Senadora Maria destaca dificuldades de mulheres negras no mercado de trabalho

Redação, 25 de Julho , 2022

Nesta segunda-feira (25) é celebrado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, que enfatiza a luta contra a opressão de gênero e o racismo. A senadora Maria do Carmo Alves (PP-SE) destacou a importância da data, mas ressaltou que essa parcela da população brasileira ainda é vítima de uma série de desigualdades no País, em especial de ordem econômica. “Essa data foi criada em 1992 e homenageia a trajetória de valorosas mulheres negras, que, há décadas, travam batalhas contra as injustiças sociais que atingem os pretos e pardos do nosso Brasil. Esse desequilíbrio fica evidente, principalmente, no mercado de trabalho”, destacou ela. 

A parlamentar ressaltou que, no País, a discrepância da renda média desse grupo em relação a outras partes da população é alarmante. Ela citou dados de pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), que mostrou que 705 mil homens brancos, número total do 1% mais rico do Brasil, têm renda superior que a de todas as 32,7 milhões de mulheres negras do País. “Essas mulheres compõem aproximadamente 26% da população e ganham, em média, R$ 1.691,45 mensais. Elas possuem apenas 14% da renda nacional. Isso é a desigualdade se mostrando à luz, para que todos nós possamos vê-la”, enfatizou a senadora.


Ela lembrou, ainda, que, segundo noticiado pelo jornal Folha de São Paulo, dados de 2020 a respeito do tipo de emprego que as mulheres negras ocupam no Brasil são preocupantes. “Elas estão em 50% dos postos informais de trabalho, e são 74% dos que estão na informalidade do trabalho doméstico. É importante lembrar que, na pandemia de Covid-19, muitas empregadas domésticas continuaram a trabalhar, e como muitas não são formalizadas, estão muito vulneráveis, sem qualquer direito trabalhista garantido ou proteção social”, explicou Maria do Carmo.

A parlamentar ressaltou ainda que, além das dificuldades de meramente entrar no mercado de trabalho formal, são impostas barreiras a mulheres negras para que ocupem mais cargos de liderança. Ela citou dados de 2015 do Instituto Ethos, que “mostraram que, em 117 das 500 maiores empresas do Brasil, apenas 10% das vagas eram ocupadas por mulheres negras”. A senadora ressaltou que quando levados em conta os cargos de supervisão, o percentual caía para 8,2%, e para 1,6% no nível de gerência. “Na posição de diretoria, o número era de 0,4%; um cenário muito triste”, lamentou a senadora.

Para Maria do Carmo Alves, “É necessário trabalho conjunto na política, entre as esferas federal, estadual e municipal, para amenizar as desigualdades causadas pela escravidão, raiz do racismo no Brasil. É através de políticas públicas eficientes que conseguiremos frear as discrepâncias entre os brasileiros, aos quais são assegurados direitos iguais pela Constituição de 1988”, afirmou Maria do Carmo Alves.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc