Ação de combate ao Caramujo Africano é realizada na zona rural de Itabaiana

A ação aconteceu na tarde desta quinta-feira, 21, no povoado Canário, zona rural de Itabaiana

Redação, 22 de Setembro , 2023 - Atualizado em 22 de Setembro, 2023

A prefeitura de Itabaiana, em parceria com a Emdagro e com a Câmara Municipal, realizou uma ação de combate ao Caramujo Africao, uma espécie com alta capacidade de reprodução considerado uma praga que invade e destrói hortas e jardins. A ação aconteceu na tarde desta quinta-feira, 21, no povoado Canário, zona rural de Itabaiana.

“A nossa tentativa é combater esse inimigo que hoje é um caso de saúde pública, pois ele provoca doenças, e um caso de economia, já que ele estraga todo tipo de lavoura. Em Itabaiana, tem atingido a plantação de hortaliças e de batata, dificultando a vida do produtor rural”, disse Adailton do Santos, engenheiro agrônomo e especialista da área.

Para o agricultor Airton da Silva, a situação tem provocado preocupação. “A gente tá sofrendo porque ele se espalha rápido demais. A nossa lavoura está toda perdida, pois eles comem tudo e destroem. Vamos torcer pra amenizar a situação e a gente poder voltar a trabalhar”, disse.

De acordo com a Secretaria de Agricultura, o curso foi realizado em duas fases. Na primeira, as orientações foram direcionadas aos Agentes Comunitários de saúde e a segunda diretamente aos produtores rurais com o objetivo de orientar sobre o combate.

Além de prejudicar a produção agrícola, as autoridades de saúde alertam que o Caramujo Gigante Africano pode causar Meningite, Hemorragia estomacal e outras doenças.

 

PMI


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?