Bolsonaro usa atos antidemocráticos para justificar esvaziamento de marcha em Belo Horozonte/MG

Redação, 09 de Outubro , 2023 - Atualizado em 09 de Outubro, 2023

Foto: reprodução instagram Nikolas Ferreira 

 


O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) citou os atos antidemocráticos do 8 de Janeiro para justificar o esvaziamento de uma marcha contra a descriminalização do aborto em Belo Horizonte. O evento, realizado na manhã deste domingo na Praça da Liberdade, reuniu Bolsonaro, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG).

Segundo Bolsonaro, o ato deste domingo foi esvaziado por conta do "temor" de apoiadores a o que classificou como "perseguições".

"As perseguições são muitas, mas nós temos coragem e garra para enfrentá-las. Não podemos ceder. Eu passei por aqui no ano passado, essa praça estava completamente cheia, creio que a diminuição do número de pessoas vai pelo temor do que aconteceu no 8 de Janeiro, agora. Lá eram brasileiros, patriotas que foram se manifestar e entraram em uma arapuca, em uma armadilha", disse o ex-presidente.

Bolsonaro faz referência às condenações que os primeiros réus dos atos antidemocráticos do 8 de Janeiro têm recebido do Supremo Tribunal Federal (STF). Os réus já foram condenados a penas que chegam a 17 anos de prisão por diversos tipos de crimes, entre eles o de tentativa de golpe de Estado.

A fala de Bolsonaro foi criticada por opositores, que o acusaram de tentar minimizar os atos antidemocráticos do 8 de Janeiro e de responsabilizar as vítimas pelas próprias agressões.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?