Aracaju 2024! Pré-candidaturas governistas podem “isolar” Emília Corrêa!

Habacuque, 19 de Outubro , 2023

Ainda é muito cedo para termos uma definição sobre o cenário político de Aracaju, mas analisando o contexto de momento, é sabido que a vereadora Emília Corrêa desponta com bom ímpeto na corrida pela prefeitura, apesar de em nenhum momento ela ter confirmado sua pré-candidatura à prefeita. Mas este colunista já vem “batendo na mesma tecla” há algum tempo: falta um agrupamento sólido para dar projeção ao nome de Emília à PMA.

Hoje a vereadora lidera todos os levantamentos realizados e quem mais se aproxima dela são o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL) e a secretária de Estado, Danielle Garcia, que disputou a eleição para prefeita de Aracaju em 2020 e o Senado Federal em 2022. Mas a própria Emília costuma pontuar em suas falas que não vai fazer “negociatas” ou “acordos” para chegar à PMA, o que não é negativo, diga-se de passagem, mas ela precisa construir um agrupamento político próprio.

Considerando que Valmir pode disputar a prefeitura de Itabaiana e que Danielle tem tido seu nome bastante “ventilado” para vice em uma possível chapa governista, a análise mais “simplista” aponta um favoritismo de Emília desde já. É nesse momento em que ela esbarra na falta de um agrupamento sólido que dê estabilidade a sua provável pré-candidatura à PMA. Se não tomar cuidado, a vereadora corre o risco de “desidratar” até o início da campanha eleitoral.

E antes que os críticos digam que este colunista quer “agradar A” ou “agradar B”, o titular deste espaço avisa: na política os cenários mudam de acordo com o momento e o “desidratar” posto acima é algo comum e que pode ser uma estratégia política. Em síntese: faz parte do jogo! E como todo mundo quer sair vencedor da eleição são visíveis “duas frentes” no bloco governista de pré-candidaturas femininas: as deputadas federais Katarina Feitoza (PSD) e Yandra Moura (União).

A primeira precisa do “aval” do governador Fábio Mitidieri (PSD) e tenta “conquistar” o coração do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT); já Yandra tem todo apoio de seu pai o ex-deputado André Moura, do União Brasil e de muitos vereadores da capital. Ambas ainda estão iniciando suas respectivas trajetórias políticas, mas Yandra reforça o sentimento de “renovação” que já contribuiu para a vitória de Mitidieri para o governo do Estado no ano passado.

Setores da situação também especulam os nomes de Luiz Roberto (PDT) e Nitinho (PSD) como pré-candidatos a prefeito, ou seja, o que não faltam são opções para o grupo e que podem “isolar” a principal adversária que é Emília Corrêa, lembrando que o nome de Yandra Moura, por exemplo, chega a agregar outros nomes da oposição ao atual prefeito. O “jogo político” começa a ser montado de olho na eleição de Aracaju e deverá vencer aquele que detiver a melhor estratégia...

 

Veja essa!

Não se pode subestimar o potencial político do ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho. Ele não é imbatível e também precisa da força de um agrupamento para disputar um Senado ou um governo em 2026, mas seu nome ainda continua bem avaliado por onde ele passa.

 

E essa!

Este colunista não está aqui para fazer a defesa de Valmir, mas apresenta uma constatação, uma leitura do momento, assim como a pesquisa eleitoral que, em síntese, representa uma “fotografia” do cenário. Valmir está bem avaliado, mas para pleitear qualquer outra coisa, ele precisa se consolidar em todo o Agreste no próximo ano.

 

Grande Aracaju não!

Este colunista já vem defendendo uma tese há algum tempo: Valmir de Francisquinho não disputará nenhuma eleição na Grande Aracaju no próximo ano. Independente de disputar ou não a prefeitura de Itabaiana, ele sabe que precisa de uma “base forte” em sua região Agreste para ter força política para construir outro projeto político.

 

Exclusiva!

Na entrevista ao Cinform On Line desta semana o ex-deputado Fábio Henrique confirma que vai respeitar a decisão do seu partido (União Brasil) e do presidente estadual André Moura e vai defender a reeleição do governador Fábio Mitidieri em 2026. Ano passado Fábio defendeu Rogério Carvalho (PT) para o governo.

 

Bomba!

A pré-candidatura da deputada federal Yandra Moura (União) para prefeita de Aracaju já está incomodando muita gente e pode chamar ainda mais atenção por conta da vice: o nome mais cotado é o de Danielle Garcia, mas já existem rumores de que o delegado André David pode ser o escolhido. André pontua bem também para prefeito de Estância.

 

Avaliação

A depender da aprovação da pré-candidatura de Yandra Moura em Aracaju é possível que sejam intensificadas pesquisas de consumo interno para a definição de quem seria o melhor vice. Os dois nomes acima são considerados porque este projeto pode ser uma “carta na manga” do governador Fábio Mitidieri para a capital no próximo ano.

 

Notícia grave!

A coluna ainda vai apurar, mas chega a informação que um ex-presidente de uma Câmara Municipal de um município do Sertão sergipano andou espalhando para aliados que ele e seu advogado teriam um acordo com um magistrado para conseguir voltar ao comando do Parlamento, mesmo com uma decisão judicial desfavorável. O assunto pode vir à tona em breve...

 

Alô Socorro!

Na entrevista concedida ao Cinform On line, Fábio Henrique confirma sua pré-candidatura a prefeito de Nossa Senhora do Socorro, diz que não faz restrições, mas que não tem qualquer relação com o grupo do prefeito Padre Inaldo. Ele defende a unidade da oposição e diz que vai conversar com Samuel Carvalho e Kleverton Siqueira.

 

Alô São Cristóvão!

Fábio Henrique também confirmou que o ex-deputado André Moura convidou o secretário e pré-candidato a prefeito de São Cristóvão, Júlio Júnior, que tem o apoio do atual prefeito Marcos Santana, para se filiar e disputar a eleição pelo União Brasil. As conversas ainda estão em andamento...

 

Alô Moita Bonita!

Continua dando o que falar a pré-candidatura a prefeito de Moita Bonita do vereador Paulo do Oiteiro (PL). Atual presidente da Câmara Municipal, ele tem sido incentivado por pessoas próximas ao ex-deputado Bosco Costa, por outros vereadores e, em breve, pode receber o apoio de uma expressiva liderança política do Estado. As conversas se intensificam e, incomodada, a oposição já encomenda pesquisas...

 

Alô Neópolis!

O Progressistas (PP) segue empenhado em consolidar sua presença nas eleições municipais de 2024, mantendo o foco no fortalecimento do partido em todo o estado de Sergipe. A estratégia da legenda se concentra em discussões com lideranças do interior e possíveis pré-candidatos a cargos eletivos.

 

Laércio Oliveira I

O Senador Laércio Oliveira esteve reunido com lideranças de Neópolis. O objetivo foi discutir a formação de chapas com pré-candidatos. Participaram do encontro o vice-prefeito Dr Francisco Antunes, o ex-vice-prefeito Miguel Lobo, o vereador João Andrade, os ex-vereadores Augustinho Antunes, Heriberto Vieira e Marli Vieira, e a liderança política Wendel.

 

Laércio Oliveira II

O PP pretende disputar prefeituras no maior número de cidades possíveis, participando da construção das chapas majoritárias. Em Neópolis, o partido vem com um histórico de importantes realizações, como a pavimentação de diversas ruas através de emendas de Laércio Oliveira, à época deputado federal, que totalizam mais de R$ 4 milhões.

 

Falando nele!

O Senador Laércio Oliveira participou da tradicional peregrinação à cidade de Divina Pastora, ao lado da prefeita de Divina Pastora, Clara Rollemberg, do secretário de Finanças, Matheus Cruz, do superintendente do Ministério da Saúde, Tiago Rangel, do secretário estadual do Trabalho e Empreendedorismo, Jorge Teles, e da coordenadora do Progressistas Mulher, Glória Sena. 

 

Alô Divina Pastora!

Laércio destacou a importância do evento para a valorização das raízes culturais e religiosas. "É uma honra estar aqui mais uma vez para participar desta peregrinação. Este evento é muito mais do que uma caminhada, é uma demonstração de fé, unidade e solidariedade que toca o coração de todos nós”, disse. Na chegada à Divina Pastora, Laércio visitou alguns aliados, a exemplo do ex-prefeito Sylvio Cardoso, e o deputado estadual Neto Batalha, e cumprimentou a população e turistas que participaram da peregrinação.

 

Clara Rollemberg

A prefeita Clara Rollemberg falou sobre a satisfação de ter a presença do senador no evento. “Foi um dia muito especial, porque foi o dia que realmente ela foi consagrada como Divina Pastora, padroeira do estado de Sergipe, e caminhar ao lado do Senador Laércio Oliveira posso dizer que minha fé foi renovada duas vezes. Ele é um entusiasta do nosso município, sempre nos ajudou, além de ser um amigo pessoal. Eu tenho certeza que quem sai ganhando com essa sintonia é a população”, disse.

 

Yandra Moura I

A deputada federal Yandra Moura (União) encantou a comunidade do bairro Santos Dumont, em Aracaju, ao promover mais uma edição do Projeto 'FelizCidade'. O evento, voltado para as crianças da região, trouxe uma tarde repleta de brincadeiras lúdicas e atividades infantis. O Projeto tem sido uma iniciativa fundamental na agenda da parlamentar.

 

Yandra Moura II

Em meio às atividades, a deputada Yandra Moura expressou sua alegria em poder compartilhar esse momento especial com as crianças e suas mães. “Fazemos isso para ficar cada vez mais próximos da comunidade, conversando com as pessoas e ouvindo como podemos contribuir cada vez mais com a vida delas”, destacou.

 

Yandra Moura III

“É um prazer imenso estar aqui com essas crianças incríveis e suas mães. O Projeto 'FelizCidade'. Estou comprometida em fazer o melhor por essas famílias, e esses momentos de alegria são fundamentais para isso", afirmou a deputada. O evento no bairro Santos Dumont é mais um capítulo de sucesso no Projeto 'FelizCidade' da deputada Yandra Moura, e a expectativa é que essa iniciativa continue a trazer sorrisos e inspiração para muitas comunidades em Aracaju.

 

Katarina e vereadores 

A deputada federal Delegada Katarina manteve extensa agenda em Aracaju neste fim de semana. Ela esteve acompanhada dos vereadores Nitinho e Sargento Byron, com os quais tomou café no mercado e visitou algumas comunidades da capital. Para Katarina, estar em Aracaju é uma oportunidade para rever os amigos e conversar sobre projetos para a capital. “Tivemos uma agenda intensa e fomos muito acolhidos nos bairros e comunidades”, ressaltou a parlamentar.

 

Olha o PSD!

Recentemente o PSD completou 12 anos de existência. Demonstrando união e parceria entre seus correligionários, o governador Fábio Mitidieri recebeu a visita institucional do senador da República, Ângelo Coronel e do deputado federal, Diego Coronel, ambos do PSD/BA. No encontro, os políticos elogiaram o trabalho que Mitidieri vem fazendo a frente do Estado, reforçaram o diálogo e a construção de consenso entre os filiados do partido. 

 

Mitidieri na Saúde I

O governador Fábio Mitidieri iniciou rodada de visitas às secretarias de Estado e a primeira pasta a ser visitada foi a Saúde, onde ele discutiu novas etapas do Opera Sergipe e Enxerga Sergipe, programas de cirurgias eletivas e oftalmológicas, e acompanhou planejamento de ações da secretaria, o qual envolve prontuário eletrônico, telemedicina, ampliação de leitos.

 

Mitidieri na Saúde II

Na ocasião, foi assinado Termo de Cooperação técnica entre as secretarias da Saúde e da Educação para oferta de estágio na rede de saúde para alunos dos cursos técnicos na área. “Comecei a visitar as secretarias pela Saúde, pela importância da pasta. Walter vem fazendo um trabalho sério, cumprindo muitas das ações do Plano de Governo", disse o governador.

 

Georgeo Passos I

Mais uma vez, o deputado Georgeo Passos (Cidadania) traz à tona problemas na saúde pública do Estado. Ele denuncia a falta de materiais para a realização de cirurgias ortopédicas no Hospital Regional de Estância, no litoral sul sergipano. Georgeo lamentou o fato de pacientes estarem aguardando a realização desses procedimentos. “Não podemos aceitar que pessoas fiquem esperando para a realização de cirurgias, sem saber quando elas irão acontecer. Estamos cobrando do Governo para que isso seja resolvido o quanto antes e essas pessoas parem de sofrer”, cobrou.

 

Georgeo Passos II

A denúncia assemelha-se a outra feita pelo parlamentar na semana passada, quando Georgeo expôs que pacientes também aguardavam devido à falta de materiais para cirurgias ortopédicas no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) - o maior hospital do Estado. “Infelizmente, esse é um problema que está se repetindo”, afirmou. “Fizemos uma fiscalização com outros parlamentares no HUSE e denunciamos as dificuldades causadas pela falta de material. Até quando isso irá acontecer nos hospitais em Sergipe? Vamos continuar atentos a essa situação e esperamos que o governador se sensibilize e resolva o quanto antes esse problema”, finalizou Georgeo.

 

Alessandro Vieira I

O senador Alessandro Vieira visitou o município de Santa Luzia do Itanhy para dialogar com o prefeito Adauto Dantas do Amor Cardoso sobre a construção da Orla do Crasto. Alessandro destinou R$ 1,7 milhão para a obra, que vai fortalecer a economia da região por meio do turismo e da atividade pesqueira.


Alessandro Vieira II

“É uma grande alegria contribuir com o desenvolvimento de Sergipe. A construção da Orla do Crasto tem capacidade de gerar emprego e renda, além de fortalecer o turismo regional e criar oportunidades, como a construção de pousadas e o estímulo do comércio. A população da região também vai poder usufruir desse novo espaço de lazer, que vai oferecer parquinhos infantis, ciclovia e praças. É um desejo dessa comunidade, de muitos anos, e que agora será executada em parceria com o Governo de Sergipe e a Prefeitura de Santa Luzia do Itanhy”, comemora Alessandro.


Alessandro Vieira III

O recurso de R$ 1,7 milhão já está na conta do Governo de Sergipe, e a previsão é de início imediato da construção da Orla do Crasto. "Alegria nossa receber a comitiva do senador Alessandro Vieira e também o secretário de Turismo do Estado, que vieram fazer uma visita técnica. Esse é o primeiro passo para que essa obra se concretize. O senador Alessandro entrou com a primeira parte da obra, de R$ 1,7 milhão, o Governo do Estado vai entrar com a outra parte, de R$ 3 milhões. Dessa forma, vamos concretizar esse sonho do povo de Santa Luzia, em especial do povoado Crasto", celebrou o prefeito Adauto.


Kátia Santana I

No dia 20 de outubro, a jornalista Katia Santana vai promover o I Workshop de Media Training Exclusivo para Mulheres. O evento acontecerá das 14h às 18h, no auditório da loja Ferreira Costa, no bairro Inácio Barbosa, em Aracaju. O media training (treinamento de mídia, em inglês) consiste em uma série de técnicas e práticas que contribuem para que se tenha uma comunicação assertiva e eficiente na vida e no trabalho. E se engana quem acha que o treinamento de mídia se resume a aprender a como falar diante das câmeras e dos microfones em entrevistas midiáticas. 


Kátia Santana II

A necessidade de uma comunicação assertiva se estende às relações pessoais e profissionais, para que as mulheres saibam como se comunicar com clareza, objetividade, consistência e impacto em qualquer circunstância. Vale notar que para que tudo isso seja realmente efetivo, é preciso que se alinhe aquilo que é falado às expressões gestuais. A resposta para isso está na ciência.


Kátia Santana III

“O treinamento é destinado a todas nós: empresárias e empreendedoras, autônomas, artistas, políticas, e àquelas que pretendem se lançar pré-candidatas a vereadora e a prefeita nas eleições de 2024”, afirmou ela. “Será um momento de muito aprendizado e trocas, que contribuirá para elevar a confiança e autoestima, através do conhecimento empoderador de impacto prático e imediato.”

 

Homenagem

Em um emocionante momento na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), a democracia e o respeito mútuo brilharam durante a Sessão Especial em tributo à vereadora professora Ângela Melo, que faleceu semana passada. O ato simbólico, foi marcado por diversas homenagens, entre elas, a do vereador Pastor Diego (PP), cujas visões ideológicas divergiam profundamente, mas o respeito humano sempre prevaleceu.

 

Pastor Diego

“Então diversas vezes eu tive grandes embates calorosos aqui com a professora Ângela Melo, mas discussões apenas no campo ideológico e político, que se encerravam aqui em cima desta tribuna. Quando descia a escada, ela dava um sorriso e depois um abraço. E ficava tudo certo, nunca tivemos nenhum tipo de rancor, nenhum tipo de mágoa. Ela sempre me tratou com o maior respeito, carinho e amor. Todos nós aqui guardamos esse carinho de ser uma grande mãe, uma mãezona’, recordou o parlamentar.

 

Joaquim da Janelinha I

Com o objetivo de fazer uma área de convivência no local onde era a antiga invasão, próximo aos condomínios Ponta Dalva, Praias do Ceará, Praia do Forte, Praias do Nordeste e Praias de Sergipe; localizado no conjunto Augusto Franco (Farolândia), o secretário de articulação política e das relações institucionais de Aracaju, Joaquim da Janelinha, promoveu um encontro do superintendente da SEDURBI - SEDURBI - Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura Luiz Roberto, com os síndicos dos respectivos condomínios em questão.

 

Joaquim da Janelinha II

A reunião na sede do órgão reforçou a necessidade dessa obra tão importante para o conjunto e bairro. “Estivemos aqui no mês de março desse ano, e retornamos com propósito de darmos o andamento devido”, enfatizou Joaquim afirmando que, ficou acordado a partir de então que os órgãos competentes - Emurb/Emsurb, irão in loco para, no primeiro momento, ser feito um paliativo, uma elaboração de um novo projeto para essa área. Já foi iniciada a limpeza no local, e agora, é o passo a passo para criação do projeto em busca da ordem de serviço através do governo ou prefeitura.

 

Joaquim da Janelinha III

Conforme o combinado, Joaquim esteve acompanhado com o secretário da SEDURBI, Luiz Roberto, com o presidente da Emsurb, Bruno Morais, e também com o diretor de operações da Emurb, Alberto Nascimento, para dar andamento a essa futura obra tão importante para o conjunto e bairro. O local exato, é numa área que fica ao fundo dos condomínios Praia do Sergipe e Ceará; um terreno que está abandonado, servindo apenas para descarte de materiais irregulares da população; portanto, a ideia, segundo Joaquim, é transformar numa grande área de convivência. 

 

Transplante de córnea I

Em Sergipe, 30 crianças estão na lista de espera por um transplante de córnea, ou seja, cerca de 10% das pessoas que estão no aguardo da cirurgia em Sergipe tem entre um e 18 anos. Os são dados da Central Estadual de Transplantes e trazem à tona uma informação ainda pouco conhecida pela população: o Ceratocone infantil como umas das principais causas de cegueira em crianças. A doença provoca aumento de curvatura e afinamento da Córnea, que é projetada para fora e assume formato de cone, trazendo diversos problemas de visão.

 

Transplante de córnea II

Estudos demonstram que quando a doença surge na infância, avança mais rapidamente, provocando miopia, astigmatismo irregular e grave comprometimento visual. Por isso, o diagnóstico e o tratamento precoces são fundamentais para evitar deficiências visuais que seguramente afetam o desenvolvimento e o futuro da criança.

 

Allan Luz I

O oftalmologista Dr. Allan Luz, especialista em Ceratocone, cirurgia refrativa e transplante de córnea, explica que a doença, além de se desenvolver mais rápido em crianças, é também mais agressiva, acelerada e de difícil controle e tratamento. Embora não existam estudos específicos sobre a incidência da doença nos pacientes infantis, já existem dados que mostram que 27,8% dos pacientes diagnosticados em estágio avançado da doença tinham menos de 15 anos, enquanto 7,8% tinham idade superior a 27 anos..

 

Allan Luz II

 “Sabemos que quanto menor a idade no momento do diagnóstico, mais grave é a doença, mais ela afeta a visão e maior é a chance do paciente precisar de transplante de córnea. Por isso, alguns autores chamam de Ceratocone maligno, isto é, aquela doença capaz de provocar cegueira ou necessidade de transplante de córnea”, destacou.

 

Allan Luz III

Ainda não se conhece a causa exata da doença, mas conforme o Dr. Allan Luz, que é Doutor em Oftalmologia e Ciências Visuais pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), a hipótese mais aceita é baseada em dois pilares: envolvimento genético e trauma mecânico decorrente do ato de esfregar ou coçar os olhos com frequência. “O Ceratocone pediátrico está amplamente associado à alergia ocular ou rinite alérgica. Os principais sintomas do Ceratocone em criança são baixa acuidade visual (baixa nitidez), alteração frequente do grau dos óculos e presença de alergias oculares (principal fator de risco nessa faixa etária)”, alertou Dr. Allan Luz.

 

Cencosud & Mix Varejo I

A Cencosud Brasil – uma das maiores supermercadistas do país, à qual pertencem as bandeiras GBarbosa, Mercantil Atacado e Cartão Cencosud, negócio de serviços financeiros do grupo – estará presente na Mix Varejo, feira de negócios que acontecerá no Centro de Convenções AM Malls Sergipe. 

 

Cencosud & Mix Varejo II

De 18 a 20 de outubro, o evento reunirá fornecedores dos mais variados segmentos, que aproveitarão a oportunidade para divulgar seus produtos e serviços aos visitantes, fortalecendo seu networking e sua atuação local. Com 40 m2, o stand das marcas da Cencosud Brasil contará uma estrutura confortável, com bastante tecnologia, espaço instagramável, degustação de produtos de marca própria e contará com a presença de representantes dos times comerciais, que estarão à disposição para interagir, conhecer fornecedores locais, promover novos negócios e oferecer descontos exclusivos, das 15h às 22h.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc