Coração humano fora do corpo aguardando por transplante

Imagens impressionantes mostram o órgão batendo por até 4 horas fora do corpo

Redação, 17 de Novembro , 2023 - Atualizado em 17 de Novembro, 2023



Foto: reprodução YouTube 93Notícias


Um vídeo impressionante mostra um coração humano batendo fora do corpo por até quatro horas. As imagens, capturadas por cientistas do Hospital Universitário de Zurique, na Suíça, mostram o órgão sendo mantido vivo por uma máquina de perfusão cardíaca.

A máquina bombeia sangue oxigenado para o coração, simulando o ambiente natural dentro do corpo. Isso permite que o órgão seja mantido em boas condições até que esteja pronto para ser transplantado.

O vídeo é uma demonstração da tecnologia de perfusão cardíaca, que está sendo cada vez mais usada para prolongar a vida de corações doados. Isso pode ajudar a aumentar o número de transplantes cardíacos bem-sucedidos.

"Essa tecnologia tem o potencial de salvar muitas vidas", disse o Dr. Andreas Schläpfer, um dos autores do estudo que publicou as imagens. "Ela nos permite manter corações doados em boas condições por mais tempo, o que aumenta as chances de sucesso do transplante."

No vídeo, o coração é mostrado batendo regularmente, com as quatro câmaras funcionando corretamente. Os cientistas também conseguiram medir a pressão arterial e o fluxo sanguíneo no órgão, que estavam dentro da faixa normal.

A máquina de perfusão cardíaca usada no estudo é chamada de "Heart-On-A-Chip". Ela foi desenvolvida pela empresa suíça XYmox.

O estudo foi publicado na revista científica "Nature Biotechnology".

Como o coração funciona dentro do corpo

O coração é um órgão muscular que bombeia sangue para todo o corpo. Ele é dividido em quatro câmaras: dois átrios e dois ventrículos.

Os átrios recebem o sangue do corpo e o enviam para os ventrículos. Os ventrículos bombeiam o sangue para os pulmões, onde ele recebe oxigênio. O sangue oxigenado é então bombeado de volta para o corpo, onde fornece oxigênio às células.

O coração é controlado por um sistema de condução elétrica. Esse sistema envia sinais elétricos para as câmaras do coração, fazendo com que elas se contraiam e bombeiem o sangue.

O coração é um órgão vital para a sobrevivência. Sem ele, o corpo não consegue receber oxigênio e nutrientes, o que pode levar à morte.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc