Laércio quer criar programa de qualificação profissional para setor de petróleo e gás

Redação, 11 de Agosto , 2022

Sergipe está em vias de passar por uma grande transformação no setor de energia, gás e petróleo nos próximos anos, sobremodo após a aprovação da Lei do Gás, cujo relator foi o deputado federal e pré-candidato ao Senado Laércio Oliveira (PP). Em agosto do ano passado, o parlamentar participou de encontros com possíveis investidores e parceiros para Sergipe, entre os quais o Governo do Rio de Janeiro, o IBP (Instituto Brasileiro do Petróleo) e ExxonMobil.

Em pauta, a qualificação de mão de obra local a fim de atender às demandas que surgirão com as novas empresas que devem se instalar em Sergipe já a partir de 2023. Laércio teve encontro com Roberto Ardenghy, presidente do IBP, que tem enorme experiência no tema petróleo e gás e mantém a Unibp (Universidade do Setor de Petróleo e Gás), com cursos de especialidades e durações diversas, tanto presenciais como EAD. “Para acessar esses empregos os nossos trabalhadores precisam estar plenamente qualificados”, explicou Laércio.

Ainda de acordo com o parlamentar, a aproximação do IBP com entidades que atuam na área de treinamento e qualificação de mão obra em Sergipe, como Senac, Senai, Sebrae, UFS, IFS e Unit abre oportunidades para inserir os sergipanos neste novo momento que vive o setor de petróleo e gás natural. “São empregos que exigem mão de obra tecnicamente especializada e pagam salários maiores, além de garantir estabilidade e segurança numa área em franco crescimento no mundo”.

No dia 16 de agosto, a Sedetec (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia) realizará a primeira reunião visando organizar a capacitação dos quadros técnicos do estado de forma a possibilitar uma interlocução qualificada com agentes do mercado e entidades federais. “O foco nas ações da cadeia de petróleo e gás representará para Sergipe nos próximos anos mais emprego, renda e desenvolvimento”, disse José Augusto Carvalho, secretário da pasta.

Para Laércio, que está empenhado em criar um programa de qualificação profissional para trabalhadores do setor, as perspectivas são muito boas. “Já temos recursos assegurados no orçamento da Petrobras para o projeto e em breve teremos o início da produção de petróleo e gás, e com isso a instalação de empresas prestadoras de serviços que buscarão no mercado local a mão de obra. Ou seja, devemos nos antecipar e capacitar o nosso povo para esse desafio”, finalizou.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc