Governador Fábio prestigia lançamento do programa Aracaju Cidade do Futuro

Redação, 16 de Outubro , 2023 - Atualizado em 16 de Outubro, 2023


Foto: César de Oliveira

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, participou, nesta segunda-feira, 16, da apresentação e autorização das primeiras obras do programa 'Aracaju Cidade do Futuro'. Este projeto da Prefeitura Municipal de Aracaju representa o maior pacote de investimentos na história da capital sergipana, que visa transformá-la em um modelo de cidade verde, sustentável e de desenvolvimento urbano. O programa foi apresentado pelo prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, em solenidade realizada na Empresa Municipal de Urbanização (Emurb). Na ocasião, o prefeito também anunciou a autorização das licitações das primeiras 11 obras estruturantes do programa.

O Aracaju Cidade do Futuro é financiado pelo Novo Banco do Desenvolvimento e contará com um investimento total de 105 milhões de dólares, equivalente a cerca de 500 milhões de reais. O contrato que permite à prefeitura de Aracaju acessar esse empréstimo foi assinado pela presidente da instituição financeira e ex-presidente da República, Dilma Rousseff, e pelo Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante cerimônia realizada na última quinta-feira, dia 12, em Marrakech, no Marrocos.

Em seu discurso, o governador Fábio Mitidieri, parabenizou o prefeito Edvaldo por sempre sonhar e realizar projetos para a capital, enfatizando a alegria de toda a população aracajuana em receber esse projeto. “O prefeito é um gestor de mão cheia, com quem tenho dialogado sempre. O ato de hoje é histórico e simbólico, representando o futuro da nossa capital”, disse.

Fábio também destacou a boa prática da gestão municipal, que transcende e deixa um legado de compromisso com a cidade. “Nosso prefeito deixará em seu legado um programa que preparará a cidade para os próximos séculos, deixando-a com qualidade de vida. Como governador, estou ao seu lado, Edvaldo, para o que precisar. Que nessa parceria possamos desenvolver ainda mais nossa capital, que é tão importante para nosso estado. Aracaju tem a alegria e honra de tê-lo como prefeito. Tenha a certeza de que os aracajuanos podem contar com o Governo do Estado, porque assumimos um compromisso com todo o povo sergipano. Essas obras vão mudar a face de Aracaju, dando oportunidade para que tenhamos uma cidade mais verde, sustentável, com mobilidade urbana, que vai desenvolver ainda mais nossa capital”, pontuou,

A expectativa é de que as primeiras obras sejam iniciadas até o final deste ano, marcando o início de uma nova era para Aracaju e seus cidadãos, que poderão desfrutar de uma cidade preparada para o futuro. 

Na apresentação, Edvaldo destacou que este programa vai alavancar, desenvolver e pensar a cidade para os próximos anos. Ele também ressaltou a importância da parceria com o NDB, o banco dos países emergentes, para a concretização do projeto. “Aracaju é a primeira cidade a receber uma quantidade vultuosa de investimento como essa, de R$ 500 milhões, tendo o Governo Federal como avalista. Um empréstimo como esse só se faz quando o município tem a situação fiscal e financeira equilibrada, e Aracaju é um exemplo disso, pois é fruto do trabalho de gestão fiscal que desenvolvemos ao longo da nossa administração”, afirmou, reforçando a relevância do investimento visionário para o futuro dos aracajuanos.

“Nosso objetivo é tornar Aracaju, como a gente já vem fazendo ao longo desses anos, uma cidade com qualidade de vida, assegurando excelência na oferta de serviços e promovendo desenvolvimento sustentável”, frisou Edvaldo na formalização do contrato entre Aracaju e o Banco dos BRICS.

Em vídeo, Dilma Rousseff deixou sua mensagem sobre a importância do programa. “Ele representa tudo aquilo que nós concordamos, que é a  transformação de Aracaju em uma cidade verde, contemplando a mobilidade urbana. É um programa que mudará a estrutura de Aracaju, abrangendo não só a questão do meio ambiente, mas a questão social. Tem tudo a ver com o DNA do Novo Banco de Desenvolvimento, e o prefeito esteve em Xangai para viabilizar esse processo. Quem dá garantia soberana a esse projeto é o Governo Federal, com atitude e presteza”, ressaltou.

O presidente da Emurb, Antônio Ferrari, falou sobre a satisfação de iniciar esse trabalho que, de acordo com ele, visa preparar a cidade para eventos. “A concepção desse projeto foi feita com todas as secretarias da prefeitura. E o nosso prefeito, junto com a equipe técnica, fez com que a gente conseguisse chegar a esses resultados”, colocou.

Para o representante do NBS, Tadeu Abicalil, “este projeto não se trata apenas de cobrir o déficit de infraestrutura. Vai muito além, pois ele olha para o futuro. Aracaju está dando um passo muito importante, e dando exemplo para outras cidades, ao colocar em primeiro lugar a infraestrutura e sustentabilidade. É uma ação que consolida a capacidade de gestão e governança deste município. Nosso desejo é de que essa parceria possa continuar. Também estamos iniciando uma parceria com o estado, nessa mesma busca de desenvolvimento territorial integral com a sustentabilidade”.

Relator do projeto na capital, o senador por Sergipe, Laércio Oliveira, parabenizou o prefeito por essa ação tão importante, destacando a competência da equipe técnica da Prefeitura de Aracaju. “Essa iniciativa é a construção de um trabalho árduo e que precisou de um aprofundamento técnico para se chegar onde chegamos, além da somação de forças e inteligência que faz com que o estado e o município avancem. E o governador também apoiou esse projeto, estando presente nas discussões de assuntos econômicos, utilizando de seu bom relacionamento no congresso nacional, por meio de seu mandato como deputado federal, para ajudar na aprovação do projeto. Um relator se fortalece quando a unidade está instalada, assim como foi”, declarou.

Aracaju Cidade do Futuro

Considerada um marco significativo na evolução da capital, o programa 'Aracaju Cidade do Futuro' garantirá a realização de 24 obras estruturantes. Estas intervenções abrangem áreas cruciais, como saneamento básico, drenagem, pavimentação e restauração de vias urbanas. Algumas das iniciativas destacadas no amplo pacote de investimentos incluem a dragagem do Rio Poxim, o aprimoramento da infraestrutura do Canal do Médici, a expansão do Canal da Anízio Azevedo e a revitalização das avenidas Visconde de Maracaju e Maranhão. Além disso, os bairros Areia Branca e Mosqueiro, bem como os loteamentos Costa Verde I, Porto do Gringo e Copacana, estão no foco do processo de urbanização que promete transformar a face da cidade.

Presenças

Também estavam presentes o chefe da Assessoria parlamentar Valadares Filho, representando o ministro Márcio Macedo; o vice-governador e secretário de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), Zezinho Sobral; a primeira-dama de Aracaju, Danuza Silva; o senador por Sergipe, Alessandro Vieira; o presidente do Tribunal de Contas (TCE/SE), Flávio Conceição; o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Ricardo Vasconcelos; a deputada federal Katarina Feitoza, e outras autoridades.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc