Idoso de 91 anos faz curso de informática e se torna xodó da turma

O idoso está feliz com o curso de informática e encantou a todos da turma

Redação, 05 de Abril , 2023

Desafio bom é desafio aceito! E, foi assim que um idoso de 91 anos se tornou o queridinho da turma do curso de informática que ele faz ao lado da namorada Helena, de 74 anos.  Apesar das dificuldades com o tema totalmente novo para o aposentado Alcides Cruzeiro da Costa, ele é puro entusiasmo, o que acaba contagiando a turma inteira.

Os dois retornaram aos estudos após o neto de Alcides, o Ariston Silva Costa convidá-lo para uma aula. Hoje o idoso é o mais velho da turma e segundo o neto, o avô é um dos alunos mais aplicados e faz questão de comparecer em todas as aulas.

“Eu combinei com ele de fazer a matrícula, aí ele ficou enrolando, dizia que por causa da idade seria complicado, mas hoje ele fica me esperando ansioso para trazê-lo para a aula. Ele me liga e fala para não esquecer de trazer para aula e que já vai ficar pronto, aí eu falo: ‘Vô, pode ficar tranquilo que eu passo e trago o senhor e depois eu levo para casa’”, detalhou o neto Ariston ao Só Notícia Boa.

Paixão pela informática

Ariston contou que o avô nunca foi muito amigo de computadores. Quando ele soube do curso no Senac de Jataí, interior de Goiás, pensou em convidar o idoso. A primeira tentativa falhou, segundo o neto, mas com um pouco mais de conversa, Alcides aceitou o convite para uma aula e se apaixonou pela informática.

As aulas iniciaram em fevereiro e têm duração até maio deste ano. Segundo o neto, Alcides vem se superando a cada dia, pois tudo é novidade para ele.

“Todos os dias, ele e os colegas de turma conquistam um novo conhecimento, já que o computador é um objeto desconhecido para a turma. Agora ele está começando a aprender a manusear o mouse e está trabalhando a coordenação motora, já que esse foi o primeiro contato com o computador, porque até então ele só tinha mexido no celular”, destacou.

O patriarca de uma extensa família já morou na fazenda, trabalhou como açougueiro na cidade de Jataí, tem 11 filhos, 29 netos, 39 bisnetos e dois tataranetos. Ele falou como tem sido o processo de superação e esforço.

“Meu neto Ariston me convidou para vir fazer o curso e na hora que ele falou, eu falei: não vai dar por que estou com a idade já avançada, mas aí devagarzinho é a primeira vez que eu mexo no computador e tá muito bom”, relatou Alcides.

Xodó da turma

A simpatia e cumplicidade com os amigos de sala tornaram o Alcides o xodó da turma. Ele é inspiração não apenas para os alunos, mas também para quem coordena a instituição.

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc e Senac, e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Marcelo Baiocchi, elogiou a disposição do senhor Alcides.

“Vimos que quando a pessoa tem coragem de fazer alguma coisa, as limitações da idade se tornam meros detalhes”, resumiu Baiocchi.

Em seguida, ele acrescentou que: “Participar das aulas garante um aprendizado onde a pessoa conquista não só a evolução intelectual e a lidar com o computador, mas tem um momento de socialização com os colegas e corpo docente da escola e o senhor Alcides está de parabéns pela dedicação no curso de informática”.

 

Só Notícia Boa


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc