Nossa Senhora das Candeias. (por Antonio Samarone)

Redação, 13 de Maio , 2023



 

Pelo lado paterno, sou filho do Matebe, engenho antigo, que fazia fronteiras com o Capunga, Cova da Onça e Candeias. Seu Elpídio de Ascendino de Genoveva, meu pai, nasceu no Matebe.

Seu Elpídio era José de Santana, filho de negros e holandeses. Não pertencia nem aos “Barbosas”, nem aos “Mendonças”, as duas famílias herdeiras das sesmarias, nas Candeias.

Dona Genoveva, minha bisavó, a matriarca raiz, era descendente dos holandeses, que por aqui andaram no século dezessete.

Ascendino, meu avô, era loiro de olhos verdes. A minha avó, Georgina, era negra, descendente de escravizados.

Seu Elpídio carregou pedras para construir a Igreja de Nossa Senhora das Candeias.

Não conheço as razões, mas as Candeias é uma terra dos Elpídios, são vários. O nome Elpídio significa “o que tem esperança”. No caso de papai, ele morreu sem alcançar essas esperanças.

Não foi o povoado que deu nome à Santa, pelo contrário, foi a Santa que deu o nome ao povoado. Nossa Senhora das Candeias é comemorada em 02 de fevereiro. Também é conhecida como Nossa Senhora da Luz, da Candelária ou da Purificação.

A parte profana da festa de Nossa Senhora das Candeias, era uma réplica das feirinhas de Natal, com brinquedos para os jovens; bancas de baralho, para os viciados em jogos de azar; roletas, onde se ganhava goiabas peixe e mulheres vendendo arroz com galinha. Foi lá que eu comi a galinha de capoeira, que permanece como sabor guia até hoje.

Quando avalio se uma galinhada presta ou não, a referência é a galinha de capoeira que comi a sessenta anos, na festa de Nossa Senhora das Candeias, em 1963.

A devoção a Nossa Senhora das Candeias no Brasil, foi trazida pelos espanhóis, no tempo da União Ibérica.

Candeias, povoado do meu pai, tem origem nas primeiras ocupações do Vale do Jacarecica, por volta de 1603. As Candeias foi parte do Arraial de Santo Antonio, da Igreja Velha.

Nasci numa casa de rancho, no Beco do Ouvidor. Casa pertencente a Dona Graça do Congo, uma quase tia de papai. Morar em casa de rancho cedida, era a única alternativa para os “sem tetos” daqueles tempos.

Sessenta por cento das casas em Itabaiana eram de rancho. Ou seja, usadas pelos donos apenas em dias de feiras e festas, quando saiam de suas roças. A vida era rural, dominada pelos tabaréus.

O Beco do Ouvidor (atual Monsenhor Constantino), cruzava o Beco Novo no segundo quarteirão, numa esquina onde cada canto tinha uma história.

Nos quatros cantos: Justino Sapateiro e Dona Mãezinha, a bodega de Jânio Quadro, casado com Delina, mãe de Cabecinha; Armelindo e o seu harém e a Vila de Manezinho Clemente, onde residiam as mulheres de portas abertas.

Candeia é um pau bom de cercas, onde brotam flores brancas, cheirosas, matéria prima para um mel delicioso das uruçus. Candeia também é lamparina, de onde vem candeeiro.

Na entrada das Candeias existia uma “Corrente”, como era denominado os postos de fiscalizações da Exatoria estadual.

Hoje, as Candeias é um distrito da Moita Bonita, onde ainda mora Paulo, um irmão por parte de pai, que quase não vejo. É o irmão que mais parece fisicamente com papai.

Com a globalização, os tabaréus acabaram. Uma pena!

Antonio Samarone. (médico sanitarista).


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?