Roda de Conversa debate violência contra a mulher em Itabaiana

O evento buscou conscientizar e enfatizar, tanto homens quanto mulheres, da importância de ser discutido o tema não somente no Agosto Lilás, mas a todo tempo.

Redação, 19 de Agosto , 2022

Na manhã desta quinta-feira (18), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizou a Roda de Conversa Sobre a Violência Doméstica Contra as Mulheres. O evento buscou conscientizar e enfatizar, tanto homens quanto mulheres, da importância de ser discutido o tema não somente no Agosto Lilás, mas a todo tempo.

O tema foi debatido por: Lucivânia Lisbôa, coordenadora de Políticas Públicas Para as Mulheres; Mardilla Queiroz, Procuradora-Geral do Município de Itabaiana; e Maria Rita, Promotora de Justiça Cível e Especial de Itabaiana.

Lucivânia Lisbôa, explicou que a mentalidade enraizada na sociedade de diminuição da mulher não é atual, mas existe há muito anos. "Falando num processo histórico, a filosofia, a ciência e a religião contribuíram para a exclusão das mulheres em diversos cenários. Nossa cultura 
naturaliza tanto a violência que até para se reconhecer enquanto violentada é difícil", relatou.

A promotora Maria Rita explanou o surgimento da Lei Maria da Penha, quais as formas de violência contra a mulher e como evitar tais acontecimentos.

"A violência contra a mulher é cultural, mas essa cultura tem que ser desconstruída para gente reconstruir. A educação tem um papel fundamental da reconstrução desse cultura. Nas escolas, está o foco da formação. Temos que começar a trabalhar a criança e o adolescente nesse sentido", afirmou.

A procuradora Mardilla Queiroz esclareceu que a nomenclatura Agosto Lilás nasceu em função da Lei Maria da Penha ter sido promulgada no mês referido. "Maria da Penha foi um caso emblemático no Brasil. Foi torturada, o agressor não fui punido, buscou ajuda em órgãos internacionais e, somente depois disso, os órgãos brasileiros voltaram os olhares, de forma mais veemente, para a violência contra a mulher. Também precisamos desmistificar que violência só é física, mas também moral, patrimonial, psicológica e sexual", frisou.

O prefeito Adailton Sousa também participou do evento e enalteceu a organização e o trabalho que tem sido realizado pelos conselhos. Também aproveitou a oportunidade para fazer um anúncio muito importante em relação às mulheres.

"Há um tempo atrás, a primeira-dama, Érica Sousa, esteve na cidade de Pilar, em Pernambuco, e visitou a Casa da Mulher. Encantada com o trabalho visto por lá, trouxe a ideia. Buscamos a senadora Maria do Carmo e ela prontamente nos atendeu e garantiu que antes de terminar o mandato disponibilizará recursos para a construção da Casa da Mulher Itabaianense, que além de serviços de exames voltados às mulheres, contará com a Patrulha Maria da Penha", disse.

 

Por: ASCOM 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc