Coletiva EXPO 745 – “Encontros” acontece nesta quinta-feira, 28, na Galeria de Arte J. Inácio

Redação, 26 de Julho , 2022


Nesta quinta-feira, 28, às 10h, será realizada na Galeria de Arte J. Inácio, a abertura da coletiva EXPO 745 – “Encontros”, sob a direção de Jane Junqueira. A mostra é resultado de produções artísticas dos alunos e alunas do 745 Espaço de Arte, ministrado pelo artista visual Elias Santos. Nesta mostra poderão ser conferidas diversas técnicas: desenho, aquarela, pintura em tela, grafite, xilogravura e esculturas. Além de temas que vão desde paisagens, retratos, animais, mangás até trabalho mais autorais.

Segundo a curadora, Vanderléa Cardoso, o eixo da exposição convida os participantes a refletirem também sobre o “eu aprendiz”: “Compreender a arte como processo é esbarrar no outro eu, que é aprendiz, inacabado e nunca estático. Mesmo quando os elementos se repetem. Mesmo quando a poética é nítida, visível. Mesmo quando a poética ainda desnudará os suportes. Devemos escutar o outro eu aprendiz interno, o qual soa insistente e nos pede a materialidade de um fazer artístico, pede a dedicação de encontros”, afirmou.

Ela acredita que a coletiva EXPO 745, agrega as dimensões e pontos positivos que uma escola-ateliê pode proporcionar tanto no desenvolvimento artístico quanto interpessoal. “O 745 Espaço de Arte é um excelente lugar para aprender e fazer arte em Aracaju”, salientou a curadora.

Alles Bandeira, a arte faz parte

Alles Bandeira: “A arte para mim sempre foi um meio de expressão e autoconhecimento” – Fotos: Arquivo Pessoal
A adolescente de 14 anos, Alles Bandeira, é uma das artistas que fará a exposição dos trabalhos na Galeria J. Inácio. Segundo ela, a arte sempre esteve presente em sua vida, de diversas formas, seja na dança, na música, na pintura. “A arte para mim sempre foi um meio de expressão e autoconhecimento. A minha relação com arte foi algo gradual, nem sempre satisfeita com os meus trabalhos, mas com sede de conhecimento”, ressaltou.

Alles revelou ainda que ao longo dos anos a sua expressão através da arte foi evoluindo e crescendo. “Aquela criancinha de sete anos ainda tem a mesma emoção e curiosidade dessa adolescente de 14. Vivemos em um mundo de desvalorização da arte e cultura em geral, enquanto são tão necessárias para o ser humano como um copo “d’ água”, podemos encontrar tanta coisa, paixão, alegria, dor, angústia, expressão, e eu me encontrei nela, nos últimos tempos o mundo pra mim passou a ser mais colorido, um arco-íris de oportunidade, graças as pessoas como o artista visual Antônio da Cruz e Elias Santos”, disse.

Ela aproveitou para fazer o convite a todos para o lançamento da exposição coletiva de arte, que acontece nesta quinta-feira, 28,  às 10h, na Galeria de Arte J. Inácio.


Serviço

Coletiva EXPO 745 – “Encontros”

Abertura: 28/7/2022 – Qui. às 10h.

Visitação: 29/7 a 16/9/2022 – Seg. a sex., das 8h às 16h.

Local: Galeria de Arte J. Inácio, localizado no 1º andar – Biblioteca Pública Epiphânio Dória. Rua Vila Cristina, Treze de Julho – Aracaju/SE.

Realização: 745 Espaço de Arte.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc