A Fé em Antonio. (por Antonio Samarone)

Redação, 14 de Junho , 2023



 

A missa foi o principal ato público, na fundação do Brasil. Somos a Terra da Santa Cruz. O que houve? A fé católica desabou. Somente 8% dos que se dizem católicos, frequentam a missa regularmente.

Constatei essa verdade nas Trezenas de Santo Antonio, em Itabaiana. A Igreja vazia. Meia dúzia de devotos. Raríssimos jovens. Um prenuncio de um amanhã mais difícil.

Desconheço as causas.

Tenho lido várias explicações, todas superficiais. De lamentações morais a prenúncios apocalípticos, do fim da transcendência a teologia da prosperidade. São análises interessadas, adaptadas a ideologia dos analistas.

Nem um Papa Santo, ou quase Santo, como Francisco, foi suficiente para sustar a queda do catolicismo no Brasil.

Um paradoxo: essa mesma gente de coração vazio, enche as ruas nas procissões. Hoje, 13 de junho, multidões acompanharão o andor de Santo Antonio. Na verdade, não existe mais andor, o Santo vai num carro alegórico, enfeitado por Val Decorador.

Aliás, um carro arrumado com bom gosto e estilo por um artista plástico. Val Decorador é um gênio da criatividade. O Santo demonstra a seu contentamento, com um leve sorriso. Prestem a atenção.

Também não sei explicar as motivações de tanta gente nas procissões.

Sinto, que mesmo a fé em Antonio está ameaçada. A Irmã Dulce dos Pobres, que fez o seu primeiro milagre em Itabaiana, avança velozmente sobre as devoções. O pão dos pobres de Santo Antonio está sendo substituído por obras assistências mais abrangentes.

Não sei se ainda existem as “Santas Missões”, onde Frades barbudos pregavam o fim do mundo e as ameaças do fogo eterno. Era um alerta aos hereges. Frei Damião de Bozzano foi o último a pregar o Paraíso só para os justos.

Hoje, somos perdoados antecipadamente de qualquer vilania. Foi o fim do arrependimento, do remorso e do peso na consciência.

Perdeu-se o medo!

O fogo do Inferno esfriou e o Paraíso abriu as portas para todos.

Antonio Samarone. (médico sanitarista)


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc