A Síndrome do Caranguejo

Nane, 06 de Junho , 2023

Hello, Nanefans!

Vocês já ouviram falar da síndrome do caranguejo? Não, não é uma doença contagiosa que te faz andar de lado e soltar bolhas pela boca. É uma metáfora que ilustra como as pessoas se comportam diante das dificuldades e das diferenças.

Imagine um cesto cheio de caranguejos. O cesto está aberto, mas nenhum deles consegue escapar. Sabe por quê? Porque eles se agarram uns aos outros, como se fossem uma grande família feliz, tipo comercial de margarina. Eles têm medo do desconhecido, do perigo e da solidão. Eles preferem ficar juntos na zona de conforto do que se arriscar no mundo afora.

Mas nem todos os caranguejos são assim. Há sempre um que é diferente, que tem um sonho, que quer mais da vida. Esse caranguejo tenta sair do cesto, explorar novos horizontes, viver novas aventuras. Ele não se conforma com a situação, ele quer mudar, ele quer crescer.

Mas o que acontece quando ele tenta sair do cesto? Os outros caranguejos o puxam para baixo, como se dissessem: "Se eu não posso sair, você também não pode". Eles o criticam, o julgam e o rejeitam. Eles não entendem sua vontade, sua coragem e sua ousadia. Eles querem que ele seja igual a eles, que ele desista de seus planos, que ele fique no cesto.

Essa é a síndrome do caranguejo. É quando as pessoas tentam te impedir de realizar seus sonhos, de ser diferente, de ser você mesmo. É quando elas te paralisam com a crítica ou com o elogio. A crítica pode te fazer duvidar de si mesmo, te desanimar e te fazer desistir. O elogio pode te fazer acreditar que você já é bom o suficiente, te acomodar e te fazer parar.

Mas como evitar que a crítica e o elogio te peguem de jeito? A resposta é simples: não dando ouvidos a eles. Isso não significa ser arrogante ou ingrato, mas sim ter confiança e discernimento. Nem toda crítica é válida, nem todo elogio é sincero. Você deve saber reconhecer os que são úteis e os que são inúteis, e usá-los como motivação para seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Não deixe que a síndrome do caranguejo te paralise. Não deixe que os outros decidam por você. Não deixe que o medo te impeça de tentar. Não deixe que a preguiça te impeça de continuar.

Seja como o caranguejo que tenta sair do cesto. Seja diferente, seja sonhador, seja você mesmo. Seja livre para escolher seu caminho, seja forte para enfrentar os obstáculos, seja feliz para aproveitar as oportunidades.

Mas cuidado: nem tudo são flores fora do cesto. Há também os perigos, as incertezas e as decepções. Há também a panela fervendo, o sal grosso, o limão e um delicioso vinagrete.

Mas sabe de uma coisa? Tudo é difícil nessa vida. Desistir é difícil, seguir em frente também é difícil. Ter sucesso é difícil, não ter também é difícil. Ir adiante é difícil, ficar estagnado é difícil pra caramba. No final das contas é tudo difícil, então escolha o difícil que vale a pena. Escolha o difícil que te faz crescer. Escolha o difícil que te faz feliz.

E não se esqueça: você é um caranguejo, mas também é um ser humano. Você tem sentimentos, pensamentos e valores. Você tem qualidades, defeitos e limites. Você tem direitos, deveres e responsabilidades.

Então seja um caranguejo humano. Seja ético, seja honesto, seja gentil. Seja grato, seja generoso, seja solidário. Seja humilde, seja sábio, seja feliz e seja livre!

Não se deixe paralisar pela crítica ou pelo elogio. Seja você mesmo, busque seus sonhos e siga em frente. Ou não, tanto faz. Afinal, a vida segue sendo sua e a escolha também. O único conselho sensato que posso te dar e que surtirá efeito imediato comprovado cientificamente pela humanidade é: Use desodorante e pratique Beach Tennis!


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc