Restituição do Imposto de Renda: saiba como consultar e conheça o calendário de pagamentos para 2023

Redação, 21 de Junho , 2023 - Atualizado em 21 de Junho, 2023

 

 

A Receita Federal já começou a realizar os pagamentos da restituição do Imposto de Renda para uma parte dos contribuintes. Nos próximos meses, novos grupos terão acesso ao dinheiro. Os contribuintes que já entregaram a declaração dentro do prazo querem saber como consultar a restituição e quando cada grupo poderá recebê-la.

A restituição do Imposto de Renda é um pagamento disponibilizado pela Receita Federal aos contribuintes que tiveram o imposto retido na fonte ou que pagaram um valor maior na declaração. A Receita divulga um calendário específico para os pagamentos das restituições, que geralmente começam após o prazo de entrega das declarações. Confira abaixo tudo o que você precisa saber para receber a restituição do Imposto de Renda em 2023!

Como funciona a restituição do Imposto de Renda em 2023?

Neste ano, as restituições do Imposto de Renda serão divididas em 5 lotes diferentes. O primeiro lote já foi pago e contemplou os contribuintes com prioridade legal, além daqueles que optaram pela versão pré-preenchida da declaração e o saque via Pix.

Nessa primeira rodada de pagamentos, a restituição do Imposto de Renda atingiu o maior valor da história, beneficiando cerca de 4,1 milhões de brasileiros com um total de R$ 7,5 bilhões.

É importante mencionar que os primeiros pagamentos da restituição não incluem apenas os contribuintes que entregaram a declaração neste ano, mas também aqueles que estavam na malha fina e regularizaram sua situação entre 2022 e 2023.

Os seguintes grupos de contribuintes já receberam os pagamentos da restituição do Imposto de Renda 2023:

Idosos acima de 80 anos: 246.013 pessoas;


Idosos entre 60 e 79 anos: 2.464.031 pessoas;


Cidadãos com deficiência física ou mental, ou portadores de doenças graves: 163.859 pessoas;


Contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério: 1.052.002 pessoas;


Indivíduos que não têm prioridade legal, mas usaram a declaração pré-preenchida ou optaram pelo recebimento da restituição via Pix: 204.020 pessoas.


Como é realizado o pagamento?

O pagamento da restituição do Imposto de Renda é feito na conta bancária informada pelo contribuinte durante a declaração. Ou seja, o contribuinte pode escolher qualquer instituição bancária para receber os valores.

Caso o sistema da Receita Federal não consiga depositar a restituição na conta bancária escolhida, os valores serão enviados para o Banco do Brasil. Nesse caso, os beneficiários poderão reagendar a transferência de forma rápida e prática por meio do Portal do Banco do Brasil.

Como consultar a restituição do Imposto de Renda?

A consulta à restituição do Imposto de Renda já está disponível no portal oficial da Receita Federal, o mesmo utilizado para a entrega da declaração. Para fazer a consulta, siga
 

 

 
o passo a passo abaixo:

Acesse o site www.gov.br/receitafederal.


Escolha a opção "Meu Imposto de Renda".


Preencha todas as informações solicitadas pela plataforma.


Clique em "Consultar a Restituição".


Pronto! Agora você poderá conferir os valores disponíveis em seu nome.


É importante ressaltar que a consulta para o segundo lote da restituição do Imposto de Renda 2023 ainda não está disponível. Os beneficiários que não receberam os pagamentos na primeira rodada poderão consultar o segundo lote a partir do dia 23 de junho, de acordo com o calendário divulgado pela Receita Federal.

Calendário de restituição do Imposto de Renda 2023

A Receita Federal já divulgou o calendário completo de restituições do Imposto de Renda 2023, com todas as datas de pagamento. O cronograma não se limita apenas às datas de pagamento, mas também inclui as datas de início das consultas. Dessa forma, você poderá verificar quando os pagamentos serão disponibilizados e a partir de quando será possível conferir a lista de beneficiários.

Confira o calendário completo com as datas de consulta e pagamento da restituição do Imposto de Renda 2023:

1º lote: Consulta liberada em 24 de maio; pagamento disponibilizado em 31 de maio.


2º lote: Consulta será liberada em 23 de junho; pagamento será disponibilizado em 30 de junho.


3º lote: Consulta será liberada em 24 de julho; pagamento será disponibilizado em 31 de julho.


4º lote: Consulta será liberada em 24 de agosto; pagamento será disponibilizado em 31 de agosto.


5º lote: Consulta será liberada em 22 de setembro; pagamento será disponibilizado em 29 de setembro.


Caso você ainda tenha dúvidas sobre a restituição do Imposto de Renda 2023 ou precise resolver outras pendências relacionadas à declaração, é possível solucionar todas as questões no site www.gov.br/receitafederal

 

Fonte: Pronatec
 

 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?