A Villa dos Milagres. (por Antonio Samarone)

Redação, 01 de Junho , 2023 - Atualizado em 01 de Junho, 2023

 

 

O Itabaianense é antes de tudo um devoto.

“Tantas vezes eu soltei foguetes, imaginando que a fé já vinha, fiquei no meu canto calado, sem saber a força que a devoção tinha.” Uma adaptação de um verso de Betânia.

Recebi a visita dos representantes dos Movimentos de devoção à Santa Dulce dos Pobres, em Itabaiana, com o convite para a peregrinação de 06 de agosto. Aceitei de imediato. Estou nessa!

Antes, vou para à caminhada de Santo Antonio Fujão, em 11 de junho.

Fui informado do carisma de Santa Dulce em Itabaiana e da força da devoção a ela. A cada dia uma nova surpresa.

Existem em Itabaiana: uma Casa Santa Dulce dos Pobres, que abriga 103 internos com problemas mentais (não são os dependentes químicos); os Missionários e Protetores de Santa Dulce, que distribuem comidas com os famintos; o Oratório do Padre Almir, para quem precisa de rezas e o Caminho de Santa Dulce, liderado por Ancelmo Rocha, de Salvador até o pé da grande Serra.

É muita gente! Os devotos acreditam que Itabaiana é a Cidade dos Milagres. Não foi somente o primeiro. São muitos. Quem sou eu para desacreditar. Milagres, verdadeiros ou falsos, eu acredito.

Até o Rotary de Itabaiana, o clube Nova Geração, aderiu aos missionários, além dos almoços e jantas tradicionais, eles estão ajudando aos pobres. Não duvidem!

A bela Igreja de Santa Clara, projeto do arquiteto Melcíades Souza, o nosso Gaudí, agora é de Santa Clara e da Santa Dulce. Melcíades ficou feliz.

Ainda ponderei que já era devoto de Santo Antonio, e devoção é como futebol, não se muda de time. Eles entenderam. Disseram que Santa Dulce também era devota de Santo Antonio.

Conhecendo a força da fé em Santa Dulce, em Itabaiana, entendi por que a Prefeitura de São Cristóvão luta, sem sucesso, para criar um caminho de fé, entre a velha capital e a Paróquia de Santa Dulce, em Aracaju. A primeira no mundo.

O Estado é laico no Brasil. A fé não depende de decretos municipais. O turismo não inventa santuários, procissões, peregrinações, sem um forte movimento de devoção.

O turismo religioso precisa de bases reais, não é somente uma estratégia administrativa. Assim era fácil.

A Santa Dulce dos pobres escolheu Itabaiana para os seus milagres ou o povo de Itabaiana escolheu Santa Dulce para depositar a sua fé? Acho que é a mesma coisa.

Tive uma premonição, em sonho: Itabaiana caminha para se transformar em um santuário, uma Ermida importante, da Santa Dulce dos Pobres. O local é belíssimo, no pé da grande Serra, onde os devotos já construíram um mirante maravilhoso.

Tudo construído sem dinheiro público. Apenas devotos, movidos pela fé.

A Santa pediu que a Ermida fosse ao lado do Parque dos Falcões. Os devotos atenderam e incluíram uma novidade: colocaram a causa ambiental na pauta das orações. A Ermida fica no Parque Nacional Serra de Itabaiana, e o cuidado com a proteção ao meio ambiente, faz parte da devoção.

Itabaiana é a terra dos milagres!

Antonio Samarone (um devoto de Santo Antonio)


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc