Nota Pública do PTB-SE sobre a coligação com o PL-SE

Redação, 07 de Agosto , 2022

O PTB-SE vem apresentar as circunstâncias e os motivos que o levaram à composição com o PL-SE no último dia 05/07, quando ocorreram as convenções estaduais dos dois partidos, a fim de que cessem maiores especulações na mídia e redes sociais.

Assim, em respeito aos nossos filiados, pré- candidatos, apoiadores e cidadãos sergipanos em geral, esclarecemos o seguinte:

1. Houve sucessivas reuniões entre membros da Executiva e pré-candidatos do partido ao longo da semana passada, em que foi discutida qual seria a posição do PTB-SE diante do surpreendente lançamento da candidatura de Roberto Jefferson à presidência da República.

2. Na convenção nacional do partido, ocorrida há uma semana em Brasília, nosso presidente estadual e pré-candidato ao governo João Fontes foi o único a se opor a essa iniciativa e concitar os membros da Executiva a reconsiderarem essa decisão. Na ocasião, ele propôs unidade de forças de todos os partidos alinhados ao projeto de um novo Brasil iniciado por Bolsonaro e que, em favor dessa unidade, não fosse lançado um outro nome para disputar votos de eleitores do mesmo espectro político do presidente.

3. Ocorre que a candidatura de Roberto Jefferson foi homologada e, diante desse novo cenário, buscamos um entendimento convergente do partido no estado. Assim, com a vedação expressa de nossos candidatos associarem sua imagem ao presidente Bolsonaro e de defenderem expressamente sua reeleição, aliado ao risco concreto de não dispormos de recursos mínimos para viabilizar os custos de campanha por uma eventual retaliação da Executiva nacional, novamente foi proposto a João Fontes que buscasse uma interlocução com o PL-SE.

4. Com a iminência da convenção estadual, também foi a ele sugerido consultar a Executiva nacional do PTB sobre a possibilidade de liberar os candidatos do partido em Sergipe a declararem apoio à reeleição de Bolsonaro na campanha, mas logo se descobriu o imbróglio jurídico que isso implicaria. De Brasília, veio ainda a sinalização do presidente Bolsonaro avalizando uma eventual composição PL-PTB no estado.

5. Frente a esse quadro, a Executiva estadual do PTB-SE apoiou por unanimidade uma composição com o PL-SE, com a sinalização de que João Fontes passaria a ser o primeiro suplente do candidato ao Senado do PL-SE e que não seria lançada a chapa majoritária do PTB-SE, apenas as proporcionais. Na convenção do partido, além de todos os membros da Executiva estadual, a decisão também foi apoiada pela pré-candidata à vice-governadora, professora Denise Leal Albano, e por todos os demais filiados presentes. Na plenária, portanto, foi alcançada uma decisão unânime, com todos os presentes aprovando por aclamação essa composição.

6. Não participou da convenção o nosso pré-candidato ao senado, o ex-deputado federal Mendonça Prado. Enquanto um dos quadros políticos mais qualificados do estado, lamentamos, mas respeitamos sua decisão de não aceitar participar de uma chapa proporcional de candidatos petebistas à Câmara Federal.

7. Reiteramos o compromisso central do PTB-SE de lutar para que o novo tempo que surgiu no país com o atual governo chegue a nosso estado. Seguimos ainda mais fortes em duas frentes de luta: contra o risco do continuísmo que pode condenar Sergipe a não sair do fundo do poço em que se encontra, e contra a ameaça assustadora de retorno do PT ao poder em nível federal e estadual.

Aracaju, 07 de agosto de 2022.

Deus, pátria, família e liberdade!

Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?