Quem está “travando” as emendas impositivas dos vereadores de Aracaju?

Habacuque, 11 de Setembro , 2023

Um dos assuntos mais comentados do mundo político, na última semana, certamente foi a fala contundente do presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Ricardo Vasconcelos (REDE), que ocupou a tribuna para fazer duras críticas à atual administração da cidade por conta da não liberação dos recursos provenientes das emendas impositivas apresentadas pelos vereadores da capital. Ricardo chegou a dizer que os direitos dos parlamentares serão respeitados, “por bem ou por mal”, e a independência da Casa será preservada!

Citando os vereadores Antônio Bittencourt (PDT) e Vinícius Porto (PDT) – dois dos mais fiéis escudeiros de Edvaldo – Ricardo Vasconcelos exigiu que a autonomia do parlamento seja respeitada pelo Poder Executivo, disse ter a garantia verbal do prefeito de que as emendas estariam prontas para serem liberadas, mas que, na prática, há sempre uma espécie de “travamento” suspendendo a liberação dos recursos. O presidente da CMA até “amenizou” para o gestor, mas, convenhamos: se o prefeito não dá a “palavra final”, então quem está “decidindo” por ele?

Diferente da maioria dos veículos de comunicação que se dividiram na análise sobre a fala de Ricardo, este colunista vai além: quem está travando a liberação das emendas para os vereadores de Aracaju? Na fala de Ricardo – que para alguns estava “ameaçando” o prefeito, tentando lhe colocar a “faca no pescoço”, e para outros a culpa é do prefeito pela dificuldade de relacionamento político – o que mais chama a atenção é que “alguém” decide o que libera e o que não libera! Ou seria o próprio Edvaldo Nogueira deixando a culpa recair sobre algum “testa de ferro”?

O fato é que em qualquer esfera de Poder, seja ela Federal, Estadual ou Municipal já é uma prática conhecida a imposição feita pelos parlamentos em relação ao Executivo em troca de apoio de político. É assim na relação do Congresso Nacional com o presidente da República; é assim com a Assembleia Legislativa e o governador do Estado; e também é da mesma forma na relação entre os vereadores da situação e o prefeito de Aracaju. O Parlamento aprecia e encaminha as propostas do Executivo e, em contrapartida, seus membros indicam a aplicação do recurso público.

A verdade que alguns setores “dão a volta no mundo” para explicarem é que a maioria dos políticos sergipanos, inclusive os aliados, não confiam na postura, no compromisso do prefeito Edvaldo Nogueira. Não o quiseram disputando o Senado em 2014, não o quiseram disputando o governo em 2022 e não querem a sua continuidade (Luiz Roberto) na PMA em 2024. É por essa postura do gestor que suas relações política não “dão liga”! Seu grupo (de confiança) é bem restrito e sua “estratégia de pressão” é especular uma reaproximação com o PT e Rogério Carvalho! Nada mais!

Edvaldo caminha para um final triste no comando da Prefeitura de Aracaju, uma cidade que, após sete anos de uma nova gestão dele, ainda apresenta muitos dos mesmos problemas que ele disse ter “herdado” do ex-prefeito João Alves Filho (in memoriam), que já convivia com sérios problemas de Saúde. E o prefeito da capital ainda tem a “ambição” de querer disputar o Senado em 2026, mesmo com sua base política toda fragmentada! Mas fica a pergunta no ar: quem está “travando” as emendas dos vereadores? Por que motivo? Isso passa pela eleição de 2024? Com a palavra...

 

Veja essa!

Sem êxito com sua secretária de Saúde, Waneska Barboza, que tem sido alvo de muitas críticas pelo descaso da gestão municipal com sua Pasta, sobretudo na prestação dos serviços aos mais pobres, Edvaldo Nogueira agora quer “emplacar”, a todo custo, o secretário de Estado, Luiz Roberto.

 

E essa!

Sem carisma e não eleito deputado federal em 2022, Luiz Roberto está sendo “servido” ao governador Fábio Mitidieri (PSD), que tem mantido o compromisso de liderar junto com o prefeito o processo de sucessão, mas que tem personalidade forte e não gosta muito de ser pressionado para decidir, apesar de gostar do estilo do secretário.

 

Problema na CMA

A primeira dificuldade neste processo está na Câmara Municipal onde a maioria dos vereadores aliados não aceitam nomes como Waneska e o próprio Luiz Roberto, e querem ser ouvidos. A turma mantém o compromisso de apoio com a pré-candidatura de Nitinho (PSD) para prefeito de Aracaju.

 

Bomba!

Outra informação é que, se também não tiver êxito na indicação de Luiz Roberto para a PMA, Edvaldo Nogueira poderá se associar ao grupo que articula uma pré-candidatura do secretário e vice-governador Zezinho Sobral (PDT). O problema é que dentro do PSD há um desejo de candidatura própria para Aracaju...

 

Eleição proporcional

Se o prefeito de Aracaju (ou alguém próximo a ele) estaria usando as emendas impositivas como forma de pressão junto aos vereadores, há no parlamento uma leitura para o “troco”: há quem defenda o “isolamento” na eleição proporcional do próximo ano, deixando os defensores de Edvaldo no PDT, dificultando a eleição (reeleição) de alguns.

 

Desmentido

Em nota pública, o diretor do Instituto Padrão, Ronaldo Joaquim, negou que tenha feito qualquer pesquisa em Campo do Brito nos últimos anos. Conhecido por todo Sergipe pela lisura e transparência, ele lamentou a publicação e o uso indevido do nome do seu instituto.

 

Instituto Opinião

Este colunista também tomou o cuidado de tentar localizar o responsável pelos levantamentos do Instituto Opinião. Houve tentativa via contato telefônico e via whatsApp, mas sem sucesso em ambos os casos. A dúvida é se o Instituto realizou alguma pesquisa no município de Campo do Brito recentemente e se os resultados poderiam ser divulgados neste espaço. A coluna segue aguardando e à disposição para a referida publicação...

 

Pode ter problema

Agora o que chama a atenção é o fato de um vereador da cidade, Rege da Autoescola, sair propagando um suposto “fake News” com números equivocados e de uma pesquisa que até o próprio responsável pelo Instituto já desmentiu. O parlamentar precisa ter cuidado porque, se ainda é permitida a divulgação de pesquisa não registrada, o risco de espalhar um levantamento suspostamente falso pode até acarretar na perda do mandato e outras responsabilizações...

 

Exclusiva!

Chega a informação que o empresário e agricultor Ednílson da Angeloc (Neguinho das Moendas) vai disputar a eleição do próximo ano para prefeito de Salgado. Em 2020 ele já tinha este desejo, mas se viu obrigado a recuar por conta da COVID-19. Neguinho tem um trabalho social forte no município, sua origem é de família humilde e hoje tornou-se um empresário bem sucedido.

 

Alô Salgado!

Ednílson da Angeloc é tio do ex-vereador da cidade, Miminho das Moendas e sua pré-candidatura agrada a outros empresários da região que o conhecem e apostam no seu potencial para realizar uma gestão bastante exitosa no comando da Prefeitura Municipal de Salgado.

 

Cariri no Carnaval

A Escola X9 Paulistana vai prestar uma homenagem em seu desfile no próximo Carnaval de São Paulo ao Bar e Restaurante Cariri, um dos mais tradicionais da Orla de Atalaia, em Aracaju, e que representa muito bem a Cultura sergipana e nordestina. A informação é que será montado um bar temático em um carro alegórico, com a presença do proprietário Hamilton, numa homenagem ao Forró.  

 

Libras no TCE I

A fim de garantir a acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva, o Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) passou a contar com tradução para Língua Brasileira de Sinais (Libras) em todas as suas sessões, um compromisso firmado desde o início da gestão do conselheiro-presidente Flávio Conceição, e que foi muito bem recebido não só por membros e integrantes da Corte de Contas sergipana, mas por toda sociedade, desde sua sessão inaugural.​

 

Libras no TCE II

Criada para promover os direitos e inclusão social de pessoas com deficiência, a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) promove equidade, garante o acesso ao mercado de trabalho, informação e tantas outras possibilidades, e diante de todas essas ferramentas, por meio da Diretoria de Comunicação e Mídias (Dicom), o TCE iniciou a viabilização deste trabalho inclusivo que possibilita que as informações da Casa se tornem acessíveis aos cidadãos com deficiência auditiva. 

 

Libras no TCE III

Surda desde seu nascimento, a servidora do TCE/SE, Mariana Caputo, convive com as dificuldades de inclusão. Dentro de sua rotina profissional, a servidora ressaltou a importância da implantação do sistema tradutor, mostrando que ações como a desenvolvida pelo Corte representam uma imensa conquista.

 

Mariana Caputo

“Primeiro quero dizer que foi uma surpresa muito gratificante, e parabenizo todos os envolvidos neste trabalho. Permitir que as pessoas com deficiência auditiva como eu tenham acesso às informações do Tribunal de Contas é um marco. A Língua Brasileira de Sinais é uma forma de linguagem natural, criada e reconhecida pela Lei de nº 10.436 como como uma das línguas oficiais do país”, disse Mariana.

 

Acessibilidade

Responsável pela efetivação do sistema de tradução, este realizado por duas profissionais contratadas, o diretor de Comunicação e Mídias do TCE, Habacuque Villacorte, destaca que a iniciativa também representa a luta contra o audismo, uma forma de preconceito com as pessoas que têm menor ou nenhuma capacidade de audição. “A tradução para Libras é importante para erradicar esse preconceito e representa mais transparência na atividade fim do TCE”, pontuou o diretor.​

 

Yandra Moura I

A deputada federal Yandra Moura (União), tomou mais uma iniciativa favorável aos municípios brasileiros. A parlamentar apresentou a Indicação ao Poder Executivo nº 1.200/2023, sugerindo a abertura de crédito junto ao BNDES e ao Banco do Nordeste para que as administrações municipais possam implantar aterros sanitários.

 

Yandra Moura II

Na última semana a Câmara dos Deputados encaminhou a proposta de Yandra ao ministro de Estado Chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, por meio de um Ofício da Primeira Secretaria. A Lei que trata sobre o tema, sancionada em 2010, é clara ao determinar a erradicação e o combate aos lixões em todo o território nacional.

 

Yandra Moura III

“Temos que buscar uma solução, porque as prefeitas e prefeitos que não cumprirem a política de resíduos sólidos estarão sujeitos às punições da Lei de Crime Ambiental, que resultam em multas e até detenção”, informou Yandra. A Indicação proposta pela deputada solicita ao Governo Federal a abertura de crédito junto ao BNDES e ao Banco do Nordeste, possibilitando que as administrações municipais implantem os aterros sanitários seguindo todas as exigências legais. “Não é possível deixar a missão de mudar todo um sistema apenas nas mãos dos municípios; os de pequeno porte não dispõem do orçamento necessário para uma obra dessa magnitude”, explicou.

 

Em Singapura I

O secretário Valmor Barbosa e a comitiva sergipana em Singapura encerraram as atividades na Gastech na última sexta-feira (8), com a participação em um importante Seminário que apresentou a área energética do país, com destaque para Sergipe. Após a descoberta de expressivas reservas de gás natural em águas ultraprofundas, Sergipe prevê grande oferta de gás a partir de 2028 e, com isso, a atração de indústrias que fazem uso intensivo de gás natural.

 

Em Singapura II

Durante o Seminário, Sergipe participou do painel “Crescimento do mercado de gás no Brasil: inovação e parcerias internacionais”, através do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Valmor Barbosa, que apresentou as potencialidades do estado, a diversidade energética, o cenário e as perspectivas diante das novas reservas de gás e petróleo. 

 

Valmor Barbosa I

Além de Sergipe, instituições brasileiras da indústria de petróleo e gás apresentaram as últimas atualizações em projetos de investimento para os próximos anos, melhorias no ambiente regulatório e desafios tecnológicos no Brasil, a exemplo do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Empresa de Pesquisa Energética (EPE), entre outras. A embaixadora do Brasil em Singapura, Eugenia Barthelmess, abriu o evento e ressaltou a importância da GasTech e do Seminário sobre o Brasil e agradeceu aos representantes de empresas internacionais presentes. 

 

Valmor Barbosa II

Representando o Governo de Sergipe, Valmor Barbosa enfatizou o desenvolvimento do estado no setor energético. “Desde a OTC (Offshore Technology Conference), realizada em maio em Houston (EUA), Sergipe vem se destacando e mostrando as oportunidades no segmento de energia. Este seminário foi um momento importante de debate entre instituições, empresários e players do setor do petróleo e gás”, elencou o secretário da Sedetec.

 

Cláudio Vasconcelos

O comunicador Cláudio Vasconcelos assina o programa “Justiça e Cidadania”, de segunda a sexta-feira, das 11 às 12 horas, na Rádio Sintonia Notícias de Propriá e que pode ser sintonizada pelo aplicativo Rádios Net de qualquer smartphone, com muita informação no final de sua manhã.  

 

Alô Salgado!

A 47ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Salgado foi marcada pela presença de membros do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese). O sindicato denunciou a contratação irregular, o atraso do pagamento do salário e a falta de diálogo com a Prefeitura de Salgado.

 

Irregularidades

Membros do Sintese utilizaram a tribuna para denunciar as irregularidades e também incluíram o atraso nos salários dos professores do mês de agosto e a falta de ajuste no piso salarial, um direito da categoria. Segundo o coordenador do Sintese, Ginaldo Francisco, a situação é desesperadora. “Estou em contato com os professores todos os dias e recebemos relatos de desespero diante de muitas situações que estão acontecendo em Salgado que estamos pedindo urgentemente para serem resolvidas”, destacou o coordenador.

 

Pastor Diego I 

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo, para abordar essa realidade, o vereador Pastor Diego (PP) aderiu à campanha do ‘Setembro Amarelo’. O parlamentar alertou sobre o papel dos gestores da saúde e do poder público neste enfrentamento que assola diversas pessoas. “Os números são assustadores, somos uma sociedade multitarefa. Onde as pessoas fazem muitas coisas ao mesmo tempo e cada vez mais cedo encontramos crianças, adolescentes e jovens doentes emocionalmente. Nossa sociedade clama por socorro de saúde emocional”, observou.

 

Pastor Diego II

A iniciativa tem como propósito promover a conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. “Todos nós devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas busquem ajuda e entendam que a vida sempre será a melhor escolha”, falou. Em contribuição, o vereador Diego já aprovou três projetos que previnem o suicídio e priorizam o acompanhamento psicossocial.

 

Pastor Diego III

O primeiro trata sobre o desenvolvimento da saúde mental de alunos e discentes das escolas municipais. O segundo, determina a instalação de equipamentos de proteção nas laterais das pontes, passarelas e viadutos para evitar danos contra a vida. O terceiro, dispõe sobre o acompanhamento psicológico a famílias que tiveram vítimas da covid-19 e pessoas com problemas emocionais decorrentes da pandemia.

 

Pastor Diego IV

“É um assunto sério que requer nossa atenção, a secretaria de saúde precisa tratar saúde emocional como caso de emergência. Quando uma pessoa busca por atendimento emocional é porque ela já está esgotada, não dá para aguardar na fila para receber atendimento. A situação precisa ser vista como emergencial”, enfatizou o parlamentar.

 

Bigode do Santa Maria

Sensível a questão, o vereador Bigode do Santa Maria (PSD) endossou o discurso enfatizando que tanto o suicídio quanto a depressão são reflexo das dificuldades que a população vulnerável tenta contornar diariamente. “Não há emociona que consiga ficar blindado contra a miséria, a fome e o desemprego. Isso é o que leva as pessoas mais pobres a cometer tal ato, o desalento e o desespero”, avaliou.

 

Idosos com Alzheimer I

No sábado (16), acontecerá o IX Simpósio para Filhos de Pais Idosos com Doença de Alzheimer, “prevenção, diagnóstico, tratamento e desafios”, a partir das 8 horas, na Associação de Engenheiros Agrônomos de Sergipe (AEASE), que fica localizado na Avenida Beira Mar, 2400. O evento é aberto ao público e na entrada é preciso doar um pacote de fraldas geriátricas que será doado para o Lar Dulce Lar, Lar Isaias Gileno Barreto e o SAME - Lar de Idosos Nossa Senhora da Conceição. Para mais informações, o público deve ligar para o telefone: (79) 9 9895-4054.

 

Idosos com Alzheimer II

O evento promovido pelo Espaço Ativo, vai contar com uma equipe de geriatria e gerontologia com expertise no diagnóstico e tratamento da Doença de Alzheimer, onde fará uma abordagem com esclarecimentos e orientações sobre tudo que está em torno da Doença de Alzheimer, ensinando o melhor cuidado, além de contribuir para a prevenção da doença.

 

Idosos com Alzheimer III

“Nesta edição abordaremos temas voltados a familiares e cuidadores com foco na Doença de Alzheimer, mantendo nossa responsabilidade social em levar conhecimento e contribuir para um melhor cuidado dos idosos portadores de Transtorno Neurocognitivo Maior secundário a esta doença. O objetivo é passar a informação científica e confiável para as pessoas e quebrar as crenças de que Alzheimer não se pode evitar e de que não há tratamento, além de que, nem todo esquecimento é considerado Alzheimer, e a investigação criteriosa para o diagnóstico preciso faz toda a diferença”, explica Dra. Juliana Santana, médica geriatra e uma das palestrantes.

 

Idosos com Alzheimer IV

Atualmente já são 40 milhões de pessoas com Alzheimer no mundo e em 2050 este número irá quadruplicar. “Imagine que esta é uma doença crônica em que o indivíduo aos poucos fica dependente do outro, além de uma série de sintomas comportamentais que impactam na saúde emocional da família. Essa é uma doença muito sofrida e muito cara. Hoje ela é subdiagnosticada e subtratada, o que complica mais ainda. O evento é sensacional, pois a equipe acredita que a educação em saúde é o melhor caminho para promoção de um envelhecimento ativo e saudável. O evento contribui ainda com as instituições de longa permanência”, finaliza Dra. Juliana.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc