Elvira Maria de Almeida Silva: Uma magistrada atuante em Sergipe

Redação, 31 de Outubro , 2023

 


Num momento em que a presença da mulher tem sido cada vez mais fomentada nos espaços de poder, é de se aplaudir de pé a hodierna presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe sob a égide da Desembargadora Elvira Maria. A inspiradora vida da retratada Juíza foi erguida sob os seguintes predicados: competência, ética e circunspeção.

Para quem estuda a história das personalidades do universo jurídico sergipano, não pode deixar de enfatizar a trajetória dessa ilustre magistrada. Vocacionada ao Direito, nasceu em Itabaiana iniciando os seus passos escolares no Ginásio Patrocínio do São José. Bacharelou-se em Ciências Econômicas, pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas da UFS, no ano de 1972.

Também pela UFS, pela Faculdade de Direito, veio a concluir o Curso de Ciências Jurídicas e Sociais, em 1978. Inquieta e destemida, fez do ensino uma das suas missões lapidares. Atuou como Professora Primária do Plano Nacional de Educação em 1996, foi auxiliar administrativa da Reitoria da UFS; Auxiliar Judiciária e Técnica Judiciária do TRE/SE. Se destacou quando assumiu a Direção-Geral da Secretaria do TRE/SE entre os anos de 1980 a 1984.

Ingressou no Poder Judiciário em 1983, quando concorreu à vaga de Magistrada de 1ª Entrância do Estado de Sergipe, sendo aprovada em 4º lugar. Atuou na Turma Recursal como Titular e Suplente entre os anos de 1997 e 2013. Foi Diretora do Fórum Gumersindo Bessa, por um biênio, no ano de 2003.

Sob a condição de Juíza Eleitoral, atuou por diversas vezes pautada pela honestidade, de 1984 a 2006. Foi membro titular do TRE/SE, entre 2011 a 2013, e da Ouvidoria da Corte Eleitoral entre 2012 e 2013. Foi titular da 18ª Vara Cível da Comarca de Aracaju. No TJSE, substituiu membros da Corte por diversas oportunidades.

No dia 18 de maio do ano 2005 tomou posse como Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado e, entre os anos de 2021 a 2023, atuou como Corregedora Regional Eleitoral do TRE/SE. É por todos muito admirada e querida, respeitada pelos pares, advogados e, sobretudo, pela sociedade sergipana que enxerga no exímio percurso da Dra. Elvira Silva modelo de mulher corajosa, batalhadora e aguerrida.

Profissional ímpar, é estudiosa contumaz. Magistrada das mais atuantes em cenário telúrico, é daquelas que estão de prontidão pela salvaguarda dos anseios coletivos. Sua zelosa aptidão faz enxergar o quanto a sensibilidade aplicada ao exercício retilíneo da Justiça conduz a caminhos eficazes de se afiançar a sólida harmonia social.

Conclui-se que jamais se deixou abater pelos infortúnios, possuindo envergadura para duelar com os hercúleos desafios que a vida lhe interpunha. Temos com o labor de Dra. Elvira Maria a reafirmação da democracia, da transparência e da celeridade, quesitos basilares para que todos os cidadãos sergipanos exerçam plenamente a sua cidadania.

* Artigo escrito por Igor Salmeron. Doutor em Sociologia pela UFS. Servidor do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe. Membro do MAC da Academia Sergipana de Letras. E-mail para contato: igor.salmeron@tce.se.gov.br


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc