Coluna Radar por César Cabral - 4 de junho de 2023

Redação, 04 de Junho , 2023

Lula vai conversar com partidos 

Depois de sentir alguns golpes na Câmara dos Deputados, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá receber, no Palácio do Planalto, os principais líderes partidários. A iniciativa do presidente visa encurtar o distanciamento com a oposição e tentar, de todas as maneiras, trazer algumas siglas e lideranças para  a sua base. Isso vai representar a distribuição de ministérios e cargos importantes com “adversários” políticos  que vêm dificultando a sua administração no Congresso. A decisão do presidente tem desagradado alguns correligionários e jornalistas militantes, que, radicalmente, não admitem tal aproximação. Alheio a essas manifestações, o presidente Lula começará a tocar a sua governabilidade independentemente do que achar certos palpiteiros. O velho quer mais é desmontar a cama que estava sendo preparada para ele.

Yandra continuará deputada 

Dentro dessa nova conjuntura, o União Brasil é um dos partidos que será prestigiado com pelo menos um ou dois ministérios. Apesar de estar cotadíssima para comandar um deles, a deputada federal Yandra Moura permanecerá onde está. Não faz parte dos seus planos deixar a Câmara e muito menos ser candidata à prefeita de Nossa Senhora do Socorro. Qualquer notícia diferente é pura especulação.

Posse na CODEVASF

Será nesta segunda-feira (5/06) a posse do novo superintendente regional da CODEVASF, Thomas Jefferson França da Costa, indicado pelo ex-deputado federal André Moura. Jeco, como é mais conhecido, estava respondendo pela Diretoria Administrativa da CODERSE (antiga COHIDRO) e a sua posse na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba está marcada para às 17 horas. 

Fábio vai longe

O governador Fábio Mitidieri (PSD) tem tudo para fazer um Governo notável. Administra o Estado com conhecimento das ações de cada secretaria de modo a saber a quantas anda cada setor governamental. Semanalmente, ele atualiza as prioridades estabelecidas no seu plano de Governo. Defensor de obras estruturantes, vai anunciar nos próximos dias a licitação da ponte que ligará a avenida Tancredo Neves ao bairro Coroa do Meio, em Aracaju. Até o início do próximo ano deverá bater o martelo sobre a nova ponte Aracaju-Barra dos Coqueiros e busca viabilizar a construção de uma outra obra de arte ligando Sergipe a Alagoas. Mesmo sem horas vagas, consegue fazer política como gente grande.

João Daniel 

O deputado federal João Daniel (PT-SE) consolidou, de uma vez por todas, a sua condição de parlamentar após o TSE julgar os embargos da pendenga que envolveu a validação dos votos de Eliane Aquino, candidata a deputada federal pelo PT, questionada pelo candidato André David, do Republicanos. Por 7x0 o Tribunal Superior Eleitoral considerou válidos os votos obtidos por Eliane Aquino, mantendo João Daniel como deputado federal pelo PT. 

Nova Executiva do REPUBLICANOS

O Partido Republicanos elegeu, na última semana, a sua nova Executiva Estadual que tem como presidente o deputado federal Gustinho Ribeiro (Republicanos-SE) e vice-presidente o Pastor Heleno . O Delegado André David é o segundo vice-presidente e o advogado Fausto Leite responde pela Primeira Secretaria. A Executiva Estadual conta com lideranças de todas as regiões do estado, a exemplo das deputadas estaduais Lidiane Lucena e Carminha Paiva. O vereador de Aracaju, Sargento Byron também compõe a nova diretoria estadual do partido.

Terça tem eleição

Está confirmada para a próxima terça-feira (6/06) a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Sergipe. Na verdade, trata-se de uma reeleição, pois todos os ocupantes dos cargos diretivos serão mantidos. Segundo a assessoria jurídica da Casa, está tudo dentro dos conformes e com amplo embasamento legal. Além do mais, tudo foi combinado com os “russos”. Com Maria Preá morta, só resta, agora, cuidar da Missa de Sétimo.

Arrumando a casa

O prefeito de Propriá, Valberto Oliveira (PSD), promove remanejamento de secretários municipais visando “azeitar” a máquina para as eleições do próximo ano. O filho dele, Luanzinho Oliveira, deixa a Secretaria Geral, onde atuava como Primeiro Ministro, e assume a Secretaria Municipal de Infraestrutura.  Vai encontrar o cofre com quase R$ 10 milhões oriundos do chamado Orçamento Secreto, fruto de emendas do senador Rogério Carvalho (PT-SE), destinados à recuperação de rodovias vicinais. Convém lembrar que Propriá tem apenas cinco povoados e uma malha rodoviária bastante pequena, formada, também, por estradas estaduais e da CODEVASF. 

Arrumando a casa 2

Outra mudança importante ocorre na Secretaria Municipal de Agricultura. O prefeito troca Hélio Gomes por Paulo Campos, primo de Renato Brandão, petista histórico e outrora adversário político de Valberto Oliveira. Essa troca sinaliza que no próximo ano, o PSD e o MDB (Renato Brandão) estarão juntos pela reeleição do atual prefeito. 

Dinheiro nos bancos

 

Para quem está com dinheiro parado e quer investir em um negócio lucrativo, aqui vai uma boa ideia: Abra uma fábrica de bancos de cimento. A prefeitura de Aracaju está valorizando bastante esse tipo de assento público nas suas praças e demais logradouros. Neste local (foto), próximo ao Farol da Coroa do Meio, só fica em pé quem quiser. Tem banco pra todo lado. Portanto, quem pretende ganhar dinheiro é só tirar a grana do banco e aplicar nos bancos. O mercado está aí, só não entra quem não quer.

Emendando os bigodes

Bigode do Santa Maria (PSD) está vereador de Aracaju desde a última quinta-feira, 1º de junho. A sua posse se deu no gabinete do presidente da Casa e decorreu da cassação do mandato do vereador Zezinho do Bugio (PT) que havia entrado na vaga do vereador Manoel Marcos (PSD), que se licenciou para assumir uma cadeira na ALESE. Zezinho do Bugio foi cassado por decisão monocrática do juiz Carlos Kraus, do TRE-SE. A matéria ainda será apreciada pelo Pleno da Corte Eleitoral, que pode (ou não) alterar a sentença. Assim, é melhor os vereadores que andaram emendando os bigodes deixaram, por enquanto, as barbas de molho. 

Sossega, leão!

A política no interior sergipano continua fervilhando, nos quatro cantos. Em São Francisco não é diferente. Já existem pré-candidatos colocando as manguinhas de fora, tanto de um lado como do outro. Na semana passada, a prefeita Alba Nascimento (MDB) jogou água no chopp de uma figurinha bastante conhecida no município, que já estava posando em fotografias com ares de candidato. Sem arrodeios, a prefeita foi clara e disse, para todo mundo ouvir, que o seu agrupamento ainda não tratou do assunto e que somente vai discutir candidatura no momento certo. Os bons entendedores entenderam direitinho. 

Prazo esticado

O sergipano Aécio Prado Dantas Júnior, presidente do Conselho Federal de Contabilidade, está comemorando a decisão do Governo que beneficia os empresários brasileiros que têm agora até 31 de julho para aderir ao Litígio Zero, Programa do Governo Federal para renegociação de dívidas. O prazo anterior era 31 de maio. A prorrogação atende às demandas enviadas pelo CFC (Conselho Federal de Contabilidade), Fenacon (Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas) e Ibracon (Instituto de Auditoria Independente do Brasil). 

Tirania asiática

 

Um bebê de dois anos e toda a sua família foram condenados à prisão perpétua, na Coreia do Norte, depois que os pais foram pegos com uma Bíblia nas mãos, é o que revela o Relatório de Liberdade Religiosa de 2022 dos Estados Unidos (EUA). O caso aconteceu em 2009, mas somente agora foi divulgado pelo Departamento Norte-americano. Segundo o Relatório, estima-se que aproximadamente 70 mil coreanos cristãos estão presos na Coreia do Norte por seguirem Jesus Cristo. O ditador e genocida Kim Jong Un (foto) pode explodir o mundo a qualquer momento. O cara enfrenta qualquer potência do planeta e persegue até Jesus Cristo. Um inconsequente!

Suplente de vereador mata namorada

Segundo o site Diário Sergipano, Vilson Soares (MDB), primeiro suplente de vereador de Estância, confessou ter matado a namorada de prenome Nayara e ocultado o corpo numa cova rasa no povoado Terra Caída, município de Indiaroba. O assassino, que é réu confesso, na eleição passada obteve 572 votos para vereador e já estava sendo anunciado como pré-candidato em 2024. Bastante conhecido pelos moradores de Estância e região, Vilson Soares atuava como agente de trânsito na cidade Jardim. 

Corpo perfeito

Nos últimos meses, o Convento Beneditinos de Maria, Rainha dos Apóstolos, na cidade de Gower, no estado americano do Missouri, tem recebido, diariamente, milhares de fiéis que vão ao local para pagar promessa e rezar diante do corpo da irmã Wilhelmina Lancaster, uma das fundadoras do mosteiro, que morreu em 2019. Exumado no último mês de abril, o corpo foi encontrado praticamente intacto. A possibilidade de um milagre tem aumentado, consideravelmente, o número de peregrinos que vão visitar o túmulo da religiosa. 

Cuidado redobrado

Aracaju tem sido muito castigada pelas chuvas. Somente no último mês de maio, a precipitação pluviométrica atingiu mais de 500mm, ou seja, o dobro do ocorrido no mesmo período do ano passado. Por conta disso, os motoristas devem redobrar os cuidados com as poças d’água, pois, geralmente, o buraco está mais embaixo. 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc