como um verdadeiro guardião”. A fala é de Maria do Carmo Alves (PP), única senadora pelo Estado de Sergipe a fazer parte, como suplente, da Comissão Representativa do Congresso Nacional, que estará em atividade até o dia 31 de julho, período de recesso parlamentar.


Maria do Carmo II

Temporária, a comissão exerce atividades que não podem aguardar o retorno do expediente habitual do Congresso, como, por exemplo, autorizar o presidente e o vice-presidente da República a se ausentarem do País, convocar ministros de Estados para prestarem informações, zelar pelas prerrogativas do Congresso Nacional, de suas Casas e de seus membros, entre outras atribuições. Maria integra o bloco Unidos pelo Brasil, formado, ainda, pelos senadores titulares Rafael Tenório (MDB-AL) e Mailza Gomes (PP-AC). 


Maria do Carmo III

O colegiado é formado por sete senadores e 16 deputados, e igual número de suplentes. As indicações dos parlamentares foram feitas pelas lideranças partidárias. “Fazer parte da Comissão Representativa do Congresso Nacional não se trata de uma atividade impositiva, de ordem obrigatória. Aceitei o convite para compor o bloco Unidos pelo Brasil porque minha missão enquanto senadora é trabalhar, de forma incansável, pela Casa que integro e pela população. Além disso, é fazer Sergipe estar presente no Congresso, mesmo em recesso,  e refletir o espírito determinado do meu povo querido”, ressaltou Maria do Carmo Alves.

 

Ricardo Marques I

O vereador Ricardo Marques (Cidadania) continua na luta para resolver os problemas diários enfrentados pelos usuários do transporte público. O parlamentar foi recebido, no Fórum Gumersindo Bessa, pelo Juiz da 12ª Vara Cível de Aracaju, Marcos de Oliveira Pinto, que é o responsável por julgar a ação que trata sobre a licitação do transporte coletivo de Aracaju. Na oportunidade, Ricardo buscou maiores informações sobre o andamento do processo.

 

Ricardo Marques II

“O Juiz Marcos Pinto comentou sobre a ação, que começou em 2011. O mesmo informou que a SMTT de Aracaju pediu dilação do prazo, para que fossem concedidos mais 15 dias para apresentação de reposta à última intimação. Vale registrar que qualquer cidadão pode ter acesso aos autos do processo, tendo em vista que o mesmo é público.



Ricardo Marques III

O parlamentar agradeceu a atenção do Juiz e disse que toda a sociedade aguarda ansiosamente pela conclusão da ação. “Todos vão ganhar com a realização da licitação, que vai trazer garantias para as empresas, para os usuários do transporte público e também para o Poder Público. Tudo estará documentado e claro, cada um vai ter que cumprir com seus direitos e deveres. A licitação não apenas uma necessidade, é o cumprimento Lei, da Constituição”, garante.

 

Nitinho I

O estímulo às práticas esportivas e mais investimentos para a valorização do esporte em Sergipe são defesas do vereador Nitinho Vitale (PSD), pré-candidato a deputado federal. Para o parlamentar, o estado tem um grande potencial, mas precisa de ainda mais investimentos na área.

 

Nitinho II

“Priorizar o esporte é investir na qualidade de vida das pessoas, especialmente das crianças e jovens. Por isso quero defender, na Câmara Federal, que Sergipe possa ter a oportunidade de incentivar mais jovens para as práticas esportivas, viabilizando recursos para incentivar os projetos que já existem na área e a criação de novos. Com isso, será possível ampliar o acesso à prática esportiva orientada”, afirma o pré-candidato.

 

Nitinho III

Ainda na avaliação de Nitinho, a destinação de recursos também deve ser para a manutenção e construção de áreas esportivas. “Principalmente em comunidades carentes. Com mais espaços esportivos, como quadras, praças, ginásios, é possível incentivar mais a prática de esportes. Isso também tem uma função social, pois um jovem que é incentivado a fazer qualquer tipo de esporte pode desenvolver um talento e colocar isso como um objetivo de vida em conjunto com seus estudos. Em muitos casos, isso pode contribuir para afastá-lo de alguns males, a exemplo das drogas e da criminalidade”, frisa.

 

Joaquim da Janelinha I

O vereador Joaquim da Janelinha (PROS) reuniu com a Comissão dos Conselheiros Tutelares a fim de discutir o Projeto de Lei 163/2022, proposto pelo vereador Eduardo Lima, que consiste em cobrar dos conselheiros conhecimentos específicos. Para Joaquim, essa qualificação deve ser realizada com quem foi eleito, e não exigir uma prova com os candidatos a caráter de eliminação. 

 

Joaquim da Janelinha II

“Entendo que não será benéfico esse tipo de seleção para a classe. Vale ressaltar que estamos em uma democracia e quem escolhe são as pessoas do distrito, que moram na localidade. Neste sentido, cobrar uma prova é ir de encontro aos critérios que devem ser aplicados", defendeu. O parlamentar relatou que os próprios conselheiros realizaram um abaixo assinado, com 27 assinaturas, sendo contra a realização da prova escrita. “Concordo que os membros de todos os conselhos devem ser qualificados para desempenhar as funções inerentes ao cargo, mas isso não deve ter uma prova como requisito”, disse.

 

Alô Ribeirópolis I

A Prefeitura de Ribeirópolis, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), já disponibilizou serviços psiquiátricos pelo SUS voltados à prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação dos diferentes sofrimentos e transtornos mentais, por meio de tratamento medicamentoso e caso necessário indicação de tratamentos adicionais.

 

Alô Ribeirópolis II

De acordo com a secretária de saúde do município, Irene Portela, o serviço psiquiátrico irá complementar, junto ao atendimento psicológico já existente, trazendo assim, mais qualidade de vida a todos os ribeiropolenses. “Cuidar da mente no pós-pandemia é crucial para se ter tranquilidade necessária para continuarmos firmes e fortes, tocando a vida cotidiana. Os atendimentos em ambulatório de psiquiatria é mais uma especialidade em nossa cidade para melhorar conduta aos atendimentos e acompanhamento dos nossos pacientes”, explicou Irene Portela.

 

Agendamento

O agendamento para o ambulatório psiquiátrico é realizado na secretaria municipal de saúde, com apenas o encaminhamento médico, RG, CPF e cartão do SUS. Após este processo, os atendimentos serão realizados a cada 15 dias.

 

Olha o queijo!

O queijo Madrugada da Alvorada, produzido pelo Laticínio Alvorada, de Itaporanga D´Ajuda, foi o grande vencedor do concurso Nordestino de Queijos e Derivados, realizado em Vitória da Conquista (BA). O produto conquistou o Selo Super Ouro, a mais alta premiação em disputa, superando outros trezentos concorrentes.

 

Encontro Nordestino

O concurso foi realizado durante o Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel) e reuniu produtores de queijos e produtos lácteos de toda a região. Os produtos foram avaliados por um júri técnico, que levou em consideração quatro quesitos: aspecto exterior, aspecto interior e textura, aromas e sabores. A premiação foi concedida em quatro categorias, de acordo com a pontuação: bronze (14 a 15,9 pontos), prata (16 a 17,9 pontos), ouro (18 a 20 pontos) e Super Ouro (20 pontos), esta alcançada pelo queijo do Laticínio Alvorada.

 

Miguel Britto

“Esse é o resultado de um longo trabalho que realizamos há vários anos, sempre pensando em oferecer o melhor produto para os nossos clientes. O mercado de queijos refinados é altamente competitivo, pois disputamos espaços com grandes laticínios. Conquistar esse prêmio nos mostra que estamos no caminho certo”, explica o empresário Miguel Britto.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc