Projeto de alunos leva atividades lúdicas para crianças internadas

Redação, 31 de Outubro , 2023

Uma iniciativa para humanizar o atendimento para crianças que passam por tratamentos de saúde, principalmente em hospitais. Esse é o principal objetivo do Projeto Adoleta, desenvolvido desde 2019 por alunos e professores de Enfermagem da Universidade Tiradentes (Unit). A atividade de extensão, social e sem fins lucrativos, realiza visitas mensais ao Hospital da Criança, em Aracaju, e outras ações pontuais em comunidades, escolas, creches e ONGs, promovendo atividades lúdicas e educativas voltadas à assistência humanizada de saúde. 

De acordo com a coordenadora do Projeto Adoleta, professora Emília Cervino Nogueira, as ações do projeto buscam uma maior interação com as crianças, levando em consideração as faixas etárias das crianças e condições clínicas de momento, de forma a tornar o processo de hospitalização mais leve e humanizado. “Adoecer durante esse período é bastante traumático para a criança, pois ela se priva de suas atividades diárias e isso afeta não somente a sua integridade, mas também o seu desenvolvimento emocional. O projeto não apenas traz educação para a saúde, mas também viabiliza a comunicação e auxilia na renovação da autoestima e individualidade da criança em um momento tão difícil em sua vida”, explica Emília. 

O nome “adoleta” deriva da palavra francesa andouilette, que quer dizer “almôndega”, e deu origem a uma brincadeira  na qual as crianças batem as palmas das mãos entoando uma cantiga de roda. No projeto de extensão da Unit, ele acabou ganhando outro significado, expressado no seguinte lema: “Amar, doar, alegrar, tratar”. Entre as principais estratégias utilizadas durante as visitas pelos voluntários, estão atividades como musicoterapia, contação de histórias, uso do brinquedo terapêutico, arte com balões e outras atividades relacionadas a cuidados de saúde, abordando questões como a importância da higiene e a alimentação saudável.

Ao ser criado, em 2019, as ações dos voluntários eram realizadas na área de Oncologia Pediátrica do Hospital de Urgência João Alves Filho (Huse), contemplando principalmente as crianças com câncer. “Com a pandemia, as ações presenciais foram suspensas e os alunos procuraram trabalhar usando as redes sociais, como o Instagram, para postar orientações para saúde de forma lúdica e interativa para crianças e suas famílias. Em 2022 voltamos às ações, principalmente no Hospital da Criança, mas também com campanhas educativas e ações pontuais em outras instituições e comunidades”, detalha a professora.

As visitas e atividades acontecem a partir de uma programação previamente agendada e organizada pelos voluntários. No último mês de outubro, além de visitarem os setores de pediatria do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), os integrantes fizeram duas ações com crianças assistidas por duas instituições: a Associação Cultural Dom Bosco e o Lar Bom Samaritano. 

Ao longo dos cinco anos de atividade, o Projeto Adoleta tem funcionado como também como um importante espaço para a formação dos alunos de Enfermagem da Unit, vinculados à disciplina Saúde da Criança, que acabam envolvidos diretamente em atividades voltadas à educação e ações de promoção à saúde. 

“Essas atividades acontecem na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, contribuindo assim para o desenvolvimento prático-científico dos alunos. As ações realizadas aproximam a relação entre a teoria, o desenvolvimento das habilidades profissionais e a prática social dos acadêmicos de Enfermagem, vistas à promoção da saúde das crianças e suas famílias”, ressalta Emília Cervino.

Os estudantes voluntários são selecionados a partir de um processo seletivo semestral, no qual eles passam por uma entrevista e de uma visita simulada, na qual é avaliada a capacidade de interação e de comunicação com as crianças assistidas. Os aprovados na seleção passam por um processo de integração e treinamento, a partir do qual é elaborado o planejamento e o calendário de atividades do projeto. 

Outras informações sobre o Projeto Adoleta podem ser acompanhadas através de sua página oficial no Instagram: @adoleta.enf_unit. 


Asscom Unit


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?