Georgeo Passos relata problemas enfrentados por pacientes no Huse

Ele exibiu imagens gravadas no local com depoimentos de pacientes e familiares que deram seus testemunhos sobre as dificuldades vivenciadas.

Redação, 04 de Outubro , 2023

O deputado Georgeo Passos (Cidadania) usou a Tribuna, nesta quarta-feira (4), para relatar os problemas encontrados no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Ele esteve naquela casa de saúde e presenciou casos de mau atendimento.

“Nós visitamos algumas alas do Hospital e pudemos ver dezenas de pacientes aguardando por cirurgias, principalmente ortopédicas. Há casos que temos pacientes aguardando essa cirurgia há mais de 30 dias, nós perguntamos qual a justificativa para tanta demora e é falta de material”, falou.

O parlamentar disse que acredita que alguns setores melhoraram, mas esta área precisa ser resolvida. Ele exibiu imagens gravadas no local com depoimentos de pacientes e familiares que deram seus testemunhos sobre as dificuldades vivenciadas.

O deputado contou que ouviu reclamações do atendimento e das condições de funcionamento e higiene, por exemplo, de banheiros, além de falta de equipamentos para aferição de pressão arterial e de temperatura.

“Não é possível que não tenha alguém acompanhando o dia a dia, o que está acontecendo, se está precisando de manutenção. Eu sei que tem uma equipe de manutenção, mas deixar sanitários naquela condição e com falta de material não tem justificativa porque não é novidade, isso já aconteceu em governos anteriores”, afirmou.

Ele convidou todos os colegas parlamentares, além do governador Fábio Mitidieri, para ir até o Huse. Georgeo Passos falou que entende que é humanamente impossível saber o que acontece em todos os lugares do estado, por isso a necessidade que aceitem o convite.

“É importante que mais parlamentares e que a comissão de saúde dessa Casa possam fazer também fiscalizações nos ambientes das unidades hospitalares do estado porque o que nós vemos no Huse é lamentável”, disse.

Deputado Manuel Marcos

O Parlamentar solicitou explicações da secretaria de estado da saúde e da superintendência do Huse sobre os motivos para o problema. Em aparte, o deputado Manuel Marcos (PSD) parabenizou o colega pela fala e chamou a atenção para o alto número de acidentes.

“É um índice muito grande de acidentes de motos e nós observamos o alto indice de amputação de dedos e pés. Eles não usam calçados próprios para pilotar uma moto, muitos estão de chinelo ou descalços, é um risco muito grande”, afirmou.

Deputado Adailton Martins

O deputado Adailton Martins (PSD) informou que esteve no Hospital durante a última gestão governamental para averiguar denúncias feitas na Casa, mas não encontrou os problemas relatados.

“Na gestão passada, Georgeo Passos falou sobre problemas no Huse e eu vim ouvir porque ele sempre fala muito bonito, mas quando fomos ver era apenas uma torneira pingando. Eu irei novamente ao Huse para ver se a torneira foi consertada”, disse.

As declarações ocorreram durante o grande expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe.

Explicação pessoal

Em resposta ao deputado Adailton Martins, Georgeo Passos pediu respeito aos pacientes internados no Hospital de Urgência. Ele convidou o colega para ir junto em visita ao local.

“Ao invês de estar achando que o deputado Georgeo Passos está criando caso, eu o convido para que no dia que o senhor quiser, na hora que o senhor quiser, venha comigo ao Huse para ver de perto o sofrimento daquelas pessoas, porque é muito fácil ficar dentro de um gabinete, no ar condicionado, sem passar dificuldades que aquelas pessoas estão passando. Quando deputado faz o alerta, possivelmente o alerta ajude mais do que aqueles que ficam do lado do governador apenas batendo em seu ombro ou, como vossa excelência, desdenhando de um assunto tão importante como é a saúde do sergipano”, falou Georgeo Passos.

 

Agência de Notícias Alese


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc