Órgãos públicos discutem contratação das cooperativas de reciclagem

Foram debatidos meios para a contratação de mão de obra especializada de catadores e cooperados por parte do poder público municipal

Redação, 08 de Agosto , 2022

O Ministério Público de Sergipe, por meio do Centro de Apoio Operacional (CAOp) do Meio Ambiente, e o Ministério Público do Trabalho em Sergipe realizaram reuniões com representantes dos Consórcios Públicos do Sul e Centro Sul, Agreste Central, Grande Aracaju e Baixo São Francisco, e representantes dos municípios de Barra dos Coqueiros, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro, Neópolis, Carmópolis, Propriá, Estância, Boquim, Lagarto, Itabaiana, Campo do Brito e Riachão do Dantas. A Promotora de Justiça e Diretora do CAOp do Meio Ambiente, Aldeleine Melhor Barbosa, e o Procurador do Trabalho Emerson Albuquerque Resende discutiram sobre a necessidade de fortalecer e dar mais autonomia às cooperativas de reciclagem, através da contratação direta para realizar a coleta nos referidos municípios.

Foram debatidos meios para a contratação de mão de obra especializada de catadores e cooperados por parte do poder público municipal, garantindo segurança financeira e dando incentivo a estes trabalhadores. Após visitas promovidas pelo MPT, foi verificado que as cooperativas dos municípios citados estão mais estruturadas e, portanto, aptas a receber recursos provenientes do órgão ministerial para a aquisição de maquinário. Entretanto, é imprescindível para o funcionamento das cooperativas, que elas tenham matéria-prima para seu sustento e funcionamento, o que ensejará uma atuação conjunta também com os geradores de resíduos.

“O objetivo da reunião foi provocar os poderes públicos de alguns municípios para dialogar sobre a contratação de cooperativas. Essas contratações seriam algo bom, tanto para o poder público, porque reduz custos com coleta e com destinação final do lixo, quanto para os cooperados, que tirarão dali uma fonte de trabalho, uma renda”, destacou a Promotora de Justiça Aldeleine Barbosa.

O Procurador do Trabalho Emerson Resende reforçou que o MPT contribuirá com o fortalecimento das cooperativas de catadores de lixo. “O Ministério Público do Trabalho destinará recursos para a aquisição de bens para essas cooperativas, de modo que avance a coleta seletiva no Estado de Sergipe, reduza a quantidade de lixo e traga melhor qualidade de vida para os catadores. Nós vamos atuar para fortalecer a cooperativa, mas vamos atuar, também, em relação aos grandes geradores para que eles destinem os materiais recicláveis para as cooperativas”.

Ficou acordado que os Consórcios Públicos encaminharão ao MPSE a relação dos grandes geradores de resíduos dos respectivos municípios. Além disso, foi estabelecido um prazo para que os municípios informem acerca da formalização contratual com as cooperativas.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc