Escada de embarque desaba com pessoas durante chegada de avião Beluga a Fortaleza

A chegada inédita da aeronave Airbus Beluga no Brasil aconteceu em Fortaleza, neste domingo, 24. Ninguém saiu ferido, segundo assessoria

Redação, 25 de Julho , 2022 - Atualizado em 25 de Julho, 2022
Foto: Armando de Oliveira/ O Povo

Uma escada para aviões da empresa aérea Avianca desabou enquanto pessoas observavam a chegada da aeronave Airbus Beluga ST, um avião de transporte da Airbus que se assemelha à uma baleia, no aeroporto de Fortaleza na tarde deste domingo, 24.

 
Com o peso dos espectadores, a estrutura se desfez e veio abaixo; a assessoria da Fraport, que faz a gestão do aeroporto de Fortaleza, confirmou o acidente, mas afirmou que não houve feridos, e o socorro foi prestado imediatamente aos que estavam sobre a escada.

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a escada para avião — ou escada para embarque ou desembarque de pessoas — é um equipamento rebocável destinado ao embarque e desembarque de passageiros.

As escadas da Avianca vistas na pista de aterrissagem do aeroporto estavam visivelmente enferrujadas. O POVO apurou que os instrumentos de entrada e saída dos passageiros estavam sem uso e eram velhos.

Avião Beluga: aeronave com apelido de baleia chega a Fortaleza e ao Brasil pela primeira vez
A chegada do avião cargueiro em formato de “baleia” a Fortaleza era pra ter acontecido na tarde deste sábado, 23. No entanto, devido à remarcação do horário e a uma tempestade em Dakar, no Senegal, a aterrissagem do Airbus Beluga só aconteceu por volta das 15h50min de hoje, domingo, 24.

A aeronave, de modelo A300-600ST, tem diversos apelidos; além de ser conhecido como “xará” da baleia beluga, por copiar sua aparência com uma "testa" avantajada, também é chamado de “baleia voadora”, em consequência do seu enorme porte e modo de viagem pelos céus.

O avião, construído pela empresa Airbus, veio pela primeira vez ao Brasil, e partirá em direção ao aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), nesta segunda, 25, às 11h31min.

 

Por: O Povo


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc