Itabaiana comemora reforma e ampliação da nova Escola Estadual Professora Maria da Conceição – ‘Maria Pereira’

Foi investido R$ 1.904.122,15 na modernização, ampliação e intervenção total do prédio

Redação, 22 de Agosto , 2023 - Atualizado em 22 de Agosto, 2023

Quando uma nova escola é inaugurada, o sentimento de felicidade e de fortalecimento da educação toma conta da comunidade escolar. Dessa forma, o Governo de Sergipe entrega mais uma obra estruturante para a qualificação da educação no agreste sergipano: a reforma do prédio da antiga Escola Rotary Dr. Carlos Melo, em Itabaiana. Além de uma grande mudança estrutural, a unidade de ensino ganha um novo nome: Escola Estadual Professora Maria da Conceição - ‘Maria Pereira’. Foi investido R$ 1.904.122,15 na modernização, ampliação e intervenção total do prédio.

“Acompanhamos passo a passo toda continuidade da obra deste importante equipamento de ensino. É uma escola totalmente nova para acolher aos mais de 320 alunos matriculados com a garantia do conforto e da qualidade no ensino. Antes, a escola tinha somente quatro salas e, com a ampliação, passou a ter sete salas de aula, com a perspectiva de aumentar a capacidade de matrícula”, comemora o secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral.

A unidade escolar também passou a contar com novos blocos de banheiros masculino e feminino adaptados, construção de secretaria com arquivo, construção de uma nova cozinha com despensa de materiais perecíveis e não perecíveis. Como parte da melhoria em infraestrutura de apoio pedagógico, foi construído o laboratório de informática, uma de sala multiuso, biblioteca, sala dos professores, reivindicações antigas dos profissionais e alunos que passam parte do dia na escola.

Para garantir que a unidade escolar seja inclusiva, foi posto em prática um projeto de acessibilidade, contendo banheiros para pessoas com deficiência (PcDs), rampas de acesso e pisos de alta resistência, além da revisão geral da cobertura do prédio. Para que a escola fosse climatizada por completo, houve um projeto de aumento da carga elétrica, contando com novo sistema de fiação, melhoria e aumento da potência do gerador elétrico. Toda a escola recebeu um sistema de combate a incêndio.

Na ampliação da infraestrutura de serviços, além da construção das despensas da cozinha, a escola recebeu novos reservatórios inferior e superior; construção de casa de lixo e da casa de gás.

“Estamos felizes em ver mais uma obra do Governo do Estado ser entregue a nossa cidade. A nova Escola Maria Pereira vem para fortalecer o ensino estadual em Itabaiana e na região. Muitas famílias almejam esta nova escola e toda comunidade escolar comemora. Além de agregar ao ensino, a nova Escola Estadual Maria Pereira vem, também, garantir conforto aos alunos e melhores condições de trabalho para professores, direção e todos os membros da equipe”, destacouo gestor da Diretoria Regional de Educação 3, Gladston Santos.

Histórico

A Escola Rotary que recebeu o nome inicialmente de Dr. Carlos Melo foi fundada em 04 de abril de 1973 com apenas uma turma de 1º serie com 30 alunos no turno vespertino, tendo como professora Maria do Carmo Santana de Almeida. Inicialmente era uma fundação por iniciativa do Rotary Club. Sua denominação foi uma homenagem ao Dr. Carlos Fernandes Melo, um médico notável que fazia atendimento comunitário. Gracas ao esforço dele que o Rotary Club foi implantado em Itabaiana.

Em 16 de maio de 1991, através da Resolução 194/91CEE, a escola passou a ter funcionamento legal, tendo como entidade mantendora o Governo do Estado e jurisdicionado a DRE 3 até os dias atuais.

No ano de 2007, a Escola Rotary adotou ao Ensino Fundamental em nove anos, conforme a Resolução nº0410/2006 do Conselho Estadual de Educação e o artigo 32 da LDB. No ano de 2022, surgiu a oportunidade da Escola Rotary ter sua sede própria, reutilizando o espaço de uma unidade de ensino que foi extinta: a Escola Estadual Monsenhor Mário Reis.

A escola Monsenhor Mário Reis ou Escola Rotary Carlos Melo foi reforma e ampliada. A unidade que tinha apenas quatro salas de aula, conta hoje com sete salas de aula, refeitório, banheiros de acessibilidade, sala dos professores, direção, secretaria, biblioteca, sala de multimídia, auditório, cozinha totalmente ampliada e refeitório.

Profa. Maria da Conceição – Maria Pereira

Diante da mudança de prédio alocado dos rotaryanos para uma sede própria, a comunidade escolar, conselho escolar, professores e funcionários foram contactados para escolher um possivel nome a ser homenageado e por consequência tornar-se o nome da unidade de ensino.

Por unanimidade acharam justo homenagear uma Itabaianense, que teve um brilhante trajeto a frente da gestão do Colégio Estadual Murilo Braga durante 15 anos. Maria da Conceição, mais conhecida como Maria Pereira, pedagoga, itabaianense, de uma fé incontestável e valores significativos para contirbuir na formação educacional dos filhos de sua cidade. Diante dessa veracidade, o Rotary a partir da inauguração do novo espaço escolar passar a ser dominada Escola Estadual Professora Maria da Conceição.

Maria da Conceição, filha de Pedro Pereira de Andrade e de Maria Alexandrina da Conceição, nasceu no dia 20 de dezembro de 1930, no município de Itabaiana. Era um sábado, dia dedicado a Nossa Senhora. Desde muito jovem, dedicava-se em tudo que fazia, foi um traço que marcaria suas ações por toda a vida.

Ainda criança, seus pais mudaram de residência, foram se instalar na capital sergipana, ao lado da linha férrea onde hoje se encontra a Avenida São Paulo, em uma propriedade circundada de vasta área verde, com muitas árvores frutíferas, o que proporcionou uma moradia tranquila para sua família. O senhor Pedro Pereira, seu pai, tinha como profissão a fabricação artesanal de fogos de artifício, “fogueteiro”, sendo reconhecido como o melhor da localidade.

A educação foi um objetivo determinante na vida da pequena Maria, sendo uma aluna disciplinada e estudiosa durante toda vida escolar. Fez os estudos primário e secundário em Aracaju. O primário estudou no Grupo Escolar General Valadão, no bairro Siqueira Campos, o secundário foi cursado na Escola Normal Rui Barbosa, hoje Instituto de Educação Rui Barbosa.

Com o título de professora, com o antigo curso Pedagógico, sua família retorna à cidade serrana de Itabaiana. Na cidade, começa sua história de total doação à educação de crianças e jovens. Sua primeira atividade profissional foi exercida entre o final da década de 50 e início da década de 60, na Escola Padre Vicente de Jesus, vinculada à Paróquia de Santo Antônio e Almas, de Itabaiana.

Em seguida, ingressou na Rede Estadual de Ensino, precisamente no Grupo Guilhermino Bezerra, e sua dedicação já era constatada por toda a comunidade. Transferida do Guilhermino, passa a fazer parte do seleto grupo de professores do Curso Pedagógico da grande Escola Normal Rural Murilo Braga, hoje Centro de Excelência Murilo Braga.

Segura e ponderada nas suas atitudes, agindo sempre com ética e respeito, orientava a todos, exercia grande liderança na formação científica e humana dos estudantes que passavam por suas mãos, Maria da Conceição recebe do Governo Estadual o maior desafio de toda sua vida profissional: ser diretora do Murilo Braga.

Para melhor desempenhar suas atividades profissionais, busca qualificação superior na área de administração escolar, na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Determinada a adquirir maiores conhecimentos, fez especializações na Bahia.

Profissionalmente, a história de dona Maria vai além fronteiras por meio dos seus alunos, que se tornam profissionais dos mais qualificados e reconhecidos nas diversas áreas: magistério, jurídica, medicina, política, arquitetura, engenharia, comércio.

Concluiu suas atividades de diretora do Murilo Braga no início dos anos de 1980, quando se aposentou.

Dona Maria sempre foi uma mulher de fé. Seu tempo de vida foi permeado por entrega total a tudo que fazia e sua fé serviu de sustentação para tudo. Sem beatismo, foi fervorosa cristã, sendo exemplo de vida para os seus e aos que a rodeavam.
Colaborou na formação cristã de tantas crianças quando foi catequista, fez parte do Grupo de Oração da Pia União das Filhas de Maria da Paróquia de Santo Antônio e Almas, de Itabaiana. Cursilista da Ação Católica, proferindo palestras e cursos, e, por fim, foi ministra da eucaristia, essa nobre tarefa exerceu com grande devoção enquanto a saúde física a proporcionou.

Dona Maria Pereira faleceu no dia 23 de novembro de 2010, deixando em todos que tiveram o privilégio de conhecê-la e convivido enorme saudade, exemplo de amor pela educação, pela vida e grande testemunho de fé.

Serviço:

O que? Reforma e ampliação da Escola Estadual Professora Maria da Conceição ‘Maria Pereira’ (antiga Escola Estadual Rotary Dr. Carlos Melo)

Quando? 22 de agosto (terça-feira) - às 10 horas

Onde? Rua Coronel Sebrão, nº 641, Bairro Centro - Itabaiana/ SE

 

ASN


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?