Os 87 anos de trajetória do professor Jouberto Uchôa de Mendonça

Redação, 16 de Setembro , 2023

O dia 17 de setembro, que cai neste domingo, marca os 87 anos de nascimento do professor Jouberto Uchôa de Mendonça, reitor da Universidade Tiradentes (Unit) e fundador do Grupo Tiradentes. Nascido em 1936, ele se destaca como um dos que mais inovaram e impulsionaram a educação em Sergipe e na região Nordeste. Foi dele a iniciativa de criar, em 1962, o Ginásio Tiradentes, em Aracaju, que passou a funcionar como faculdade em 1972, foi reconhecido como universidade em 1994 e estendeu sua atuação para outros estados ao longo das décadas seguintes, consolidando-se como um dos maiores e mais relevantes grupos educacionais do Nordeste brasileiro. 

Jouberto Uchôa é o terceiro de uma família de oito irmãos e passou parte da infância com os avós em Girau do Ponciano (AL), onde começou os estudos. Aos sete anos, voltou à capital sergipana, concluiu o então Primário Elementar e entrou para um curso profissionalizante de tecelagem no Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Após trabalhar um tempo como tecelão e como balconista, atuou como funcionário da Prefeitura de Aracaju, o que lhe permitiu fazer um curso de Administração Pública no Rio de Janeiro. 

Em 1954, Uchôa começou a trabalhar em um antigo ginásio, exercendo funções como vigilante, inspetor de alunos, professor de Matemática, secretário e diretor, ao mesmo tempo, aprofundou-se em alguns cursos profissionalizantes das antigas Escolas Técnicas de Comércio (de Sergipe e Tobias Barreto). A aplicação nos estudos e a prática diária conectou definitivamente o jovem professor com a vontade de ensinar, formar e inspirar sonhos. E foi daqui que veio o sonho e a decisão de fundar o Ginásio Tiradentes, que foi crescendo com base na formação de profissionais em cursos com grande demanda ou que ainda eram inéditos em Sergipe, como Administração e Ciências Contábeis.

O próprio professor foi consolidando em si próprio a missão de educar e a crença de que o conhecimento permite o alcance de objetivos maiores. Em 1972, concluiu o curso de Ciências Jurídicas e Sociais na Universidade Federal de Sergipe (UFS), e posteriormente cursou as pós-graduações em Administração de Unidades de Ensino e em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). 

Jouberto Uchôa é autor de quatro livros: "Sergipe Panorâmico", em parceria com pesquisadora Maria Lúcia Marques; "Caminhos da Capital: 150 motivos para viver as ruas de Aracaju"; "Universidade Tiradentes - do ginasial ao superior: 50 anos na educação brasileira"; e "Jouberto Uchôa de Mendonça: vida e experiência", em parceria com o jornalista Luiz Antônio Barreto. Por sua contribuição à promoção da educação, o professor também é imortal da Academia Nacional de Economia e das academias sergipanas de Letras, Educação, de Administração e de Letras Jurídicas, além de detentor de uma série de títulos e honrarias prestadas em reconhecimento à sua vida e obra. 

Motivação e simpatia

Para além da trajetória de vida, o professor é bastante conhecido pela simpatia, cordialidade e pelo incentivo constante à persistência nos estudos e na realização de sonhos. Isso é relatado por alunos e colaboradores que tiveram a oportunidade de conviver diariamente com ele. “Você não pode ficar sem estudar. Vai ter um vestibular agora, e eu quero te ver lá fazendo o curso”, disse Uchôa certa vez ao contador Anderson Rego Siqueira, que seguiu o conselho, se formou em Ciências Contábeis e está na instituição há 37 anos, sendo 29 deles como professor. “Ele é um dos seres humanos que não se podem esquecer, por sua grandeza de imaginação, de cumplicidade… O que seria de Aracaju se não tivesse um professor Uchôa na sua vida?”, resume Anderson. 

A mesma inspiração é transmitida para a família, que tem alguns de seus integrantes entre os colaboradores do Grupo. Entre eles, está o neto Bruno Uchôa Santa Rosa, que trabalha há pouco mais de um ano como assistente comercial. “A sua humildade e o seu carisma são algumas das qualidades que eu mais admiro e aprendo, o jeito como ele trata todos ao seu redor é algo extraordinário. Eu tenho certeza que ele contribuiu e contribui até hoje no avanço da educação sergipana, formando e preparando gerações para o futuro. É perceptível o brilho no seu olhar e a vontade de querer fazer sempre mais quando fala sobre educação”, acrescenta. 


Asscom Unit


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?