Anatel: atraso no pagamento de contas de celular pode cortar internet após 20 dias

Redação, 02 de Novembro , 2023

 


Os consumidores que não pagarem suas contas de celular pós-pago ficarão sem acesso à internet após 20 dias de atraso. As operadoras, contudo, não poderão cobrar pelo serviço durante os primeiros 30 dias de suspensão do contrato. É isso o que determina uma nova diretriz da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Hoje, quando um consumidor atrasa o pagamento da fatura, o acesso à velocidade é reduzido e a empresa de telecomunicações pode cobrar o valor integral da mensalidade durante o período de suspensão do serviço.

A medida aprovada pela Anatel faz parte do Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC), que passou por mais de seis anos de discussão e foi revisado na última semana. As novas regras entram em vigor assim que publicadas no Diário Oficial da União (DOU).

Segundo a Anatel, depois que o consumidor não pagar a fatura do celular, a operadora de telefonia terá cinco dias para enviar uma notificação com o alerta sobre a falta de pagamento. Serão concedidos mais 15 dias para a quitação do débito. Passados os 20 dias sem que o cliente efetue o pagamento, a internet será cortada.

Por meio de nota, a Anatel afirmou que a suspensão parcial do servico muitas vezes é confundida com problemas de qualidade. Ela também não representa uma vantagem para os consumidores inadimplentes, que continuam a receber cobranças durante este período.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?