CAMINHOS DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA (II) por Pedro Abel vieira e Manoel Moacir Costa Macêdo

Redação, 19 de Maio , 2023 - Atualizado em 19 de Maio, 2023


As médias globais ocultam variações na taxa de crescimento da produtividade agrícola entre os países, especialmente as políticas e organizações nacionais responsáveis pela mudança no padrão tecnológico dos processos produtivos, expressos na PTF - Produtividade Total dos Fatores.

O fortalecimento dos sistemas nacionais de pesquisa e extensão agrícolas para desenvolver e ofertar novas tecnologias agrícolas tem sido fundamental no aumento da produtividade da agropecuária. Investimentos em inovação foram importantes para sustentar as taxas de crescimento da PTF agrícola. Destaque para o caso de sucesso brasileiro na geração de conhecimento, liderado pela EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. O mesmo foi verificado na agricultura chinesa em face dos investimentos em ciência. A agricultura russa apesar da contração na década de 1990, avançou após o ano 2000, quando cresceu a produtividade da agropecuária.

O baixo investimento em pesquisa e extensão rural, bem como a infraestrutura deficiente, continuam sendo barreiras ao crescimento da produtividade agrícola na África Subsaariana. No comparativo internacional, o Brasil apresentou um crescimento da PTF superior à média mundial, entre os principais produtores mundiais, como Estados Unidos, China, Argentina, Nova Zelândia, Austrália, Canadá e Chile. Entre 2000 a 2019, enquanto a PTF brasileira cresceu a 3,2% ao ano, o mesmo indicador mundial ficou em torno de 1,7%. Importante registrar que no Brasil, não foram contabilizadas as externalidades ambientais, sociais e econômicas. O modelo produtivista foi deslocado das restrições do meio ambiente, do emprego e dos agricultores familiares.

Merece realce na trajetória produtivista da produção agrícola brasileira, a área ocupada com agricultura, que aumentou 0,7% ao ano entre 1961 a 2020, crescendo de 3,5% para 5% da área mundial noperíodo. Esse aumento foi mais intenso, em 1,8% ao ano, até meados da década de 1980, quando alcançou 5,2% da área agrícola mundial em 1985.Crescimento ocorrido principalmente, no bioma do Cerrado, a partir do aporte de insumos e de novossistemas agrícolas, apartados da história e realidadedesse bioma, na chamada agricultura tropical.

A expansão da fronteira agrícola tem sido contidapela inovação, como evidenciado na variação da PTF na produção agrícola brasileira. No período de 1975 a 2020, cresceu 3,3% ao ano, para um aumento 100% no valor bruto da produção. Aparticipação da tecnologia subiu de 50% para mais de 60%. Nesse mesmo período, o fator trabalho diminuiu de 31% para menos de 20%, enquanto a participação do fator terra praticamente ficou estável em 20%. A expansão do capital na agricultura, comomáquinas, fertilizantes e defensivos superou o crescimento dos demais fatores, como terra e mão de obra, donde se conclui que produção agrícola do Brasil é intensiva em inovação e menos em fatores tradicionais de produção. O modo produtivista lastreado no uso intensivo de capital.

As consequências no desemprego, na intervenção humana nos biomas e na vida dos agricultores e seus familiares não foram consideradas. A prioridade foi o aumento linear de produção, com prioridade nas commodities agrícolas para o mercado global. O aumento da produtividade, garantiu a competitividade internacional da agricultura brasileira, viabilizou alimentos abundantes e baratose reduziu o custo da mão de obra para a economia nacional. No entanto, a fome dos brasileiros e brasileiros não foi eliminada, ao contrário, está em patamares expressivos. Uma contradição entre produção e consumo de produtos agrícolas.

Evidências que exigem as reformas estruturais na distribuição de renda, para inserir as populações vulneráveis no mercado de comida e em dietas recomendadas pelas organizações de saúde e alimentação. Produzir com sustentabilidade e de forma integrada entre o meio ambiente, as pessoas e os processos produtivos.

Pedro Abel Vieira e Manoel Moacir Costa Macêdo, são engenheiros agrônomos.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc