Concurso para contador contribui para gestão pública transparente e eficiente do Estado

Redação, 11 de Setembro , 2023


Foto: Marcos Rodrigues

Com o intuito de promover, cada vez mais, uma gestão pública transparente, responsável e qualificada, o Governo do Estado realizou, neste domingo, 10, concurso público para provimento do cargo efetivo para contador do estado de Sergipe. As provas foram aplicadas para os mais de 800 candidatos inscritos no concurso, que visa preencher 54 vagas, sendo 39 para ampla concorrência, dez para pessoas com deficiência (PcD) e cinco para candidatos afrodescendentes. O certame é realizado pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio do Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP).

O último concurso para a área foi realizado em 1993. Isso representa uma oportunidade para profissionais da área que buscam uma colocação no setor público. Rubens Vinícius dos Santos Alves, 23 anos, cursando o último período do curso de Contabilidade, já vislumbra um caminho para adentrar no mercado de trabalho. “Acho que é importante para o estado de Sergipe, é uma profissão que no Brasil, infelizmente, está em falta. E o governo necessita desses profissionais dessa área, principalmente, nas finanças da administração pública. Hoje em dia, a gente sabe que é muito difícil conseguir uma vaga no mercado. Desta maneira, esse concurso traz essa possibilidade, principalmente, para os novos profissionais do ramo”, destacou.  

A seleção visa garantir a eficiência e a qualidade nos serviços contábeis do governo, assegurando uma gestão financeira transparente e precisa. A carga horária será de 30 horas semanais e o vencimento inicial de R$ 2.474,65.

Para Silvana dos Santos Araújo, 58 anos, formada em contabilidade, atuando na área há mais de 30 anos, o concurso representa a chance de realocação e estabilidade.  

“É uma oportunidade de emprego e de estabilidade também. As pessoas hoje em dia estão procurando mais estabilidade financeira por meio dos concursos públicos. As empresas do setor privado podem te dispensar a qualquer momento, como foi meu caso. Eu estava trabalhando há 20 anos numa empresa e quando chegou no dia 2 de junho, fui demitida. Foi justamente nessa época que surgiu o edital do Estado e imediatamente eu fiz a minha inscrição e estou concorrendo a essa vaga”, relatou.

Os candidatos aprovados no concurso público de contador farão parte do quadro de servidores do Governo de Sergipe e terão a perspectiva de contribuir para a gestão eficiente dos recursos públicos, garantindo a transparência e a responsabilidade fiscal.

Ítala Rodrigues Silva, 35 anos, há 5 anos trabalhando como contadora autônoma, comemorou a realização do concurso. “Há bastante tempo não há concurso para área aqui em Sergipe. Então está sendo uma ótima oportunidade. Além disso, oferece uma quantidade boa de vagas e isso facilita na concorrência”, relatou a concurseira que já vem se preparando há algum tempo para concursos.

Além de impulsionar o desenvolvimento do Estado de Sergipe, fortalecendo a administração pública, o concurso garante a excelência dos serviços prestados à população. É no que acredita a candidata Kessiane Costa de Alcântara, 34 anos. Para ela, o concurso traz a garantia de ter um vínculo efetivo e estabilidade. “Existe a necessidade de pessoas preparadas e que conheçam o que estão fazendo. Além disso, o concurso traz mais transparência e eficiência para a gestão. É uma forma democrática de inserir profissionais capacitados”, ressaltou.

Compromisso 

A realização do concurso público para contador atende um anseio antigo da classe e demonstra o compromisso do Governo do Estado com a valorização do serviço público de qualidade.  “Ê um concurso importante para garantir melhor estrutura de pessoal ao Estado de Sergipe com o objetivo de assegurar uma gestão mais eficiente e transparente a partir da atuação de novos servidores contadores que vão atuar prioritariamente nas áreas administrativas e financeiras dos diversos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual”, destacou a secretária de Estado da Administração, Lucivanda Rodrigues. 

Em nove meses, a atual de gestão estadual já realizou três concursos públicos, para a Emdagro – quando foram ofertadas 55 vagas para técnico agrícola, engenheiro agrônomo e médico veterinário – e para a Polícia Científica – com a oferta de 60 vagas para o cargo de agente de necropsia, perito criminalístico, perito médico-legal e perito odonto-legal, e este último para cargo de contador. 

Em agosto, o governador Fábio assinou autorização do edital para um novo concurso público destinado ao cargo de procurador do Estado. O edital prevê a abertura de cinco vagas para preenchimento do quadro da Procuradoria-Geral do Estado. Em fevereiro, foram 46 novos auditores fiscais de tributos foram empossados. Em maio deste ano, a administração convocou 70 aprovados no concurso público da Polícia Civil – agentes e escrivães de polícia.

Concurso para contador

As provas objetivas e discursivas foram realizadas na cidade de Aracaju, com duração de cinco horas, das 8h às 13h. A realização das fases e etapas deste concurso é de responsabilidade técnica e operacional do Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP). O concurso público compreende as etapas de prova objetiva de múltipla escolha; prova discursiva; perícia médica para candidatos PcD; aferição de cota racial (candidatos autodeclarados afrodescendentes) e prova de títulos.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc