Diabetes e obesidade aumentam os riscos de doenças cardiovasculares.

Redação, 17 de Novembro , 2023 - Atualizado em 17 de Novembro, 2023

O diabetes é uma doença crônica onde há diminuição nos níveis da insulina no organismo ou uma resistência à sua ação. Esse hormônio é produzido pelo pelo pâncreas, que promove o aproveitamento da glicose como energia para o nosso corpo.

 


Se não controlado, o diabetes pode causar uma série de outras doenças, como as cardiovasculares. Segundo explica a cardiologista do Hospital Icaraí, Bruna Miliosse, ao longo do tempo, os pacientes com diabetes, hipertensão e obesidade vão apresentando alterações nas artérias de todo o organismo, e isso pode levar ao aparecimento de placas nesses vasos.

 


“Essas placas, por sua vez, podem entupir as artérias e comprometer o fluxo sanguíneo em determinados órgãos. Se isso acontecer no coração, pode levar ao infarto agudo do miocárdio. Se, por outro lado, isso acontecer nos vasos cerebrais, pode acontecer um acidente vascular encefálico isquêmico (ou AVC)”, alerta a especialista.

 


Como o cardiologista pode ajudar os pacientes com diabetes

 


Bruna complementa que é importe que se tenha o diagnóstico precoce do diabetes e, uma vez instalada a doença, o tratamento efetivo dessa condição é primordial.

 


“Se o tratamento da doença for realizado de modo adequado e o açúcar no sangue ficar sempre em níveis adequados, poderemos conseguir diminuir o risco do indivíduo apresentar doenças cardiovasculares durante a sua vida”, explica a médica.

 


Entre as principais doenças do coração que podem acometer o diabético, podemos citar: o infarto do miocárdio, o acidente vascular encefálico, a insuficiência cardíaca, dentre outros.

 


“Pacientes com diabetes, se descontrolado, podem ter aumento do risco de desenvolver doenças cardiovasculares ao longo dos anos. Por isso, nos dois casos, um controle adequado da doença e do açúcar no sangue é fundamental”, finaliza.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc