Pequeno país vizinho ao Brasil se torna um dos principais produtores de petróleo do mundo em apenas quatro anos

Redação, 14 de Setembro , 2023 - Atualizado em 14 de Setembro, 2023

 



 

A Guiana, pequeno país que faz fronteira ao norte do Brasil, se tornou um dos principais produtores e exportadores de petróleo do mundo em apenas quatro anos. A descoberta de grandes reservas de petróleo offshore, em 2019, atraiu o interesse de gigantes do setor, como a americana ExxonMobil, e impulsionou o crescimento econômico do país.

Em 2022, o PIB da Guiana cresceu 62%, segundo dados do FMI. O país já é o quinto maior produtor de petróleo da América Latina, com uma produção de cerca de 300 mil barris por dia.

O governo de Georgetown e consultores da indústria petrolífera esperam que a produção de petróleo da Guiana atinja 1,2 milhão de barris por dia até o fim de 2027. No entanto, analistas do mercado de petróleo acreditam que esse número está subestimado.

A Guiana tem um potencial de exploração de petróleo muito grande, sobretudo no bloco Stabroek, onde a ExxonMobil já identificou reservas de mais de 10 bilhões de barris.

A ascensão da Guiana como um importante produtor de petróleo tem um impacto significativo na região. O país se tornou um novo player no mercado global de petróleo e tem o potencial de impulsionar o desenvolvimento econômico da América Latina.

 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?