Itabaiana participa de Inquérito Nacional de Incapacidades ocasionadas pela doença Hanseníase

O objetivo do Inquérito foi avaliar 08 pacientes de Itabaiana que foram diagnosticados com Hanseníase nos anos de 2017 e 2018

Redação, 26 de Outubro , 2023

O município de Itabaiana recebeu, nesta semana, dois profissionais especialistas do Ministério da Saúde para realizar o Inquérito Nacional de Incapacidades ocasionadas pela Hanseníase. 

O objetivo do Inquérito foi avaliar 08 pacientes de Itabaiana que foram diagnosticados com Hanseníase nos anos de 2017 e 2018.  “Após esses anos, depois da cura da Hanseníase, eles precisavam passar por uma avaliação de grau de capacidade física para saber se houveram sequelas. Felizmente, nenhum deles apresentou”, informou a Coordenadora Municipal de Vigilância Epidemiológica, Mislaine Batista.  

Elaine Andrade, fisioterapeuta e integrante da Coordenação-Geral de Hanseníase e Doenças em Eliminação do Ministério da Saúde, falou da importância da avaliação, “O objetivo deste trabalho é conhecer essa população, conhecer as necessidades do paciente, principalmente depois da alta. E assim, a gente poder entender melhor quais as necessidades de pós-alta, qual tipo de vigilância de pós alta devemos fazer” disse. 

A profissional também destacou o trabalho de conscientização dos pacientes “nesta visita também levantamos a importância do autocuidado para que os pacientes possam se cuidar e evitar que apresentem sequelas”, concluiu. 

 

PMI


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?