Secretaria de Saúde de Itabaiana promove vacinação contra meningite e HPV nas escolas

A programação de vacinação teve início nesta segunda-feira, 16

Redação, 17 de Outubro , 2023 - Atualizado em 17 de Outubro, 2023

A Prefeitura de Itabaiana iniciou a aplicação das vacinas contra HPV e meningite nas escolas, ambas voltadas para o público adolescente de 09 a 14 anos. A programação teve início nesta segunda-feira, 16, e já vacinou os alunos do colégio Maria Irene Tavares e Escola Agrícola. Ao longo da semana, outras escolas receberão os  imunizantes. São elas:

18/10: Escola Estadual Manoel Teles e Municipal Vera Cândida 
20/10: Escola Municipal Elizeu de Oliveira 


“É importante que todos estejam vacinados, com os esquemas completos, para evitar o adoecimento e também minimizar as chances de transmissão dessas doenças que podem ter consequências graves ou até levar à morte. Como esse público adolescente está presente nas escolas, a Secretaria de Saúde resolveu levar esses imunizantes como forma de facilitar a rotina das famílias”, destaca o Secretário de Saúde José Suelton.

O imunizante contra o HPV (Papilomavírus humano) é destinado às meninas e meninos entre 9 e 14 anos. O esquema vacinal deste grupo é composto por duas doses do imunizante, que devem ter um intervalo de seis meses entre a primeira e a segunda dose. E

sse imunobiológico, que deve ser aplicado, preferencialmente, antes do início da vida sexual, protege contra doenças causadas pelos tipos 6, 11, 16 e 18 do vírus HPV, que podem causar câncer do colo do útero e ânus, por exemplo.

Já a vacina meningocócica ACWY (conjugada) é ofertada ao público não-vacinado entre 11 e 12 anos, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação, e ampliada para faixa etária de 13 e 14 anos até dezembro de 2023, considerado o Comunicado de 31/05/2023 do Ministério da Saúde.

O esquema desse imunizante é feito com dose única, não sendo necessário repetir a aplicação. Segundo o Ministério da Saúde, os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença meningocócica. Por isso, é necessário ampliar a vacinação para que haja uma diminuição do número de portadores da bactéria na nasofaringe.

As vacinas podem ser aplicadas no mesmo momento, inclusive junto aos imunizantes contra covid-19 e gripe - as duas últimas também continuam disponíveis nos Centros de Vacinação da Secretaria de Saúde.

 

PMI


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?