Empresa irlandesa do segmento alimentício demonstra interesse em investimentos em Sergipe

Redação, 22 de Novembro , 2023

Em continuidade à agenda para prospectar de investimentos junto às empresas locais, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento econômico em Sergipe, a delegação sergipana que se encontra em Dublin, na Irlanda, para intercâmbio comercial sobre a renda irlandesa produzida no estado, se reuniu com o CEO da Carbery Group, John Holland, na terça-feira, 21.

Liderada pelo vice-governador de Sergipe Zezinho Sobral, a reunião contou a presença do embaixador do Brasil na Irlanda, Marcel Biato; o presidente da Agência Desenvolve-SE, Milton Andrade; o assessor da Agência Desenvolve-SE, Ademario Alves; além do secretário executivo da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), Rafael Melo.

Fundada em 1965, a Carbery Group é uma empresa global de nutrição e laticínios, que conta com quatro cooperativas leiteiras irlandesas, empregando 750 funcionários em diversas instalações em todo o mundo, incluindo Irlanda, Reino Unido, Itália, EUA, Brasil e Tailândia. No Brasil, operou até 2014 no Rio Grande do Sul. 

De acordo com Milton Andrade, há o interesse por parte da empresa de investir em Sergipe, aproveitando o soro do leite das indústrias de lacticínios. “A partir do soro, será produzido suplemento alimentar esportivo. Investimento que pode chegar à casa de R$ 100 milhões, com geração de mais de 350 empregos”, disse, destacando que atualmente, a maior parte do soro não é aproveitada pelas indústrias de lacticínios”, apontou.

Usina

Ainda na terça-feira, 21, os integrantes da comitiva visitaram a Dublin Wast to Energy, conglomerado que administra usina que gera energia elétrica a partir da queima de resíduos sólidos. Intermediada pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, a visita teve como objetivo conhecer as práticas sustentáveis da usina e buscar possíveis parcerias na área de energia.

Com capacidade energética suficiente para abastecer mais de 500 mil residências, esse tipo de usina é uma solução para o lixo de mais de dois milhões de habitantes. Desta maneira, Sergipe já está em tratativas para receber esse tipo de investimento, tendo sido realizadas duas reuniões diretamente com o governador Fábio Mitidieri sobre esse tema.

O grupo controlador está na expectativa de visitar Sergipe no primeiro trimestre de 2024. “O grupo se mostrou muito entusiasmado com a visão e vanguarda do Governo do Estado em abordar a temática. A planta em Sergipe está prevista para um investimento de R$ 900 milhões e 200 empregos gerados, além do ganho ambiental que esse tipo de projeto pode desenvolver”, disse Milton Andrade, ao ressaltar que agenda em Dublin evidencia o compromisso do governo sergipano em incentivar o comércio exterior e busca oportunidades de negócios que impulsionem a economia do estado.




Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc