Pode-se usar papel alumínio, manteiga e outros itens na air fryer? Entenda!

Redação, 21 de Maio , 2023 - Atualizado em 21 de Maio, 2023

 

Foto: ilustrativa

 

 

As fritadeiras elétricas ficaram rapidamente conhecidas como as heroínas da cozinha. Seja para quem tem a vida corrida, não possui técnica, seja para quem apenas prefere cozinhar sem óleo, o eletrodoméstico facilita a vida, atribuindo a impressão de que é possível preparar e fazer de tudo no aparelho. Especialistas, contudo, explicam que não é bem assim...


Na hora de cozinhar, é comum nos apoiarmos em "pequenos ajudantes", como o papel alumínio, que garante um cozimento uniforme, e o manteiga, que auxilia no preparo de massas. Estas facilidades, entretanto, podem representar um perigo à vida útil da fritadeira elétrica e seu uso não é recomendado por alguns fabricantes! Entenda o porquê:


Segundo Michele Rodrigues, professora de engenharia elétrica da FEI, "o papel alumínio e o manteiga não são aconselhados na hora de cozinhar em fritadeiras elétricas, pois podem obstruir as aberturas de ventilação da fritadeira e levar a um superaquecimento, danificando o aparelho". Há ainda perigos mais sérios. Michele explica que "o papel alumínio pode causar faíscas caso entre em contato com a resistência elétrica, provocando um incêndio."


Dicas para prevenir danos na hora de usar a fritadeira elétrica

Evite o uso de utensílios de metal ou pontiagudos na hora de mexer ou retirar os alimentos da fritadeira, para não arranhar ou danificar a superfície antiaderente;


Não encha a fritadeira com óleo ou outros líquidos além do limite indicado pelo fabricante, para evitar transbordamentos e vazamentos;


Não coloque alimentos congelados diretamente na fritadeira, isso pode reduzir a eficácia do aquecimento e danificar o aparelho;


Use uma tomada exclusiva para a fritadeira elétrica, sem adaptadores ou extensões elétricas, para evitar sobrecarga e superaquecimento.

O que as marcas dizem sobre suas fritadeiras elétricas

Apesar de pouco recomendada por especialistas de desenvolvimento, o uso do papel alumínio, do manteiga e outros utensílios, como forma de silicone, dependem também da recomendação do fabricante. Por isso, vale se atentar ao manual do eletrônico para saber como cuidar do produto de forma correta.

Os modelos de fritadeiras elétricas da Polishop, segundo o CMO da marca, Rogerio Nogueira, aceitam o uso de papel alumínio, manteiga e formas de silicone. "Não têm muitas restrições sobre o que fazer ou não no equipamento, na verdade, tem uma gama gigante de receitas que podem ser executadas", explica.


A Mondial explica que em suas fritadeiras elétricas também é liberado o uso do papel alumínio e do manteiga. Além disso, frisa que seu uso pode aumentar a versatilidade do produto.

Caleb Bordi, gerente de marketing da Philips Walita, avisa que nas fritadeiras elétricas da marca o uso de papel alumínio, do manteiga e outros não é recomendado. Eles podem entrar em contato com a resistência e danificar o aparelho, além de interferir no resultado do preparo, pois impedem que o ar circule adequadamente no interior. Ele ainda frisa que o ideal é não utilizar nenhum tipo de acessório na air fryer, mas, se necessário, formas – se não forem de silicone – grelhas e cestas resistentes e antiaderentes podem ser usadas esporadicamente.


A marca Philco – Britânia e a Oster, até a publicação desta matéria, não retornaram o contato de Casa e Jardim.

Fonte: Casa e Jardim


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc