Proibição Repentina: crianças têm aulas de Ginástica Rítmica interrompidas pela Prefeitura de Aracaju

Redação, 16 de Novembro , 2023

Foto: divulgação 

 


Na última terça-feira (14), cerca de 30 crianças enfrentaram a frustração de serem impedidas de utilizar a quadra da Estação Cidadania-Esporte Radialista Carlos Magno, situada no bairro Bugio, em Aracaju. Entre elas, está um grupo que se dedica à prática da ginástica rítmica no local há aproximadamente três anos. Surpreendentemente, as crianças foram barradas sem receber uma explicação coerente.

Naíra Santos, mãe de uma menina especial envolvida nas atividades, relatou que o diretor da Estação Cidadania sugeriu que utilizassem a parte de cima do prédio como alternativa. Contudo, os pais expressam preocupação, destacando que essa opção carece de segurança, expondo as crianças a riscos desnecessários.

Diante da situação, a Escola Estadual Maria Marcia de Oliveira Moraes demonstrou compreensão e temporariamente cedeu sua quadra para que as crianças pudessem continuar suas práticas. No entanto, os pais ressaltam que, apesar da generosidade, o espaço disponibilizado não é adequado para as atividades específicas da ginástica rítmica.

Além disso, Antônio Fábio, pai de uma garota com hiperatividade, expressa sua apreensão com a possibilidade de sua filha ser impedida de participar da ginástica, uma atividade que normalmente a acalma e beneficia seu bem-estar emocional.

A Secretaria de Estado e do Esporte e Lazer (Seel) esclareceu que os horários de uso do espaço são compartilhados com a Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), responsável pela Estação Cidadania. Alegam que a solicitação de troca de horários partiu da Sejesp devido a conflitos de agenda.

Contrariando as alegações dos pais, a Sejesp nega qualquer impedimento às aulas de ginástica rítmica, afirmando que não houve expulsão de profissionais e alunos do local. Alegam que o horário mostrado vazio no vídeo estava cedido para as aulas da modalidade.

Diante de um suposto conflito de horários entre a ginástica rítmica, a Academia da Cidade (projeto da Secretaria Municipal da Saúde - SMS) e novas turmas de futsal feminino, a Sejesp e a Seel afirmam ter ajustado os horários para acomodar todas as atividades de maneira harmoniosa.

Apesar da tentativa de conciliação por parte dos gestores, a direção da Escola de Esportes optou por não desenvolver mais as aulas na Estação Cidadania, buscando ativamente um novo espaço dentro do bairro para garantir a continuidade das atividades esportivas das crianças.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?