Coluna Radar por César Cabral - 28 de maio de 2023

Redação, 28 de Maio , 2023 - Atualizado em 28 de Maio, 2023

Transparência na ALESE

Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jeferson Andrade, a instituição tem alto nível de transparência, ao contrário da opinião isolada da Ong Transparência Internacional/Brasil que avalia mal a grande maioria das Assembleias de todo o país, inclusive a de Sergipe.  Ele não desvaloriza a avaliação da Ong - diga-se de passagem, uma avaliação de natureza mais política que técnica - e destaca o alto índice de transparência obtido pela Alese também em recente avaliação do Tribunal de Contas - por critérios técnicos, legais e institucionais. São realmente fundadas e consistentes as argumentações do presidente Jeferson Andrade.

Transparência na ALESE 2 

O trabalho da ONG TI  Brasil no combate à corrupção e em defesa da moralidade  no serviço público é meritória, mas o trabalho dos deputados estaduais também merece maior consideração e respeito.  E, como está sendo provado noutras Assembleias estaduais, alguns critérios de avaliação dessa Ong são bastante subjetivos. Exemplo: se a ouvidoria de qualquer Assembléia não postar em seu site que o telefone do denunciante será automaticamente deletado do banco de dados, logo após de feita a denúncia, a instituição pode perder até 75 pontos. Muitas ouvidorias que deletam - como manda a lei - os números telefônicos, mas simplesmente não revelam isso no próprio site concorrem para ativar o resultado negativo geral da avaliação.

Transparência na ALESE 3

Jeferson Andrade fez muito bem ao posicionar-se claramente em defesa da sua entidade e de seus colegas parlamentares. Em princípio, tudo bem. A transparência dos atos administrativos  e legislativos da Assembléia de Sergipe é um fato verdadeiro e constatável. Mas, aqui pra nós, não há nada que não possa melhorar. Que nas próximas avaliações, a ALESE marque mais pontos positivos com a Ong Transparência Internacional/Brasil e com os seus rigorosos fiscalizadores oficiais, os Tribunais de Contas.

Estamos juntos!

Durante entrevista ao radialista George Magalhães, na SIM FM, o presidente da ALESE, deputado estadual Jeferson Andrade (PSD), falou sobre a possibilidade da antecipação da eleição da Mesa Diretora da Casa e deixou claro que não trabalha para isso. Mas, caso haja interesse dos parlamentares, ele não será obstáculo para tal. Também sinalizou que não há dificuldade nenhuma em manter  Luciano Bispo (PSD) como Primeiro Secretário, desde que ele queira. Jeferson é habilidoso e amadureceu politicamente nos últimos anos. Por isso, não é presidente por acaso. 

Eu só queria entender...

 

Lembram do saudoso macaco Sócrates, personagem do programa humorístico da TV Globo, Planeta dos Homens? Pois bem. A decisão do Supremo Tribunal Federal em condenar à prisão o ex-presidente Fernando Collor de Mello por corrupção apurada pela Lava Jato, certamente, deve estar inquietando o tal macaco, cuja característica era a dificuldade de entender certas decisões e ações dos homens. Se ainda estivesse no ar, o simpático Sócrates não iria entender, de forma alguma, porque o STF condena alguém flagrado pela mesma operação que foi desqualificada pelo próprio Supremo, que anulou as condenações de quase todos os réus daquela ação policial. “Não precisa explicar, eu só queria entender”, diria Sócrates. O macaco tá certo!

Dino em Sergipe

Nesta segunda-feira, 29/05, o ministro da Justiça, Flávio Dino, estará em Aracaju para participar do lançamento do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – Pronasci 2. O evento ocorrerá às 11h e 30min, no Teatro Tobias Barreto. Na ocasião, também serão entregues ao Governo de Sergipe equipamentos destinados a melhorar a qualidade da segurança pública.

Dúvida cruel

Qual é a obra que será concluída primeiro? A duplicação da BR-101 ou o alargamento da ponte Godofredo Diniz, sobre o rio Poxim, em Aracaju? Com certeza, poucos se arriscam a fazer tal previsão, ante a morosidade do andamento de ambas. Proporcionalmente, o ritmo de uma é igual ao compasso da outra. Nunca se viu tanta cera!

Valeu, Jorginho!

O deputado estadual e atual secretário-chefe da Casa Civil, Jorginho Araújo (PSD), comemorou aniversário ontem (27/05) mandando celebrar Missa em Ação de Graças, na Igreja do Conjunto Bugio. No convite, o aniversariante abdicou dos presentes e pediu aos convidados que levassem alimentos básicos para famílias necessitadas que residem na região. 

Dose dupla

Por lá estiveram o governador Fábio Mitidieri (PSD), deputados, secretários, amigos e familiares de Jorginho que atenderam, solidariamente, ao apelo formulado. Por outro lado, puderam, todos eles, constatar a situação de abandono em que se encontra o Bugio, tradicional bairro da zona norte da capital sergipana. Ruas esburacadas e algumas quase que intransitáveis. Uma “via sacra” dolorosa para se chegar até a praça da Igreja. Como o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) não compareceu, perdeu a oportunidade de constatar, “in loco” a bagaceira no caminho das freiras.

A força da mulher

A jornalista Raissa Cruz foi eleita presidente do Sindicato de Transporte de Passageiros de Aracaju (SETRANSP), para a gestão 2023/26. Atuando como assessora de comunicação nessa área há vários anos, ela vinha exercendo a superintendência do sindicato, sendo a primeira mulher a ocupar a presidência da entidade.  

A força da mulher 2

O empoderamento da mulher vem crescendo nos mais diversos campos da vida moderna. Assim como no setor empresarial, na política existem vários casos dessa merecida e louvável ocupação de espaços pelo sexo feminino. Exemplo de mulheres poderosas existem aos montes. Para não sairmos da nossa “aldeia”, quase todas as pesquisas para prefeito de Aracaju, no próximo ano, apontam Emília Corrêa, Eliane Aquino e a delegada Katarina Feitosa bem à frente de muitos marmanjos. É isso aí.

Morada garantida

A Segunda Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, por unanimidade, deu provimento às apelações da Prefeitura de Aracaju apresentadas na Ação ajuizada pelo Ministério Público Federal com o objetivo de remover famílias instaladas na rua Eduardo Bonfim, no Japãozinho. Alegava o MPF que os moradores estavam instalados em área de preservação ambiental permanente. A Ação foi julgada improcedente, a sentença original foi reformada e as 210 famílias vão continuar residindo na localidade. 

Assédio na advocacia

Nesta segunda-feira (29/05), as Comissões em Defesa dos Direitos da Mulher e das Prerrogativas, além do Comitê do Combate ao Assédio Moral e Sexual da OAB/SE, irão realizar o “Projeto Advocacia Sem Assédio”.Pela manhã, das 8h às 13h, serão realizadas blitz em frente aos Fóruns de Aracaju e das Regionais de Sergipe, com o intuito de combater as práticas de assédio contra mulheres advogadas no âmbito jurídico. À tarde, das 16h às 18h, acontece um ato na Praça Getúlio Vargas, em frente à sede da OAB/SE, em Aracaju.  As mulheres advogadas e estudantes de Direito estão sendo convocadas para participarem desse dia de luta contra essa prática abusiva.

Sossega, Leão!

Termina na próxima quarta-feira (31 de maio) o prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda. O Fisco calcula que receberá, neste ano, 39,5 milhões de declarações até o último minuto (23h e 59min) daquele dia. Quem passar batido e não fizer a entrega dentro do prazo pagará multa que vai de R$ 165,00 até 20% do valor do imposto devido.

Novo juiz do TRE

O advogado Breno Bergson Santos foi nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo de juiz titular do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe. O ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, teve participação importantíssima na canetada do presidente. Márcio cada vez mais se consolida como peso pesado dentro do Palácio do Planalto.

Macarrão com pão

O prefeito de Santa Rosa de Lima, Júnior Macarrão, não poderá concorrer à reeleição porque está no seu segundo mandato. Pelas conversas, nas próximas eleições vai caminhar lado a lado com o empresário Walter Barreto, proprietário da Casa do Panificador. Ambos, em comum acordo, vão escolher o candidato do grupo a prefeito do município.

Água doce

Foram concluídas na sexta-feira, 26, as capacitações para operadores das 29 unidades de produção de água dessalinizada do Programa Água Doce (PAD) do estado. Ministrado em cinco municípios polos, o curso preparou os novos operadores e fez a reciclagem de conhecimentos dos atuais responsáveis pela operação dos sistemas. Os operadores são moradores de comunidades atendidas pelo programa federal, que é coordenado em Sergipe pela Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (SEAGRI).

Novo endereço

Dentro de mais alguns anos, a Seccional de Sergipe da Ordem dos Advogados do Brasil estará com novo CEP. O presidente da OAB-SE, Danniel Alves Costa, assinou com o governador Fábio Mitidieri (PSD) um Termo de Comodato para a cessão de um terreno localizado no Centro Administrativo Governador Augusto Franco, onde será construída a nova sede da Ordem. 

Pau no gato

A ENERGISA e a Polícia Civil realizaram uma operação especial de combate ao furto e fraudes de energia no município de Aquidabã, na última quarta-feira, 24. Durante as inspeções em imóveis residenciais e estabelecimentos comerciais, foram encontradas diversas irregularidades clandestinas e intervenções ilegais no sistema de distribuição de energia. 

De volta ao começo

Uma parceria firmada entre a prefeitura de Lagarto e a CNEC (Companha Nacional de Escolas da Comunidade) possibilitará a reabertura do tradicional Colégio Laudelino Freire, unidade escolar responsável pela educação de várias gerações de Lagarto e região centro-sul de Sergipe. Com quase 80 anos de fundação, a CNEC está Presente em 19 estados brasileiros, tem papel fundamental na área educacional e já formou milhares de pessoas em seus diversos segmentos. Essa parceria tem tudo pra voltar a dar certo!

 

 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc