A autossabotagem

Iracema Soares Torres de Mendonça

Iracema Torres de Mendonça, 06 de Outubro , 2022 - Atualizado em 06 de Outubro, 2022

A autossabotagem.

Os estudiosos do tema têm apontado como exemplos de "sabotadores" a autoexigência, o
perfeccionismo, a vitimização, a baixa autoestima, o querer agradar a todos, e o querer controlar e comparar tudo ao derredor.

Ao citar tantos exemplos-causa da autossabotagem eles não esquecem de alertar para a importância da compreensão de que tal auto boicote é natural no ser humano, institivo até...
Eles advogam a legitimidade do ato da autossabotagem, na medida em que tem muito a ver com a nossa vontade natural de fazer as coisas da melhor maneira possível.

No entanto, os especialistas também têm alertado que a autossabotagem passa a ser prejudicial quando é decorrente de um medo desmedido da "falha", o que traz como consequência deixar de executar tarefas importantes, muitas vezes essenciais para vida, por se acreditar ser incapaz de realizá-las.

Afirmo para você que me acompanha nessa coluna que é fato inconteste os diversos erros que comentemos durante nossa jornada nesse plano terreno e que, portanto, precisamos saber lidar bem com isso para que não nos tornemos alvo, inclusive, dos já conhecidos "distúrbios emocionais", tão prejudiciais à nossa saúde mental.
Outro fato que não se deve desconsiderar é que estudos da psicologia relacionados ao tema têm demonstrado que a autossabotagem pode ter origem em traumas vividos na infância e adolescência, como também estar relacionada aos traços de personalidade herdados no convívio com as pessoas responsáveis pela nossa criação.

Se você já tentou mudar algum hábito na sua vida você deve saber que não é tarefa fácil... Muitas vezes é necessário algo ou alguém que nos conduza à mudança e ajude a superar os obstáculos que nós mesmos criamos.
Se vc se sente um(a) autossabotador(a), procure ajuda profissional.

Para refletir: Por que eu me saboto tanto? Será apenas por medo de falhar?


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc