Morreu Djalma Lobo. (por Antonio Samarone)

Redação, 14 de Junho , 2023 - Atualizado em 14 de Junho, 2023



 

A geração anterior está indo embora!

Djalma Lobo foi um protagonista da Aldeia serrana. Fez de tudo, até política. Ainda menino, andava com um carro de som, incomodando os coronéis e a capangada, pelas ruas da Villa.

A velhice me impôs uma nova rotina: comparecer a velórios e sepultamentos. Diariamente, um amigo se despede. Às vezes, mais de um. A frequência aumentou a minha convicção: não tem jeito, parece que eu também estou nessa fila!

Djalma Lobo foi um mestre do Rádio. A Princesa da Serra, criada por Zé Queiroz, foi uma tribuna que fez história. Essa história ainda precisa ser contada.

Djalma Lobo e Zé Queiroz fundaram um grupo político, que teve o seu tempo, e mudaram a trajetória da vida política em Itabaiana.

Entretanto, a minha melhor lembrança de Djalma Lobo não é nem política, nem do rádio. É a sua prosa fácil e engraçada, a sua maneira de enxergar as peripécias dos ceboleiros. Um cronista do prosaico, do dia a dia, da rotina dos anônimos, dos pequenos e esquecidos.

Djalma Lobo enfrentava as suas próprias fragilidades com bom humor. Quem participou de uma roda de conversas com Djalma não esquece. Ele sempre tinha um contraponto, uma versão curiosa, irônica e inteligente.

Djalma Lobo sintetizava uma cultura que está acabando. Uma visão de mundo cheia de verdades fantasiosas e profundas, das raízes da doce Villa de Santo Antonio e Almas.

Sem escrever, oralmente, Djalma Lobo foi o Gabriel Garcia Marques da Villa de Itabaiana.

Djalma, você fará falta!

Antonio Samarone (médico sanitarista)


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc