Praia do Viral em Aracaju, corre o sério risco de desaparecer

Redação, 21 de Setembro , 2023 - Atualizado em 21 de Setembro, 2023

 

 

Ponto turístico de Aracaju, a Praia do Viral corre o sério risco de desaparecer devido a forte erosão que vem reduzindo a sua faixa de areia drasticamente, já tendo ocorrido, inclusive, o rompimento da sua barra arenosa. Esta informação está no estudo Panorama de Estabilidade Geológica do Litoral Sergipano, desenvolvido pelo Laboratório Progeologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Segundo o geocientista e pesquisador Júlio César Vieira, o avanço do mar pode estabilizar ou reduzir a sua aceleração, mas o que foi perdido em linhas de litoral dificilmente vai ser regenerado.

“Podemos citar a erosão acentuada nos municípios de Brejo Grande e Itaporanga D’Ajuda. No primeiro caso, observa-se uma acentuada linha erosiva, cerca de 6 quilômetros abaixo da Foz do Rio São Francisco. Neste ponto o mar avançou entre 50 e 100 metros nos últimos oito anos. No segundo caso, observa-se a forte erosão do litoral norte de Itaporanga D’Ajuda, com o mar avançando cerca de 8 a 10 metros por ano”, revela o geólogo. De acordo com o estudo, dos 147 quilômetros do litoral de Sergipe, 68 observam erosão na sua forma intensa ou moderada. “É urgente e necessário que ocorram mudanças de paradigmas na gestão costeira do estado, para que os problemas observados não se agravem e possam causar severos danos sociais, econômicos e ambientais”, alertou Júlio César.

De acordo com o pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa da UFS, Lucindo Quintans, o Laboratório Progeologia é um dos mais importantes da universidade, estando vinculado ao Núcleo de Petróleo e Gás e Biocombustíveis.

“São necessárias ações pelos órgãos federais, estaduais e municipais para controle desse processo de erosão, principalmente vinculado às nossas bacias hidrográficas e ao próprio litoral de Sergipe”, frisou o pró-reitor. Na sua forma e extensão, Sergipe é atualmente o único estado do Brasil a ter todo o seu litoral sob monitoramento sistemático e de longo prazo. Fonte: UFS

Foto: Turismo Sergipano


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc