Governador Fábio entrega Selo Sisbi a produtor leiteiro durante abertura da Expo Glória 2023

Redação, 20 de Outubro , 2023


Foto: André Moreira

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, marcou presença na cerimônia de abertura da Expo Glória 2023, uma das maiores feiras do agronegócio sergipano. O evento, iniciado nesta quinta-feira, 18, vai até o dia 22, reunindo uma série de expositores do setor agropecuário, além de palestras, exposições de animais e apresentações artísticas com renomados artistas regionais.

A Expo Glória 2023 é uma realização da Prefeitura Municipal de Nossa Senhora da Glória, em parceria com a Cooperativa Sertaneja do Agronegócio (Coopesea). O Governo do Estado apoia o evento por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) e da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro). Estes órgãos desempenham um papel fundamental ao prestar serviços diretos aos produtores, incluindo a verificação e autorização sanitárias necessárias para os animais que participam da feira.

“A Expo Glória é mais do que uma celebração do agronegócio, é uma vitrine do trabalho dedicado e da resiliência de nossos agricultores, pecuaristas e empreendedores do setor agropecuário. Nossa presença hoje é mais uma demonstração do compromisso da nossa gestão com o desenvolvimento sustentável do agronegócio. Nosso estado tem uma rica tradição na produção de alimentos, leite e gado, e é motivo de orgulho ver que a Expo Glória se tornou um espaço para celebrar e promover essas conquistas”, destacou o governador Fábio.

A prefeita de Nossa Senhora da Glória, Luana Oliveira, agradeceu a todos os parceiros, especialmente a parceria do Governo de Sergipe. “Esse evento é muito importante para todo o agronegócio do nosso estado, para nossa economia, para a bacia leiteira e para todo o alto sertão que, com certeza, se beneficia do nosso leite tão importante para nossa cidade e região. Aqui, na Expo, existem vários investimentos em maquinários, nos estandes, tanto da pecuária como da agricultura. Com certeza, vai movimentar bastante nossa economia com bastante negócios que serão gerados neste final de semana. Esta feira é um dos marcos do agronegócio do nosso estado”, expressou a prefeita.

Entrega do Selo Sisbi

Um dos momentos mais significativos da abertura da Expo Glória foi a inauguração da pedra fundamental do evento e a entrega do Selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi) à empresa Milk Vida, de produtores localizados nas cidades de Porto da Folha, Nossa Senhora da Glória e Gararu. Por meio desta certificação, eles poderão comercializar seus produtos em outros estados do Brasil, expandindo suas operações.

A Milk Vida já possuía a Certificação Estadual (SIE). É uma empresa que processa diariamente 20 mil litros de leite, resultando em uma variedade de produtos, como queijo muçarela, queijo coalho (pré-cozido), queijo de manteiga (requeijão), queijo prato e manteiga. Além disso, a empresa é uma fonte de emprego na região, empregando 35 funcionários e mantendo 111 famílias de produtores como fornecedores de leite.

O governador Fábio Mitidieiri também falou sobre a importância da entrega do Selo Sisbi à empresa Milk Vida. “É um passo significativo que permitirá que nossos produtos de origem animal alcancem novos mercados e tragam prosperidade para nossos produtores”, frisou, ao parabenizar todos os envolvidos na realização da Expo Glória.

“Parabéns à Prefeitura de Nossa Senhora da Glória, na pessoa da prefeita Luana, e aos órgãos estaduais Seagri e Emdagro por estarem juntos apoiando esta feira. Que a Expo Glória 2023 será um grande sucesso, não tenho dúvidas. E colheremos os frutos desse evento que fortalecerá, ainda mais, o nosso estado como um polo do agronegócio”.

Para o representante da empresa Milk Vida, Carlos José, o sentimento vivenciando no momento é de gratidão. “Quero agradecer a todos, principalmente ao governador, que veste a camisa de todos os municípios, do sertão à capital, um homem sensível que está aqui mostrando para que veio desde que assumiu em janeiro. Ele que está sempre buscando melhorias para nós, sergipanos, demonstrando sua preocupação com a geração de emprego e renda para cada município. Quero te agradecer, governador, e agradecer a sua equipe. Quero dizer que estamos aqui para colaborar no que for preciso com geração de emprego e renda para todos os sergipanos”.

Potência agropecuária

Nos últimos anos, o município de Nossa Senhora da Glória tem se destacado como uma potência no agronegócio em Sergipe, sobretudo na pecuária de corte, na produção de grãos (com destaque para o milho) e na produção e beneficiamento de leite. O reconhecimento oficial como a ‘Capital Estadual do Leite’, por meio da Lei Estadual nº 8.715, de 22 de julho de 2020, atesta o papel crucial da região no cenário agropecuário estadual.

O secretário Municipal de Agricultura e Pecuária de Nossa Senhora da Glória, Djalcir Aragão contou que “graças ao apoio do nosso governador Fábio e do senador Alessandro, não tenho dúvidas que, durante esses dias de Expo Glória, teremos o maior parque de exposições do Brasil. Estamos há muitos anos levando tecnologia e conhecimento para o homem do campo, quero agradecer aos parceiros como Seagri, Senar [Serviço de Aprendizagem Rural]. O sertão, Glória, processa dois milhões de litros de leite e isso representa uma economia de dois bilhões. Por isso fico feliz em entregar hoje serviços de inspeção para empresários pequenos que lutaram para chegar nesse momento aqui. São eles que geram emprego e renda. Graças ao governador, que desde quando assumiu o mandato foi lá em Brasília outorgar o Sisbi para Sergipe hoje ter essa conquista. Mais uma vez agradeço por tudo que está fazendo pelo nosso município”, completou.




Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc