Cenário político em Sergipe ainda pode ser modificado até o dia 15

Habacuque, 09 de Agosto , 2022

Agora que os partidos políticos já realizaram suas convenções, quando tiveram até a última sexta-feira (5) para a apresentação formal das chapas que disputarão os mandatos eletivos em 2022, setores da imprensa e o “território livre” das redes sociais começam a repercutir e analisar os projetos. É natural, também, que as tradicionais pesquisas eleitorais (que existem para todos os gostos) se propaguem e sirvam de estratégia de ataque e defesa dos agrupamentos políticos. Em alguns casos é evidente a tentativa de manipulação e até de se tentar criar uma confusão na cabeça do eleitorado...

É o jogo político entrando em plena “ebulição”! Mas dentro do mesmo compromisso de transmitir a verdade para os leitores, este colunista chama a atenção da sociedade sergipana que, até 2 de outubro, escolherá seus representantes para o Executivo e Legislativo, para o fato de o cenário atual ainda não ser o definitivo, ou seja, os nomes que foram apresentados durante as convenções, na semana passada, ainda precisam ser registrados junto à Justiça Eleitoral para que estejam, efetivamente, confirmados na disputa deste ano.

Este colunista enfatiza que a campanha eleitoral (na rua e nas propagandas) se inicia, de fato, a partir do dia 16 de agosto (terça-feira), ou seja, até o dia 15 seguimos em “pré-campanha” e, ainda assim, todos os postulantes aos cargos de presidente da República, governador, senador, deputado estadual e deputado federal precisam que seus respectivos registros sejam deferidos pela Justiça Eleitoral para levarem suas campanhas adiante. Ou seja, quem tiver qualquer impedimento jurídico terá que ser substituído pela coligação ou correrá o risco de ser impugnado de todo o processo.

Como ainda pairam incertezas sobre algumas pré-candidaturas em Sergipe, este colunista chama a atenção do eleitorado para os registros que serão formalizados junto à Justiça Eleitoral, ou seja, hoje quem diz que vai para a disputa até o próximo dia 15 pode ser substituído diante das exigências estabelecidas pela Justiça Eleitoral. Por isso que ainda é “cedo” para se traçar qualquer avaliação mais precisa do cenário, considerando que as “pedras do tabuleiro” ainda podem ser modificadas até a próxima segunda-feira. É aguardar possíveis surpresas...

 

Veja essa!

Uma dica do colunista para o eleitorado em geral: dentro do que estabelece o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os partidos políticos e/ou federações devem apresentar os registros de candidaturas, independente dos cargos, até o próximo dia 15 de agosto.

 

E essa!

Sendo mais transparente para o leitor, um pré-candidato já pode até ter sido anunciado em convenção, pode ter mobilizado militantes, mas o que realmente “vale” é o registro junto à Justiça Eleitoral. As fotos e os discursos para os partidários, apenas, não dão “garantia” de que o “martelo já foi batido”...

 

Valmir, Valmir...

Inelegível após decisões do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além de ter um recurso já negado pelo ministro Luís Roberto Barreto, o pré-candidato a governador Valmir de Francisquinho (PL) insiste “blefando”, ratificando que poderá disputar a eleição, tanto que realizou sua convenção na sede do PL, em Aracaju.

 

Foi dito aqui!

Diante de rumores de possíveis desistências e troca de pré-candidaturas, este colunista já alertou aqui, neste mesmo espaço, em publicações anteriores, sobre as dificuldades que muita gente já enfrenta para tocar a “pré-campanha”, considerando que a legislação ainda não permite a realização de campanha aberta para qualquer cargo.

 

Abrindo o bico!

Setores da imprensa e o “território livre” das redes sociais estão questionando algumas “mudanças repentinas” que ocorreram no “apagar das luzes” das convenções, mas um aspecto que está passando despercebido é que muita gente não tem recursos próprios para apostar em projetos próprios, majoritários e/ou proporcionais...

 

Bala na agulha!

Este colunista não vai tergiversar e nem vai deixar de falar: quem não tem estrutura financeira para pelo menos tocar a campanha, é melhor já desistir de agora mesmo, para evitar um vexame maior mais à frente. Teve muita gente prometendo recursos de partidos que, se a ajuda não vier, o “desmantelo será grande”. É aguardar...

 

Alô (pré-) candidatos!

Mais uma do “curso das dicas”: quando a campanha nas ruas e a propaganda eleitoral estiverem liberadas (16 de agosto), não custa lembrar que os alto-falantes e/ou amplificadores de som só podem funcionar no intervalo de 8 horas até às 22 horas, ou seja, quem descumprir este horário será penalizado pela Justiça Eleitoral.

 

Alô proporcionais!

Em tempos de fechamento de atas e substituição de pré-candidatos proporcionais, este colunista alerta apenas que os partidos e federações podem preencher as vagas que estiverem remanescentes, para deputado federal e estadual, até o dia 3 de setembro, ou seja, “novidades” podem surgir...

 

Milagre petista?

Dando muito que falar a desistência do deputado estadual João Marcelo (PT) de disputar a reeleição este ano. Ele justificou que precisa de mais tempo para se dedicar à família, mas além de ser um ex-prefeito de Nossa Senhora das Dores, trata-se de um parlamentar em pleno exercício do mandato e cujos votos farão falta para a Federação entre PT/PV/PCdoB, que terá que fazer “milagre” para eleger uma quantidade “significativa” de representantes na Alese.

 

João Marcelo

“Em meio a todos os fatores, o que mais pesou para que eu tomasse essa decisão foram as questões familiares, especialmente o nascimento do meu filho e a necessidade de estar mais com a minha filha. A gestação de minha esposa foi desafiadora e o pós-parto tem sido desgastante, por isso quero estar mais próximo dela e acompanhando mais de perto os primeiros meses de vida de meu filho, dedicando toda minha atenção para minha família”, esclareceu o deputado João Marcelo.

 

Bomba!

Provas robustas, com materiais fotográficos, contatos telefônicos e outras metodologias reprováveis, podem comprometer a gestão do município de Carira, que através de “servidores” do escalão da confiança da atual gestão, supostamente praticam atos ilícitos.

 

Exclusiva!

A coluna recebeu informações de que estes supostos atos vêm trazendo irreparáveis prejuízos aos cofres públicos do município! Fala-se, até, na “famosa sirene”, que alguns gestores públicos se “tremem” quando escutam, principalmente, nas primeiras horas da manhã. É ver para crer...

 

Pedrinhas, Pedrinhas...

A informação é que uma empresa contratada pelo município em processo “bem esquisito”, sequer tem documentação exigível para participar de licitações! No mais, corre à “boca miúda” no município que o único trabalho a ser realizado pela “empresa” contratada será a emissão da nota fiscal. Isso pode, Arnaldo?

 

Luciano Paz I

O pré-candidato a deputado estadual e ex-secretário da Saúde de Aracaju, Luciano Paz (Podemos), ressaltou que será a favor do povo quando estiver na Assembleia Legislativa. A declaração aconteceu durante entrevista à Rádio 103 FM. “Essa questão de ser aliado ou não deve ser deixado de lado, porque o parlamentar tem que estar lá para votar em favor do povo. Se a proposta do prefeito, do governador, do presidente é boa, por que votar contra? Só porque é oposição? Se fizer isso, o parlamentar está votando contra o povo; não é contra o prefeito não, nem contra o governador”, destacou Luciano. 

 

Luciano Paz II

“É preciso entender isso, que tem que ser votados projetos que beneficiem a população, o que for melhor para desenvolver o estado, independente de quem seja o autor da proposta. E isso eu tenho claro: não vou ser da base aliada ou da oposição. Eu vou ser a favor do povo”, ressaltou Luciano Paz, especialista em gestão e administração pública. “Sou apaixonado por administração pública e estudo muito sobre isso. O legislador precisa apontar soluções, cobrar e fiscalizar. É preciso tirar o povo sergipano do estado de miséria em que se encontra”.

 

Luciano Paz III

O candidato destacou ainda durante a entrevista, a insatisfação de aracajuanos com políticos na última eleição, fazendo uma análise da quantidade de votos brancos e nulos registrados para a escolha do prefeito. De acordo com Luciano, quase 50% dos aracajuanos votaram branco, nulo ou não votaram. Já para deputado estadual, mais de 50 mil pessoas votaram branco e nulo em Aracaju. “A quantidade de insatisfeitos é muito grande. A gente pode mudar? Pode mudar. Mas a mudança começa com a atitude de cada um”.

 

Alô Tobias!

A informação é que o agrupamento do prefeito Dilson de Agripino está dividido entre dois pré-candidatos a deputado estadual: de um lado parte do grupo vota com o ex-vereador Bêta; do outro a vereadora Finha da Sagrada Familia, que tem conseguido bons recursos para seu município, em parceria com o senador Alessandro Vieira.

Apoio dividido

Em um evento realizado esses dias em Tobias Barreto chamou a atenção a informação de que Dilson teria “liberado” seu agrupamento para escolher e votar em um dos dois pré-candidatos. Para deputado federal o compromisso dele é com a reeleição de Gustinho Ribeiro (Republicanos), que também tem aliança com Finha.

 

Luta 
Nesta terça-feira (9) deve ser votado pelo Senado o Projeto de Lei 2033/22, aprovado na última semana, pela Câmara de Deputados, que estabelece hipóteses de cobertura de exames ou tratamentos de saúde que não estão incluídos no rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Ativista na causa das pessoas com autismo, a pré-candidata à deputada federal, Priscila Boaventura, celebrou essa aprovação do PL e o enfraquecimento do rol taxativo.

 

Cidadão aracajuano

Será nesta terça-feira (9), a partir das 16 horas, no plenário da Câmara Municipal de Aracaju, a solenidade de outorga do Título de Cidadão Aracajuano ao professor universitário e pesquisador, Gilberto Francisco dos Santos, o “Gil Francisco”. Uma homenagem “recheada de justiça” pelo trabalho de pesquisa realizado por ele durante muitos anos, resgatando pontos importantes da história do nosso Estado, e mais precisamente, da capital sergipana.

 

Priscila Boaventura

“O rol taxativo excluiu muitos tratamentos e serviços que são essenciais para a vida dessas pessoas, e como mãe de uma criança autista, torço para que meu filho e todos os que precisam desses tratamentos não sejam barrados pelas operadoras de saúde”, salienta Priscila.  Se o PL for aprovado, a lista de procedimentos e eventos cobertos por planos de saúde será atualizada pela Agência a cada incorporação, e o rol servirá como referência para os planos contratados desde 1º de janeiro de 1999.

 

Santa Isabel & TCE

As dificuldades de ordem financeira enfrentadas pelo Hospital e Maternidade Santa Isabel motivaram a reunião ocorrida no Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) com representantes da entidade filantrópica e dirigentes das secretarias de Saúde estadual e de Aracaju. O encontro foi conduzido pelas conselheiras do TCE, Susana Azevedo e Angélica Guimarães, com participação do procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), João Augusto Bandeira de Mello. 

 

Susana Azevedo I

“O Santa Isabel é um hospital centenário, com inúmeros serviços prestados à nossa população; não podemos deixar de buscar soluções para contornar estes problemas financeiros que eles vêm enfrentando”, destacou Susana Azevedo, que é a atual relatora dos processos relacionados à área da Saúde da Prefeitura Municipal de Aracaju e do Governo do Estado.

 

Susana Azevedo II

Conforme a conselheira, um caminho debatido no encontro consiste na oferta de novos serviços pelo Hospital, de modo a ampliar suas fontes de recursos. “A disponibilização de novas opções de cirurgia, novos atendimentos que aumentem também a sua receita e ela possa pagar as suas despesas sem dificuldades”, colocou. 

 

Waneska Barboza

A secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, comentou que já há tratativas acerca de outros serviços que o Santa Isabel poderá oferecer, conforme carências das redes estadual e municipal.  Segundo ela, a ideia é “aproveitar a estrutura e expertise do Hospital para trazer outras contribuições também: leitos de utilização pediátrica, que é uma necessidade estadual; leitos crônicos para crianças que às vezes ficam na UTI pediátrica sem necessidade; são vários outros serviços que temos discutido no sentido de trazer uma proposta que seja viável para o município, Secretaria de Estado e o próprio Hospital”, pontuou Waneska. 

 

Débora Leite

A mesa de negociações criada pelo Tribunal foi elogiada pela presidente da Associação Aracajuana de Beneficência, mantenedora do Hospital e Maternidade Santa Isabel, Débora Leite. “Foi extremamente importante; um espaço em que pudemos ouvir Estado e Município, mais uma das tratativas para esclarecer qual vai ser o papel do Santa Isabel a partir de agora com a abertura de outros instrumentos dentro da rede; isso é importante para o planejamento do Hospital”, concluiu.​

 

Fiscalização de obras

A responsabilidade dos agentes envolvidos e os limites para aditivos de preços são alguns dos tópicos abordados no curso “Gerenciamento e fiscalização de obras públicas”, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), através da Escola de Contas (Ecojan), cujo público-alvo está nos integrantes do setor de Engenharia da Corte.

 

Flávio Conceição

“É um treinamento bastante oportuno para o nosso corpo técnico, afinal, a nova Lei de Licitações [Lei nº 14.133/2021] trouxe importantes novidades no que diz respeito às contratações de obras e serviços de engenharia”, comentou o presidente do TCE, conselheiro Flávio Conceição, ao destacar que a legislação anterior (Lei nº 8.666/1993) terá suas normas revogadas no dia 1º de abril de 2023. 

 

André Pachioni Baeta

O treinamento tem como facilitador o engenheiro e auditor federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU), André Pachioni Baeta. “A ideia é dar  uma visão global dos principais procedimentos de auditoria de obra pública e também trocar um pouco de experiência, mostrar como o TCU faz auditoria, os nossos procedimentos”, comentou Baeta. 

 

Processo de auditoria

Conforme o auditor do TCU, os participantes do treinamento poderão compreender melhor o processo de auditoria em todas as etapas da obra, “desde o projeto básico, fazer a análise do processo licitatório, ver se tem indícios de restrição do caráter competitivo, fazer análise da execução da obra, se não tem nenhum aditamento irregular, se a obra está sendo executada com boa qualidade, se o objeto foi entregue”, colocou. 

 

Cássio Dantas

Segundo o coordenador de Engenharia do TCE, Cássio Dantas, o conteúdo apresentado pelo professor convidado será de grande utilidade para o corpo técnico da Casa. “Procuramos trazer um auditor com bastante experiência para nos passar essas exigências que a nova Lei traz e as boas práticas em auditorias que o TCU tem aplicado”, comentou. 

 

Carlos Alberto Sobral

A abertura do curso teve ainda participação do diretor da Escola de Contas, o conselheiro aposentado Carlos Alberto Sobral, que também exaltou importância da iniciativa para o aprimoramento técnico dos servidores do TCE. ​

 

Danielle Garcia I

A candidata ao Senado por Sergipe, a delegada Danielle Garcia (Podemos), visitou o Sertão do Estado. Ela conversou com a população sobre as demandas que precisam de atenção do poder público, além de suas propostas para o desenvolvimento de Sergipe e dos municípios. “É muito bom ver no Sertão uma cidade pujante, com uma agricultura e um comércio fortes, gerando empregos e renda. É esse desenvolvimento econômico que queremos para o nosso estado e vamos atuar em Brasília para garantir que isso seja uma realidade", assegurou a delegada, em Nossa Senhora da Glória percorrendo a feira e o comércio da cidade.

 

Danielle Garcia II

Ainda em Glória, a candidata a senadora visitou alguns comércios locais, entre eles, uma queijaria. “Que lutam diariamente para manterem a produção artesanal, uma tradição na região. Mesmo com o enorme potencial de nossa bacia leiteira, sofrem com a falta de apoio e a burocracia. É possível mudar essa realidade com trabalho e disposição. Temos, por exemplo, um banco estadual que deveria ter uma função social e facilitar o acesso ao crédito para esses e outros tipos de pequenos e médios empreendedores e produtores”, salientou Danielle.

 

Maria Mendonça I

A deputada estadual Maria Mendonça (PDT) chamou a atenção para a importância do aleitamento materno, destacando a campanha Agosto Dourado, cujo objetivo é incentivar e conscientizar a sociedade sobre os benefícios da amamentação, não só para assegurar a saúde e bem-estar dos bebês, mas para reforçar o vínculo entre mãe e filho. “É, sobretudo, um ato de amor e de mais profunda beleza”, resumiu Maria.

 

Maria Mendonça II

A parlamentar lembrou que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), até os cinco anos de idade, o aleitamento materno é capaz de reduzir em 13% a mortalidade. “A amamentação é imprescindível, em especial, nos primeiros meses de vida da criança. Os especialistas explicam que funciona como uma ‘primeira vacina’ do bebê. Isso porque o leite materno é um alimento extremamente rico, considerado padrão ouro pela OMS”, citou Maria.

 

Maria Mendonça III

Segundo o Ministério da Saúde, a criança que é amamentada nos primeiros meses de vida, sofre menos com diarréia e infecções respiratórias, diminui o risco de alergias, diabetes, colesterol alto e hipertensão, contribui para uma melhor nutrição, além de reduzir a chance de obesidade. “Precisamos incentivar que mais mulheres adotem esse gesto, contando inclusive com uma rede de apoio para que ela e a criança possam ter esse tempo juntas”, afirmou a deputada. 

 

Gracinha Garcez I

Escolhida para permanecer sua trajetória de luta e cuidado por Sergipe, Gracinha Garcez (PL) teve oficializada sua pré-candidatura à reeleição como deputada estadual durante a convenção estadual do PL, que aconteceu na sede do partido, em Aracaju. “Me sinto maravilhosamente abraçada por essas pessoas aqui. Em especial, o candidato ao Governo, Valmir de Francisquinho”, disse Gracinha.

 

Gracinha Garcez II

Para a candidata, o sentimento é de honra, alegria e gratidão. “Não consigo nem descrever o sentimento de cada abraço, sorriso e afeto que recebi aqui hoje – e que na verdade sempre recebo em minha jornada. É uma honra ser escolhida para disputar essa reeleição”, contou. Gracinha é natural de Itaporanga D´ajuda, já foi vice-prefeita por três mandatos e Prefeita por dois mandatos do município. Gracinha sempre esteve preocupada com questões voltadas à população mais carente, focando na atenção ao social e à saúde.

 

Henri Clay I

Sob o mote de resistência e luta, foi oficializado o nome do advogado dos trabalhadores e ex-presidente da OAB, Henri Clay, como candidato a senador da República por Sergipe, durante a convenção estadual da Federação PSOL-REDE. O evento, realizado na Escola Legislativa, reuniu cidadãos, líderes políticos, militantes e membros de movimentos sociais.

 

Henri Clay II

A defesa dos direitos sociais e trabalhistas, da democracia e da dignidade do povo foram as principais bandeiras levantadas durante o evento, que oficializou também o nome dos postulantes ao Poderes Executivo e Legislativo pelo PSOL. A convenção aconteceu em clima festivo e conclamou a sociedade e a militância à luta pela reconstrução do Estado e do país.

 

Henri Clay III

Em um discurso vibrante, Henri Clay relembrou sua trajetória em defesa da classe operária. “Nunca assinei uma petição contra um trabalhador ou uma trabalhadora e nunca assinarei. Então, ao aceitar esse desafio coletivo de ser candidato a Senador nessa quadra histórica especial, não poderia ser diferente: teria que ser na Federação autêntica de esquerda”.

 

Micro e Pequenas empresas

Mesmo enfrentando um cenário de aumento de custos e recuperação do faturamento, as micro e pequenas empresas cada vez mais se consolidam como as principais geradoras de empregos no estado. Uma análise feita pelo Sebrae com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, revela que de janeiro a junho deste ano já foram criados 5.120 postos de trabalho nesses empreendimentos, o que representa 93,9% das vagas abertas em Sergipe.

 

Números positivos

Os números reforçam uma tendência que predomina há muito tempo na economia local. Nos últimos 22 meses os pequenos negócios registram números positivos em relação à criação de empregos. Somente nos últimos doze meses foram abertas 15.225 vagas em Sergipe.

 

Setor de serviços

Este ano o destaque fica para o setor de Serviços, com 3.098 postos, o que representa 60,5% dos empregos gerados. Em seguida aparecem os setores de Construção Civil (1.184), Comércio (590), Indústria de Transformação (119), Agropecuária (71), Serviços de Utilidade Pública (52) e Indústria Extrativa Mineral (6).

 

Paulo do Eirado

“Isso sinaliza a importância das micro e pequenas empresas para a economia sergipana. Mesmo enfrentando as dificuldades causadas pela pandemia, elas se adaptaram a esse novo cenário, se reinventaram e continuaram mostrando a sua força. É por isso que é tão importante criarmos políticas que favoreçam a atuação desses empreendedores, pois são eles os principais responsáveis pela geração de empregos não só em Sergipe, mas em todo o país”, explica o superintendente do Sebrae, Paulo do Eirado.

 

Alessandro Vieira I

Já está disponível para a consulta dos sergipanos o Plano de Governo com as diretrizes do pré-candidato a governador, Alessandro Vieira (PSDB), para sua gestão. É a partir delas que serão construídos os programas, projetos e ações que serão implementados com a participação de todos os atores da sociedade.

 

Alessandro Vieira II

“Foi muito trabalho, e é com muita alegria que estamos apresentando o nosso plano de Governo para Sergipe. Feito por muitas mãos, com escuta e participação popular, como é característico do nosso trabalho. É assim que queremos construir nossa gestão, mais humana, participativa, democrática e igualitária”, afirma Alessandro Vieira.

 

Alessandro Vieira III

Alessandro Vieira ressalta ainda que a atual versão do documento ainda não é a final. “Durante as próximas semanas este documento estará aberto para análise de toda a sociedade sergipana porque a política que acredito, e irei implementar, é alicerçada na construção coletiva, baseada em dados e evidências e com a formalização de compromissos. Somente com a colaboração de todos os sergipanos vamos mudar Sergipe”, enfatiza.

 

Feira de Imóveis

A partir de quarta-feira (10) vai acontecer a 7ª edição da Feira de Imóveis Ademi/SE. O evento continua até domingo (14). A cerimônia de abertura da VII Feira de Imóveis Ademi/SE será no dia 10, a partir das 9h, no Shopping Riomar - Praça de Eventos Mar (entrada principal do Shopping). Haverá uma benção proferida pelo Padre Marcelo Conceição, o descerramento da fita inaugural e finaliza com registro fotográfico em cada estande.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc