O que é produzido a partir do milho.

Redação, 12 de Julho , 2023 - Atualizado em 12 de Julho, 2023

Do Campo à Cozinha: O Milho e seus Múltiplos Usos

O milho é um dos alimentos mais versáteis que existem, estando presente em uma infinidade de produtos. Cultivado em todo o mundo, essa planta da família das gramíneas é uma fonte inesgotável de alimentos e matérias-primas. Aqui, exploraremos alguns dos principais produtos derivados do milho.

Alimentos e Bebidas

1. Amido de milho (maisena): extraído dos grãos de milho, é utilizado para engrossar molhos e sopas, além de ser um ingrediente-chave em receitas de bolos, biscoitos e outras sobremesas.

2. Farinha de milho: usada para preparar alimentos como polenta, broa de milho e cuscuz.

3. Óleo de milho: extraído do germe do grão, é amplamente usado na culinária para fritar, assar ou como ingrediente em margarinas.

4. Pipoca: um dos alimentos mais populares derivados do milho, a pipoca é obtida a partir de uma variedade específica que estoura quando aquecida.

5. Cerveja de milho: embora o principal grão para a produção de cerveja seja a cevada, o milho também pode ser usado, geralmente em combinação com a cevada.

6. Xarope de milho: produzido a partir do amido de milho, é amplamente utilizado na indústria de alimentos e bebidas como adoçante.

7. Whiskey Bourbon: Este tipo de uísque americano é feito principalmente a partir do milho.

Produtos Industriais

1. Etanol: o milho é uma das principais fontes para a produção de etanol, um biocombustível utilizado em veículos.

2. Plásticos biodegradáveis: a partir do amido de milho é possível produzir plásticos biodegradáveis, uma alternativa sustentável aos plásticos tradicionais.

3. Ração animal: o milho é um ingrediente principal em muitas rações para animais, incluindo vacas, porcos, aves e peixes.

4. Produtos de higiene: o amido de milho é utilizado na produção de fraldas descartáveis, absorventes e outros produtos de higiene, devido à sua capacidade de absorção.

Este é apenas um vislumbre da variedade de produtos que podem ser obtidos a partir do milho. Essa planta incrivelmente versátil desempenha um papel fundamental na alimentação humana e animal, na produção de combustíveis e na indústria, tornando-a um dos cultivos mais valiosos do mundo.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc