O FURACÃO EUCLIDES PAES MENDONÇA.

JOSÉ DE ALMEIDA BISPO, 11 de Junho , 2023 - Atualizado em 11 de Junho, 2023

Volta e meia somos instados a retornar ao tema Euclides Paes Mendonça.
É que não dá para avaliar Itabaiana na história sem os treze anos de ascensão e trágica queda do grande personagem da mesma quatrocentona história serrana.
O ethos de competitividade serrana é coisa de maluco: “sempre seja o primeiro”. Parece o transporte integral do modus grego clássico para itabaianense.
Se por um lado isso leva à topo da criatividade, traz, por outro lado, uma limitação de ações, um tal de bater palmas para si mesmo que, e exemplo do que se pratica em relação a outros, esses mesmos outros também o fazem entre si, e para nós.
Na última sexta-feira, por volta das dez, enquanto caminhávamos lado a lado com a última viagem do agora saudoso José Rivaldo Costa, nosso queridíssimo Mãe Gorda, rumo ao Cemitério de Santo Antônio e Almas, num rápido papo com o engenheiro e empresário José Carlos Machado, este provocou um momentâneo histórico de homens notáveis à História de Itabaiana, a começar do inevitável Zeca Mesquita, e, enquanto desfiávamos os mais variados nomes, interiormente eu ia matutando sobre um terrível característica comum à humanidade, porém acentuado entre nós, de esquecermos os feitos de quem veio antes... propositalmente; uma forma da não dar espaço para os outros. O princípio de Aquiles diante das muralhas de Troia: “A glória não é para ser compartilhada; ela é minha, e só.”
E, digamos assim, o máximo do egoísmo, fútil, célere, passageiro porque, o mesmo que me leva hoje a querer tudo sozinho, levará aqueles por mim (mal) educados a também assim proceder futuramente, e sempre, sempre.
Só que a sociedade necessita de líderes e de heróis; em quem se espelhar. Com quem se identificar. Sem isso ela não gera identidade; autoconfiança, motor indispensável para o engrandecimento pessoal.
Se matamos a memória de nossos grandes benfeitores a cada geração deles... não restará nada.
E isso me leva à importância do passageiro Euclides Paes Mendonça, sua meteórica carreira política, e especialmente os efeitos de seus feitos, desde a fuga do meu pai do povoado Mangabeira, em 1955, para não virar alvo da sua tropa de carniceiros, à tentativa de dotar uma cidade de seis mil habitantes de um aeroporto, claramente numa intenção de torná-lo referência para todo o estado de Sergipe.
Euclides pôs o já bissecular modus operandi sociopolítico itabaianense de pernas pro ar. Deu um safanão em vícios arraigados; quebrou as caixinhas, como dizia o saudoso vereador, meu amigo Antônio Andrade da Costa, o Tonho de Pombinho, onde tudo era ‘enlatrado’. Reprogramou a vida política e também social de Itabaiana.
Coincidentemente, começa aí a aparecer, tenuemente a preocupação com a História: a verdadeira forma de consciência do passado para melhor projetar o futuro.
Contudo a fome de glória restrita permanece. Ameaçadora. Resistente.
Se em toda a civilização já é por natureza necessário a vigilância e a execução pelas autoridades de manter a chama da memória, da História acesa, em nosso caso, com essa tendência intencional ao esquecimento do fruto do trabalho “dos outros”, isso torna-se um ato obrigatoriamente dramático.
Em tempo: entra ano e sai ano e, nas barulhentas e animadas festas de caminhoneiros ninguém lembra do primeiro caminhão de Itabaiana e seu proprietário, o músico, maestro e deputado estadual, Esperidião Noronha.
Como resultado, essa mesma cultura de esquecimento do outro, já esqueceu completamente João de Balbino, e até já esquece Rolopeu, para ficar só nos que mais foram badalados e recentes.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc